banner
Você está em:   Home
     
PDF Imprimir E-mail

 


Atenção: 

nos próximos dias essa página estarará passando por uma  reformulção e atualização

quem tiver algum material para postar, esse material deverá ser  enviado para a Direçãio da Faculdade

contendo nome do artigo e o tema¬† e dever√° vir j√° digitado com suas devidas corre√ß√Ķes

 

 

PROF. ADJAIR ALVES LANÇA LIVRO “TREINANDO A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE:

Juventude, Linguagem, Cotidiano‚ÄĚ pela editora da UFPE.

¬†A observa√ß√£o participante √© reconhecida como uma metodologia caracter√≠stica do trabalho do antrop√≥logo, ¬†que consiste em compartilhar a vida do grupo estudado, comunicar com ele (o que pressup√Ķe o dom√≠nio da linguagem do grupo), estabelecer uma integra√ß√£o cultural, mantendo, contudo, um distanciamento, o que representa a manuten√ß√£o da indispens√°vel autonomia do observador participante, de modo a garantir a captura dos significados problem√°ticos dos fatos vividos. Nesta perspectiva, duas observa√ß√Ķes s√£o necess√°rias a compreens√£o da pesquisa antropol√≥gica:

1) O livro pode ser adquirido pelo site http://www.estantevirtual.com.br/ Estante Virtual, ou com o próprio autor entrando em contato pelo e-mail Este endereço de email está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou Este endereço de email está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

 


 

 

 


 

 

¬†¬†¬†¬†¬† ‚Äď N√£o pode ser superficial nem de tal modo aproximativo, de forma a comprometer o sentido cient√≠fico da investiga√ß√£o. Mas, ainda assim, implica uma aproxima√ß√£o de tal modo intensa, chegando-se a uma quase identifica√ß√£o com o grupo estudado, para tornar poss√≠vel compreender o modo nativo de conhecer a realidade.

2)¬†¬†¬†¬†¬† ‚ÄďA segunda observa√ß√£o tem a ver com o significado problem√°tico dos fatos observados; a pesquisa antropol√≥gica n√£o √© uma reportagem formalista que, por mais interessante e intuitiva que seja n√£o trata o objeto de sua investiga√ß√£o com a radicalidade cient√≠fica que interessa ao antrop√≥logo.

No livro ‚ÄúTreinando a observa√ß√£o participante: Juventude, Linguagem, Cotidiano‚ÄĚ Adjair Alves apresenta uma perspectiva antropol√≥gica, na qual o m√©todo, o objeto e o campo s√£o compreendidos como uma constru√ß√£o sociocultural. Foi convivendo com os nativos de sua pesquisa que essas realidades foram sendo forjadas, assim como as categorias de an√°lise com as quais interpreta o mundo dos jovens com os quais trabalhou.


 
ADJAIR ALVES √© antrop√≥logo, com doutorado e mestrado pelo PPGA \ UFPE. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente √© professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE), FACETEG ‚Äď campus Garanhuns. Atuando como pesquisador nos seguintes temas: cultura e linguagem, educa√ß√£o e interculturalidade, muta√ß√Ķes sociais e religiosidade popular. Possui trabalhos publicados sobre cultura juvenil, onde discute o sentido das linguagens das juventudes perif√©ricas urbanas.

 


 ALQUIMIA DA LINGUAGEM

I ENCONTRO DE LINGU√ćSTICA E DE LITERATURA DA FACETEG

Leia ou faça o DOWNLOAD DO CADERNO DE RESUMOS DO EVENTO AQUI

DE 16 A 19 DE MAIO DE 2011

Presen√ßas de Benjamim Abdala Jr., Jos√© Luiz Fiorin, Ant√īnio Dimas e mais outras personalidades de destaque na pesquisa acad√™mica, lingu√≠stica e liter√°ria.

Maiores informa√ß√Ķes (programa√ß√£o, inscri√ß√£o), clique no menu ao lado em letras e no submenu "Alquimia da Linguagem". Ou diretamente no blog do evento: Alqumia da Linguagem.

