n w

banner
Você está em:   Home História
  
História PDF Imprimir E-mail

A Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade de Pernambuco (UPE) foi criada em 1946 através do Decreto nº 1.368 de 15 de maio. Em 1970, por intermédio do Decreto Lei nº 222, de 16 de março, teve autorizada a sua transferência para a FESP. Atualmente, oferece dois cursos de graduação em Educação Física (licenciatura e bacharelado) com 580 discentes. Em 1988, ofereceu o primeiro curso de especialização para profissionais da área, este que foi também um dos primeiros cursos do gênero oferecidos por IES da região Nordeste. Nos anos seguintes, outros cursos foram implantados e, atualmente, estão sendo oferecidos regularmente seis cursos, nos quais estão matriculados mais de 120 estudantes.

Como parte dessa história de apoio e incentivo à produção e difusão do conhecimento, a ESEF realiza, há quase duas décadas, o Encontro Pernambucano de Pesquisa em Educação Física e Esportes, espaço dedicado à apresentação da produção científica docente e discente dessa unidade e de outras instituições do estado e da região. Além disso, a ESEF/UPE assumiu durante este período a responsabilidade pela organização de alguns dos principais eventos científicos da área de Educação Física, como o Congresso dos Países de Língua Portuguesa e o Congresso da SOBAMA.

Simultaneamente à realização dos cursos de especialização e dos encontros de pesquisa, ampliou-se a inquietação em relação à qualificação/titulação dos professores o que resultou numa política de ação voltada para melhoria da qualidade de ensino, priorizando a capacitação docente. Desde então, a implantação de um Programa de Mestrado Acadêmico em Educação Física passou a ser meta principal da nossa Instituição e que, esperamos, possa em breve ser alcançada.