CAFe

1. O que é CAFe?

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é um serviço de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras através da integração de suas bases de dados. Isso significa que, por meio de uma conta única (modelo single sign-on), o usuário pode acessar, de onde estiver, os serviços de sua própria instituição e os oferecidos pelas outras organizações que participam da federação. Essa autenticação elimina a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento, gerando uma relação de confiança. Serviços de ensino a distância, acesso a publicações científicas e atividades de colaboração estão entre os maiores beneficiários das infraestruturas oferecidas por federações.

As instituições pertencentes à CAFe podem atuar como provedores de identidade (IdP) e como provedores de serviço (SP). A RNP é responsável pela gestão e por manter o repositório centralizado com dados sobre integrantes da federação.

 

2.Quem pode acessar a CAFe na UPE

                                                                                                                                               

Professores                                Servidores                                  Estudantes

 

3. Serviços da CAFe

A plataforma EBSCOhost fornece o acesso a conteúdos científicos e a serviços de descoberta (pesquisa) por meio de cinco recursos gratuitos disponíveis a todo pesquisador a qualquer momento, como o American Doctoral Dissertations, índice essencial de dissertações que você pode adicionar ao seu perfil.

O EBSCO possui uma abrangente coleção de conteúdo, incluindo a indexação de assuntos, texto completo de alta qualidade e toda a coleção de bibliotecas, oferecendo uma experiência de descoberta personalizável aos clientes. Acessar aqui.

O serviço corresponde a um sistema integrado para elaboração, armazenamento e disponibilização de videoaulas produzidas pelas instituições clientes. Serve como subsídio para o ensino presencial ou a distância. Trata-se, pois, de um conteúdo gravado, que pode ser acessado de maneira assíncrona, no modelo de transmissões de vídeo "sob demanda".

A adesão ao serviço permite que a instituição cliente utilize a infraestrutura da RNP para armazenar suas videoaulas, que, por sua vez, poderão ser acessadas através de um navegador web. Ou seja, uma vez transferidas para o serviço, as videoaulas serão de acesso público. Acessar aqui.

 O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)(link is external) é uma biblioteca virtual, que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 36 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Acessar aqui 

O Global Environment for Network Innovations (Geni) é um portal de infraestrutura de pesquisa patrocinado pela National Science Foundation, órgão dos Estados Unidos de fomento ao desenvolvimento científico. O portal disponibiliza um ambiente laboratorial para redes e sistemas distribuídos para ensino e pesquisa com múltiplos testbeds. O laboratório virtual possibilita pesquisas sobre o futuro das redes de grande porte, criando oportunidades de compreensão, inovação e transformação das redes globais e suas interações com a sociedade. O Geni provê:

  • Suporte à experimentação em larga escala em uma infraestrutura compartilhada, heterogênea e altamente equipada;
  • Alta programabilidade da rede, promovendo inovação nas áreas de redes, segurança, tecnologia, serviços e aplicações;
  • Ambientes colaborativos para academia, indústria e público em geral, catalisando descobertas e inovação. 

Acessar aqui.

 O Gisela Science Gateway é um portal de aplicações científicas do projeto Grid Initiatives for e-Science virtual Communities in Europe and Latin America (Gisela), que funciona como uma interface para um ambiente de grid.

Seu principal objetivo é implantar uma infraestrutura de grids na América Latina, através de um modelo de sustentabilidade baseado nas "Iniciativas Nacionais de Grids" (NGIs). Para isso, utiliza-se da associação com a RedCLARA(link is external) e as redes nacionais de ensino e pesquisa (NRENs) latino-americanas, além da colaboração com a Iniciativa Europeia de Grids (European Grid Intiative - EGI) Acessar aqui.

 O Atlases é uma biblioteca de imagens de patologia em alta resolução. É voltado para estudantes de Medicina e profissionais da área médica. Acessar aqui. 
 A Escola Superior de Redes (ESR) é a unidade de serviço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), criada para promover a capacitação, o desenvolvimento profissional e a disseminação de conhecimento em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em prol da evolução e da permanente ampliação da rede de alta velocidade do país. Em sua programação, constam mais de 50 cursos especializados em sete áreas temáticas: Administração e Projeto de Redes, Governança de TI, Segurança, Mídias de Suporte à Colaboração Digital, Administração de Sistemas, Gestão de Identidade e Desenvolvimento de sistemas. O portal da ESR agora pode ser acessado via Federação CAFe, de forma a melhorar a experiência de uso dos usuários.  Acessar aqui. {/hippo-accordion-item}

{hippo-accordion-item title="CLARA" id="8" open="no" class=""} Colaboratorio apoia o trabalho de comunidades acadêmicas e científicas mediante serviços que lhes permitem compartilhar e promover conhecimento, organizar atividades conjuntas e comunicar-se em tempo real, em um ambiente com características de privacidade e segurança para seus usuários. Os serviços do Colaboratorio são federados e podem ser integrados aos portais das redes acadêmica a nível global. Acessar aqui.