 

REVISTA DI√ĀLOGOS N.¬į 4 - mar√ßo \ junho de 2011

Artigos de Jairo Luna, Adjair Alves, Josualdo Meneses, J. Roberto de M. Ferreira, Willames & Gabryella & P√Ęmela, Elcy Luiz da Cruz, Robertson Kircher, Cristina Marques e Marcela Leite... acesse, leia, pesquise... Se voc√™ n√£o leu os n√ļmeros anteriores, eles tamb√©m est√£o dispon√≠veis.¬†

 


APRESENTA√á√ÉO QUE ENSINA ACESSAR PERI√ďDICOS CAPES

Faça aqui o download de Apresentação Powerpoint que ensina a acessar os periódicos CAPES
  

 

 

Expectativa é que o primeiro vestibular da nova faculdade já aconteça no segundo semestre e a primeira turma comece em 2011

 

Foto: Divulgação

Os estudantes do Agreste pernambucano, principalmente da cidade de Garanhuns, deverão contar, a partir do ano que vem, com uma faculdade de Medicina na cidade, ligada à Universidade de Pernambuco (UPE). A decisão foi tomada em reunião nesta quarta-feira (24) entre o ministro da Educação, Fernando Haddad, o governador Eduardo Campos, o reitor da UPE, Carlos Calado, e o deputado federal Fernando Ferro (PT).

A expectativa é que o primeiro vestibular da nova faculdade já aconteça no segundo semestre deste ano. A principal intenção da nova unidade de ensino é ampliar o acesso ao estudo de nível superior, principalmente no Interior do Estado, garantindo uma formação de qualidade aos estudantes, que não precisarão mais vir à capital para cursar essa graduação.

O ministro Fernando Haddad mostrou-se interessado e garantiu que todo o tr√Ęmite necess√°rio para que o curso inicie suas atividades ser√° agilizado.

Um outro benefício que a nova faculdade poderá trazer diz respeito aos estudantes da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg), entidade privada não reconhecida pelo MEC que teve que suspender as aulas ano passado. De acordo com o reitor Carlos Calado, será estudada uma forma legal de incorporar, na primeira turma, os cerca de 40 alunos que estavam cursando Medicina na Fameg.

Projeto de professor da UPE / Faceteg recebe verba do Edital Universal 2009

O Projeto do prof. dr. Willames de Albuquerque Soares, do curso de Matem√°tica da UPE / Faceteg intitulado " Evapora√ß√Ķes barragens Subterr√Ęneas em Pernambuco N√£o Semi -√°rido " Foi dos Escolhidos Projetos n Recebimento de Aux√≠lio Pelo Edital Universal 2009 do CNPq. Veja Abaixo o resumo do projeto:


Evapora√ß√£o em barragens Subterr√Ęneas Semi √Ārido N√£o Pernambucano

Atualmente Uma Gest√£o dos Recursos H√≠dricos constitui Uma das Maiores preocupa√ß√Ķes s√≥cio- econ√īmicas N√£o Mundo. O Aumento dos Interesses Sobre as √Āguas de Superf√≠cie e Subterr√Ęneas dez conduzido Uma comunidade cient√≠fica hum se interrogar Sobre a Elabora√ß√£o de ferramentas compreender Melhor Que Permitam Uma Gest√£o Integrada do ciclo da √°gua, em Tanto Em termos de Efici√™ncia Em termos em Como ambiental de Cust√≥dio, ISTO E UM Diferentes escalas de tempo e de espa√ßo.

Na zona semi- √°rida do Nordeste do Brasil , a Implanta√ß√£o de barragens Sendo a VEM Subterr√Ęneas CADA Vez Mais incrementada Devido a Necessidade de ampliar Uma Capacidade de Acumula√ß√£o da NSA √°gua aq√ľ√≠feros aluviais EXISTENTES NAS Bacias de rios intermitentes . O regime de precipita√ß√Ķes COM Chuvas de curta Dura√ß√£o e Intensidade Elevada , EA Limitada Capacidade de infiltra√ß√£o do solo Que Faz com boa parte Dessa precipita√ß√£o Seja perdida Por escoamento superficial. Os Dispositivos comumente Utilizados Para a capta√ß√£o do escoamento superficial Nessas Bacias hidrogr√°ficas S√£o OS a√ßudes e barreiros Que, devido √Äs altas Taxas Caracter√≠sticas de evapora√ß√£o do semi- √°rido , boa parte do volume armazenado dez Seu perdido ANTES DE SUA UTILIZA√á√ÉO . A Barragem Subterr√Ęnea Promove Uma infiltra√ß√£o e armazenamento da √°gua de chuva N√£o aluvial Dep√≥sito , PROTE√á√ÉO Maior com evapora√ß√£o e √† saliniza√ß√£o QUANDO OS a√ßudes e barreiros com Comparada .

