n w

banner
Você está em:   Home Campus Recife
  
Campus Recife - Sobre a FCAP
Índice do Artigo
Campus Recife
Sobre a Reitoria
Sobre a FCM
Sobre a CISAM
Sobre a POLI
Sobre a FCAP
Todas Páginas

O início da FCAP foi numa sala de aula do prédio da Universidade Católica de Pernambuco, em 1965. Dois anos depois, passou a ocupar um antigo prédio da Escola Técnica Federal na Conde da Boa Vista e, finalmente, em 1974, foi inaugurado a sede na Avenida Abdias de Carvalho, na Madalena, onde está até hoje.

O primeiro diretor da FCAP foi Clélio Lemos e o primeiro vice, João Coutinho Cabral de Mello. Ambos, junto a Léucio Lemos são considerados os fundadores da FCAP. Desde 2002, a FCAP é administrada pelo diretor Osvaldo Cabral de Mello Neto (filho de João Coutinho) e pelo vice diretor Arandi Maciel. As eleições diretas na FCAP acontecem a cada quatro anos, quando votam alunos, funcionários e professores.

Há 35 anos, a Faculdade de Ciências da Administração Pernambuco - FCAP compõe uma das 12 instituições de ensino público superior vinculadas à Universidade de Pernambuco - UPE.

Ao longo de sua existência, a FCAP vem conquistando posição de destaque nacional entre os cursos de Administração de Empresa no País.

No primeiro semestre de 2001, foi a única instituição pública estadual de ensino apontada na publicação "O que podemos aprender com os cursos 6A ?", da editora Makron Books, sobre os 13 melhores cursos de Administração no Brasil, todos com Conceito 5A. Consolidou o intercâmbio com universidades da Espanha e de Portugal, realizando o Seminário "Gestão do Conhecimento: Novos Modelos Gerenciais e Tecnológicos do Século 21", com a participação de dois mestres de Portugal. Também promoveu um curso de pós-graduação, em Gestão de Turismo, com o professor Manoel Salgado, do Instituto Politécnico da Guarda.

Ex-alunos - A preocupação com o ensino é uma constante na FCAP. Além do alto nível dos docentes, a Faculdade investe periodicamente em infra-estrutura física e tecnológica. Hoje, em todas as salas de aulas da Graduação, existe uma TV, um vídeo e computador que trabalham em sinergia.

Todos esses investimentos resultam na qualificação dos alunos formados pela Faculdade e essa realidade está no mercado local e nacional. Pelas salas de aula da FCAP, já passaram profissionais que hoje atuam com destaque tanto na administração pública quanto privada. O vice governador de Pernambuco, Mendonça Filho, é o maior exemplo. Mendoncinha formou-se pela FCAP em 1984 e até hoje mantém estreitas relações com a Faculdade, onde eventualmente realiza palestras ou participa de eventos.

Além dele, o presidente da Empetur, Fred Loyo, o presidente da Assembléia Legislativa, Romário Dias, o vereador Carlos Alberto Gueiros e o administrador de Fernando de Noronha, Sérgio Salles, são outros nomes que atuam na administração pública do Estado. Na área privada, destaca-se o presidente da AGANOR para a América Latina, Fernando Tadeu de Castro Mota, e o diretor de Marketing da Bandeirantes Mídia Exterior, Marcelo Santos.

Ratificando ainda mais essa posição, está o concurso público da Chesf, onde na relação de aprovados na categoria Administrador (o mais concorrido), os três primeiros lugares foram de ex-alunos da FCAP.

Entre os 10 primeiros, oito são ex-alunos, enquanto os outros dois são de instituições de Salvador (4°) e Maceió (10°). No total dos 32 aprovados, 13 são da FCAP.