 O FileSender é um serviço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Este serviço consiste numa aplicação web que permite que usuários autenticados compartilhem de forma segura arquivos de até 20GB. Além da utilização do serviço por meio da autenticação federada, também é possível também o envio de convites para usuários que não possuam tal acesso a partir de contas de usuários federados. Acessar aqui.

 O ORCID fornece um identificador digital persistente que o distingue de todos os outros pesquisadores e, através da integração em fluxos de pesquisa chave, como manuscrito e submissões, oferece suporte a ligações automatizadas entre você e suas atividades profissionais garantindo que seu trabalho seja reconhecido. Acessar aqui. 

 O software OTRS IT Service Management é um poderoso conjunto de ferramentas para o gerenciamento de processos de administração de ambientes de TI complexos, como Help Desk, Call Centers e equipes de suporte, reduzindo o risco do negócio e garantindo qualidade do serviço. Na RNP, o serviço pode ser utilizado para abrir e acompanhar chamados junto ao Service Desk. Acessar aqui. 

 O RICeVI é um serviço da Federação IDEM para a colaboração remota, compartilhamento de rede de aplicações e conteúdos multi-meios de comunicação, divulgação e formação científica  /e tecnológica, com conteúdo para universidades e pós-universitário. Se proporciona à comunidade GARR a oportunidade de organizar, realizar e desfrutar de cursos, webinars e/ou vídeo conferência simples em que professores e alunos, ou participantes simples, tem a disposição uma plataforma para a partilha de informação e formação materiais multi-mídia e um intercâmbio eficaz de ideias em tempo real, através do uso de web e rede. Acessar aqui. 

 O vTest é uma ferramenta de teste de vulnerabilidades desenvolvida pelo CAIS/RNP - Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - que permite verificar, através de uma interface única, se um determinado sistema é vulnerável ou não a alguma das fragilidades acima listadas, ou se eventuais ações corretivas foram efetivamente implementadas. Acessar aqui. 

 O sistema de agendamento de  videoconferência é um serviço da RNP mantido pela própria RNP para apoiar o controle sobre a utilização de salas físicas e virtuais de telepresença e videoconferência pelas instituições usuárias, com o suporte do service desk da RNP. Acessar aqui.

 O conferência web é um serviço de comunicação e colaboração da RNP que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes. O serviço possibilita que, mesmo distantes geograficamente, os participantes compartilhem áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela de seus computadores. Acessar aqui. 

 Serviço para identificar fluxos de pacotes que transportam grande volume de dados e criar circuitos dinâmicos dedicados para enviá-los. Através do ATER, os usuários que precisam transportar grandes volumes de dados de maneira confiável poderão fazê-lo em menos tempo. Ainda é possível definir regras efetivas ou de monitoramento, as quais permitem encaminhar tráfego através de circuitos dinâmicos ou apenas monitorar o fluxo de dados, respectivamente. Acessar aqui. 

Aplicação web para agendamento de reuniões, criação de enquetes e realização de pesquisas simples. Acessar aqui 

 Serviço de busca para repositórios culturais e arquivo digital protegido por controle de acesso e gerenciamento de direitos, contendo dois grandes repositórios: o De Roberto Digital Repository (De Roberto DR) e o Digital Repository of the Architectural and Archaeological Heritage in the Mediterranean Area (MED Repo).  Acessar aqui. 

 Serviço da Federação IDEM, pertencente à rede acadêmica italiana (GARR), de colaboração remota, partilha de aplicações de rede e conteúdo multimídia. Acessar aqui.

 Portal de aplicações científicas em grade voltado para a comunidade médica e neurocientífica. Acessar aqui. 

 Portal de aplicações científicas em grade dirigido a cientistas da região Mediterrânica. Acessar aqui.

 

Clique aqui e veja como acessar a CAFe da UPE.