Poucos estudos S√£o OS , regi√Ķes Nestas , Que concernem √† caracteriza√ß√£o dos Principais Par√Ęmetros OU AO h√≠dricos Desenvolvimento de Modelos Locais apropriados √Äs Condi√ß√Ķes . Apesar da Import√Ęncia da DISPONIBILIDADE h√≠drica Na regi√£o semi- √°rida , Como S√£o Poucas Pesquisas Sobre a evapora√ß√£o da Avalia√ß√£o e inexistentes Sobre as h√≠dricas e t√©rmicas transferencias acopladas nsa aq√ľ√≠feros aluviais .

Papel UM Neste contexto , o Conhecimento dos Mecanismos das transferencias acopladas de massa ( √°gua liquida e vapor ) e de solos em CALOR , considerado em Seu contexto natural - Sistema Operacional UM de intera√ß√£o com aq√ľ√≠feros De uma parte, e com Uma Atmosfera de outra parte - desempenha essencial. Uma pesquisa multidisciplinar Combinando OS estudos de laborat√≥rio e de campo Ser√° conduzida UM Seguindo Procedimento sistem√°tico , hum Fim de melhorar o Conhecimento dos Mecanismos das transferencias acopladas de Massa ( √°gua liquida e vapor ) e de Calor, sem intuito de melhorar Uma quantifica√ß√£o da evapora√ß√£o em aq√ľ√≠feros fre√°ticos submetidos UM Flutua√ß√Ķes Naturais de Condi√ß√Ķes atmosf√©ricas em Zonas Extremas semi- √°ridas e √°ridas .

Ele N√£o se Insere contexto do aprofundamento do Conhecimento Sobre : 1) a modelagem dos Mecanismos das transferencias acopladas de massa ( √°gua liquida e vapor) e em solos de solos submetidos CALOR saturados em UM N√£o Flutua√ß√Ķes Naturais de Condi√ß√Ķes atmosf√©ricas em Uma relig√£o semi- √°rida , Em rela√ß√£o COM SUAS Propriedades texturais e estruturais , e SUAS conseq√ľ√™ncias Sobre o Transporte da √°gua Entre o aq√ľ√≠fero EA Atmosfera ; e , 2) A determina√ß√£o experimental da evapora√ß√£o Com rela√ß√£o Propriedades hidrodin√Ęmicas em solo Como Fazer e profundidade da Depend√™ncia len√ßol fre√°tico SUA Fazer .

A Pesquisa e Composta De uma parte computacional e Uma parte experimental. Na parte computacional , hum Ser√° desenvolvido modelo de simula√ß√£o simplificado n Estimar Uma evapora√ß√£o da √°gua Subterr√Ęnea , conta Levando hum len√ßol fre√°tico em profundidade Faz bis textura do solo. A modelagem das transferencias de massa ( √°gua liquida e vapor de √°gua ) e de solo N√£o CALOR Sistema - tera Atmosfera Como base o modelo SiSPAT .

Na parte experimental Serao realizados experimentos em laboratório e em campo . No laboratório, com EXPERIÊNCIAS em Coluna de solo , Será determinada Uma evaporação EA Frente de evaporação para diferentes Níveis do lençol freático .

No campo , temperatura da Serao instalados Sensores Para a umidade da mediada e N√£o PERFIL de solo . Como tamb√©m, com torre meteorol√≥gica Sensores n Medi√ß√Ķes da precipita√ß√£o , radia√ß√£o de onda curta incidente e refletida , radia√ß√£o liquida , Velocidade do vento , temperatura do ar e da umidade relativa do ar em Pelo Menos Dois N√≠veis , Fluxo de Calor no solo. Como Caracter√≠sticas hidrodin√Ęmicas dos solos obtidas Serao Por meio do beerkan m√©todo. Para Aplica√ß√£o e necessaria M√©todo Deste Uma Realiza√ß√£o de Ensaios de infiltra√ß√£o de simples anel e coleta de amostras de solo de an√°lise granulom√©trica para. A evapora√ß√£o Ser√° Obtida Por meio do M√©todo do domo e Pelos M√ČTODOS do Balan√ßo de Energia Raz√£o de Bowen.

 

 Lançamento da Revista Diálogos Em Linha

A Revista Di√°logos - On Line - ISSN: 1980-3060 e Uma publica√ß√£o da UPE / Faceteg solu√ßo Dire√ß√£o de reda√ß√£o dos professores Doutores Benedito Gomes Bezerra e Jairo Nogueira Luna. Inicialmente Uma revista estava sediada em S√£o Paulo, Onde f√≥runs lan√ßado o n√ļmero 1 , Mas √°gora ELA UM Passa Dirigida Ser e Publicada Pela UPE / Faceteg . Sua √°rea de atua√ß√£o √Č das Ci√™ncias Humanas preferencialmente . No n√ļmero 3, n ja leitura N√£o Dispon√≠vel site da Revista , encontramos ARTIGOS dos professores da insittui√ß√£o de professores e Convidados (UFTM , UNIP -SP, UNICSUL ). Acesse o site da Revista Di√°logos, participe e envie menu artigos.No Ao lado VOC√ä TEM UM Link o n. Revista Di√°logos.

 


Semana Universitária   da UPE / FACETEG

 

Campus Garanhuns

 

Diversidade , Ciencia e Conhecimento

   

09 a 13 de Novembro 2009

 

Inscri√ß√Ķes , clique :

 

P√°gina da Semana Universit√°ria

 

Período :Uma 27/10 11/05

 

Valor : R $ 10,00 + 1 kg de Alimento (não- perecível ) ou

 

R $ 15,00

 

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA

 

(Veja Programação completa sem menu Eventos Deste site )

 

DIA : 09/11/09 - NOITE / 19:30 H ÀS 21:30 H

Abertura

Palestra 1 (P 1)

Local : Centro Cultural

Palestra : Hibrida√ß√Ķes Culturais e Constela√ß√£o de G√™neros na web

Prof ¬į Doutor em J√ļlio C√©sar Ara√ļjo (UFC) - UFC Pela Lingu√≠stica . g√™neros textuais em Pesquisa Digitais ; organizou Como Livros Internet e ensino¬†e¬†Intera√ß√£o na Internet .

Palestra 2 P (2)

Local: Auditório do Colégio XV de Novembro

Palestra : Financiamento na Educação

Paulo Rubens Santiago Deputado Federal

 

DIA : 10/11/09 - NOITE / 19:00 ÀS 22:00 H de H

Apresenta√ß√Ķes de Comunica√ß√Ķes e P√īster - Alunos de Gradua√ß√£o UPE / FACETEG

 

DIA : 11/11/09 - MANHÃ / 08:00 H às 12:00 H

Minicursos (veja menu Lista de N√£o Eventos Deste site )

DIA : 11/11/09 - TARDE / 14:00 H às 18:00 H

Minicursos (veja menu Lista de N√£o Eventos Deste site )

 

DIA : 11/11/09 - NOITE / 19:00 H ÀS 22:00 H

Minicursos (veja menu Lista de N√£o Eventos Deste site )

 

DIA : 12/11/09 - MANHÃ / 08:00 H às 12:00 H

Minicursos (veja menu Lista de N√£o Eventos Deste site )

 

DIA : 12/11/09 - TARDE / 14:00 H às 18:00 H

Minicursos (veja menu Lista de N√£o Eventos Deste site )

 

DIA : 12/11/09 - NOITE / 19:00 H ÀS 22:00 H

Minicursos (veja menu Lista de N√£o Eventos Deste site )

 

DIA : 13/11/09 - NOITE / 19:00 H ÀS 22:00 H

Encerramento :

LOCAL : CENTRO CULTURAL

APRESENTAÇÃO DE TEATRO : Julierme Galindo ( FACETEG )

APRESENTAÇÃO DE MÚSICA : André Audejan ( FACETEG )

 

OBS:

Participar√£o da abertura ( 11/09 ) inscritos TODOS OS, o Inscrito Entre palestras simult√Ęneas UM escolher√° (P 1) , o Centro Cultural ou ( P 2 ) - Audit√≥rio do Col√©gio XV de Novembro

De Todos os inscritos participar√£o das Comunica√ß√Ķes dia 11/10 N√£o

Só podera Ser softwares site Feita Antigos Inscrição , parágrafo Apenas UM mini -curso , dias OS Serao mini - cursos 11/11 e 11/12

Dia 13/11 Encerramento do Evento n ¬ļ (Centro Cultural) inscritos TODOS OS.

Após o cadastro Fazer mini- Curso Inscrito o receberá e-mail, sem confirmar qua DEVE, Imprimir o boleto e pagar pelos Pelos Pelos Pelos Pelos Pelos Pelos Pelos Pelos ª Coordenação Setorial de Extensão e Cultura ( UPE / FACETEG )

 

Campus Garanhuns UPE / FACETEG - Faculdade de Ciências Educação e Tecnologia de Garanhuns

Rua Capitão Pedro Rodrigues , 105 - São José - Garanhuns -PE

Fone: 3762-8210

Informa√ß√Ķes: Coordena√ß√£o Setorial de Extens√£o e Cultura

 

 Veja Uma Planilha de Acompanhamento da Receita Despesa FACETEG

Visando Maior Transpar√™ncia P√ļblica e confirmando Os objetivos de Uma Gest√£o preza boa Que Uma Aplica√ß√£o de Recursos P√ļblicos , a UPE / disp√īr Faceteg P√Ķe AO P√ļblico Fazer Uma Planilha de Acompanhamento Receita Despesa . Clique softwares menu Antigos Ao lado em Equipe, em DEPOIS FINANCEIRO Uma planilha e baixe em PDF.

Lançamento de pedra fundamental FACETEG NA No dia 14 de setembro

O Magn√≠fico Reitor da Universidade de Pernambuco, Professor Carlos Fernando de Ara√ļjo Calado EO Ilustr√≠ssimo Diretor do Campus Garanhuns Prof Pedro Henrique de Barros Falc√£o dirigir√£o Uma Cerim√≥nia de In√≠cio da Constru√ß√£o de hum Blocolic dezesseis salas de aula e com Lan√ßamento da Pedra fundamental da quadra poliesportiva sem dia 14 de setembro de 2009 15:30 horas Como.

No mesmo dia e antecedendo Uma cerimónia se dara o Lançamento do livro Educação , Ciência e Linguagem : Práticas de Pesquisa, com seção de autógrafos dos autores e organizadores .

Livro Educa√ß√£o, Ci√™ncia e Linguagem : Pr√°ticas de Pesquisa e Uma nova publica√ß√£o da EDUPE Trabalhos re√ļne professores e dos alunos da UPE Que / Faceteg .

 

 

O livro Educação, Linguagem e Ciênica : Práticas de Pesquisa Ainda Não Foi lançado Oficialmente , Mas Já se Encontra e venda e em Circulação . Organizado Pelos professores Doutores Benedito Gomes Bezerra e Mário Medeiros ARTIGOS COM Conta de professores da UPE / Faceteg , Bem Como alunos de Pesquisas Que Desenvolveram . São 12 capítulos ARTIGOS OU. Abaixo segue Uma Lista Sumaria dos Títulos dos capítulos :

Cap√≠tulo 1: Pol√≠tica Educacional EA Quest√£o da viv√™ncia da cidadania ¬™ Inf√Ęncia e na adolesc√™ncia em Pernambuco. - Prof ¬™ Dr. ¬™ Fernanda Carvalho;

Capítulo 2: O Jogo Como RECURSO didático em aulas de matemática : Uma proposta de Trabalho com o dominó - Dr. Mário Medeiros da Silva , EM Prof Ernani Martins dos Santos, graduanda Gláucia Ferreira da Silva;

Cap√≠tulo 3: Varia√ß√£o socioling√ľ√≠stica Como Obst√°culo de Aprendizagem. - Prof Dr. M√°rio Medeiros da Silva, Prof ¬™ ms. M√īnica Moreira de Magalh√£es, graduada Amanda Simpl√≠cio da Silva;

Capítulo 4: A Simbologia do Rei e do Castelo nd cultura Brasileira. - Dr. Jairo Nogueira Luna ( Jayro Luna)

Cap√≠tulo 5: Mulheres Emergentes : F√™nix Prof Poesia da Invenc√≠vel - ¬™ Dr. ¬™ Gra√ßa Gra√ļna ;

Cap√≠tulo 6: Notas Sobre o Romance Son√Ęmbulo - Prof ¬™ Dr. ¬™ Gra√ßa Gra√ļna ;

Cap√≠tulo 7: O Romance Contempor√Ęneo EA Hist√≥ria Brasileira Recente : Mundos de Constru√ß√£o, Constru√ß√£o de Identidades . - Prof Dr. Elcy Luiz da Cruz ;

Capítulo 8: Gêneros textuais em Suporte Digital: Os gêneros do Orkut. - Prof Dr. Benedito Gomes Bezerra ;

Cap√≠tulo 9: An√ļncio de Livros em Ambiente Digital: Preliminar Estudo de G√™neros Introdut√≥rios . - Prof Dr. Benedito Gomes Bezerra, graduanda Amanda Cavalcanti Ledo ;

Capítulo 10, Aplicação de Indicador n. Análise da Distribuição Espacial da Qualidade Ambiental no município de Cachoeirinha - PE. - Prof Dr. Maurício Costa Goldfarb Waber e Breno Moraes, graduado da UPE / Faceteg , Mestrando nd UFCG.

Capítulo 11: Pequena Contribuição ao levantamento hidrológico do Acervo da reconstituição original n hidráulica Calha do Rio Una no município de Cachoeirinha - PE. - Prof Dr. Maurício Costa Goldfarb, graduando Eduardo de Lima Silva;

Cap√≠tulo 12: Sa√ļde e Doen√ßa em tempo de globaliza√ß√£o : Confian√ßa e desconfian√ßa das Estudantes de Psicologia em Institui√ß√Ķes de Seguran√ßa P√ļblica. - Prof Dr. Ant√īnio Pereira Filho.


 

TEM Garanhuns sete Projetos de Iniciação Científica contemplados com Bolsa do CNPq e com Zumbido o Projeto Bolsa da FACEPE A partir do segundo semestre de 2009.

A UPE / TeVe Faceteg 7 de Projetos contemplados com bolsa de IC do CNPq no segundo semestre de 2009, e Um Crescimento exponencial o Desenvolvimento de Pesquisas de IC em Garanhuns . Os Projetos demonstram UM Conjunto de Pesquisas de Car√°ter interdisciplinar , abrangendo Quest√Ķes DO MEIO AMBIENTE , do urbanismo , da ling√ľ√≠stica e da cultura . Abaixo Uma Lista dos Projetos contemplados :

1) Religiosidade e patrim√īnio hist√≥rico -cultural em Iati / PE e na Pedra do Navio em Paranatama / PE : estudo comparativo da UM no Campo do imagin√°rio social. Aluno : Jos√© Roberto de Melo Ferreira, Orientador: Prof Dr. Jairo Nogueira Luna ;

2) O imaginário popular dos garanhuenses e Sua Relação com OS anfisbênios : uma ameaça à Biodiversidade . Aluna : Mariana Gueiros , Orientador: Prof Dr. Jairo Nogueira Luna

3) Gênero linguagem religiosa e social tradução em português da Bíblia nd . Aluna : Maria Roseane Melo de Souza Silva, Orientador: Prof Dr. Benedito Gomes Bezerra ;

4) Leitura e Escrita no Orkut : Percepção dos Professores e POSSIBILIDADES Pedagógicas . Aluno : Renato Lira Pimentel , Orientador: Prof Dr. Benedito Gomes Bezerra ;

5) Representa√ß√Ķes sociais de Problema ambiental : educa√ß√£o ambiental n. Pensar e forma√ß√£o. Aluna : Uedna Charles Lopes Muniza , Orientadora : Prof ¬™ Dr. ¬™ Vera L√ļcia Chalegre de Freitas ;

6) Práticas de apropriação ilícita Por assalto : fundamentos e POSSIBILIDADES de prevenção. Aluno : Thyale de Vasconcelos Velozo, Orientador: Prof Dr. Mário Medeiros da Silva;

7) Determina√ß√£o e an√°lise comparativa dos indicadores de Abastecimento de √°gua, esgotos sanit√°rios e Res√≠duos S√≥lidos em munic√≠pios do Agreste Meridional Quatro de Pernambuco. Aluna : L√≠lian Dyane √āngelo da Silva Sousa Orientador: Prof Dr. Maur√≠cio Costa Goldfarb ;

8) A bolsa FACEPE Foi Obtida Pelo projeto " O ( s) Significado (s) dos plantios de algarobeiras no Nordeste do Brasil : Monteiro / PB " , da aluna Maria Elis√Ęngela Ferreira da Gama, com prof da Orienta√ß√£o . Dr ¬™. ¬™ Maria Bet√Ęnia Amador.

Existem Mais dez Projetos de IC em andamento com Financiamento Pela PROPEGE OU OU Pela Própria UPE / Faceteg , Além dos Projetos Que Já anteriormente Estavam em Curso .

Dr. Willames Defende tese de doutoramento N√£o Acerca DEN / UFPE do Fluxo de √Āgua e Energia em o Feij√£o Macassar e Mamona no Nordeste do Brasil

No dia 15 de junho , no Depto de Energia Nuclear, o professor doutor Willames de Albuquerque Soares, professor e coordenador do curso de Matem√°tica da UPE / Faceteg da Defesa fez sua tese de doutoramento intitulada Fluxo de √Āgua e Energia em Feij√£o Macassar E n√£o Mamona Nordeste do Brasil, perante Uma banca Composta Pelos professores Doutores Antonio Celso Dantas Antonino ( orientador ), Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral ( do DECIV / UFPE) , Suzana Maria M√°gico Lima Montenegro ( do DECIV / UFPE ), Maur√≠cio Costa Goldfarb (UPE / Faceteg ), Andr√© Maciel Netto (DEN / UFPE ) com Contou E Ainda Uma cerim√≥nia A presen√ßa prof Fazer co -orientador . dr. Jos√© Romualdo de Souza Lima (UFRPE / UAG ).

Fluxos DE √ĀGUA E DE ENERGIA EM MACASSAR FEIJ√ÉO E mamona
NO NORDESTE DO BRASIL
Autor: Willames de Albuquerque Soares
Orientadores: Antonio Celso Dantas Antonino
José Romualdo de Sousa Lima
RESUMO

A mamona EO culturas de feij√£o S√£o ENORME Import√Ęncia econ√īmica e social OS n. Agricultores da Regi√£o Nordeste, em vista o tend√£o - margarina obtido das sementes de mamona Ser Utilizado Par√°grafo Produ√ß√£o de biodiesel EO feij√£o macassar Ser o principal Alimento das Popula√ß√Ķes Mais Pobres Dessa Regi√£o . Independentemente da cultura , o Conhecimento de QUANTIDADE da √°gua do solo Retirada Pelos Vegetais √Č de grande Interesse , principalmente, Para os Estudos sobre o Uso de √Āgua Pela Cultura ( evapotranspira√ß√£o ) , tamb√©m Como Sobre a din√Ęmica dos nutrientes da Absor√ß√£o . No entanto, existem Poucas estudaram Pesquisas Que Como transferencias de √Āgua e de Energia Nessas culturas , principalmente, Para a mamona . Sabe -se que Os processos biof√≠sicos ENVOLVIDOS NAS Trocas de √Āgua e Energia de S√£o Numerosos e Complexos : Transfer√™ncia ¬™ zona N√£o saturada , infiltra√ß√£o , extra√ß√£o Pelo Sistema radicular da planta , Nao Seu Crescimento e Manuten√ß√£o , Al√©m dos Fluxos turbulentos Acima e Dentro da Cobertura vegetal, o Que Dificulta SUA Medi√ß√£o Direta em Grandes √Āreas , de forma Cont√≠nua e grande Nume Per√≠odo de tempo . Desse modo, concebidos Foram Modelos Trocas Que essas descrevem de massa e de N√£o CALOR Sistema Solo- Vegeta√ß√£o - Atmosfera , os chamados SVATs Modelos . O SiSPAT (Simple Solo- Planta - Atmosfera modelo de Transfer√™ncia ) e Um Desses Modelos EO Mesmo J√° Foi muito Utilizado Nas condi√ß√Ķes Ambientais da Europa e da √Āfrica , no entanto, Nunca Foi Utilizado Nas Condi√ß√Ķes do Nordeste Brasileiro. Assim sendo, Este Trabalho TeVe Como OBJETIVO Estudar e simular OS Fluxos de √Āgua e de Energia, Por meio do modelo SiSPAT , Numa Regi√£o de brejo de altitude cultivada com mamona e feij√£o macassar . Dados Necess√°rios Os Foram obtidos NUMA √°rea de 4 ha do Centro de Ci√™ncias Agr√°rias , da UFPB, Localizada no munic√≠pio de Areia , PB. Foi com Uma √°rea instrumentada Uma torre micrometeorol√≥gica Autom√°tica, permitia Que hum dos Componentes Estimativa do Balan√ßo de Energia, Pelo M√©todo da Raz√£o de Bowen.

Foram instalados Tamb√©m Sensores Para a Determina√ß√£o de Perfis de temperatura e umidade volum√©trica do solo. O modelo em dias Foi Utilizado representativos das fases fenol√≥gicas das culturas da mamona e do feij√£o macassar . Da an√°lise de sensibilidade , verificou -se que Como vari√°veis apresentaram Sensibilidades de saida ¬™ Ordem seguinte : Fluxo de Calor latente , evapotranspira√ß√£o acumulada , fluxo de solo sem Calor, Fluxo de Calor sens√≠vel e saldo de radia√ß√£o . Quanto a Valida√ß√£o , observou- se que √≥ SiSPAT excelente n Demonstrou OA Desempenho simular OS Componentes do Balan√ßo de Energia EA evapotranspira√ß√£o nas diferentes fases fenol√≥gicas acumulada Como embaixadores de culturas , a NAS Mais Variadas Condi√ß√Ķes atmosf√©ricas e de umidade do solo. O SiSPAT simulou adequadamente Tamb√©m Como evolu√ß√Ķes da umidade volum√©trica e da temperatura do solo , com Per√≠odos sem precipita√ß√£o em / pluvial.


Palavras chaves: Evapotranspiração , Modelo SiSPAT , Análise de Sensibilidade ,
Caracterização hídrica e térmica

 

Abertura do Curso de Letras da UPE Dist√Ęncia UMA / Faceteg

No dia 03/08/2009 - Segunda Feira - Foi realizada Uma cerim√≥nia de abertura do Curso de Letras em EAD, com Apoio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Pela Manh√£, em sistema de videoconfer√™ncia , Como Cidades de Garanhuns, Surubim e Itabira EO NEAD - N√ļcelo de Ensino a Dist√Ęncia (Recife) entraram em Contato . Nas Cidades, professores, alunos e Autoridades municipais assistiram EAo Diversos pronunciamentos , Quais OS Entre , o do professor Manuel Pereira de Barros - Diretor vice- presidente da UPE / Faceteg , da Prof ¬™ Dr. ¬™ Silv√Ęnia N√ļbia Chagas - coordenadora do curso de Letras , Modalidade EAD e do prof. Renato Moraes , Diretor do NEAD . No per√≠odo da tarde Foi realizada Uma " Literatura e palestra Biblioteca Escolar : Armaz√©m de saberes e sabores alquimia OU N√£o Prazer de ler textos liter√°rios " proferida Pela Prof ¬™ Dr. ¬™ Bernardina Freire, da UFPB. Ap√≥s o cadastramento de alunos no Sistema de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Aconteceu o Encerramento proferido Pelo Magn√≠fico Reitor da UPE, Dr. Carlos Fernando de Ara√ļjo Calado .

O Curso de Letras em EAD da UPE / Faceteg VEM Marcar o Início de Uma fase Avançada e ousada do ensino em Pernambuco. Com moderno e Inovador Sistema de Recursos tecnológicos UM, o Curso Já se Apresenta Como Uma das Mais completas Iniciativas Na área de EAD.

 

Edital 2009 do Prevupe - UPE / Aberto FACETEG

Os SE SE SE SE SE SE SE SE SE se interessados em Participar do Processo de Seleção Para o podem PREVUPE Consultar o cronograma e Como Normas de Inscrição e Seleção , softwares Classificação Antigos link abaixo :

PREVUPE-UPE/FACETEG/2009

Diplomas - Lista de Diplomas Prontos

softwares menu Antigos Diplomas Dispon√≠vel EST√Ā Uma Lista de diplomas Prontos da UPE / Faceteg . O egresso conferir PoDE , Curso POR , SE EST√Ā pronto Seu diploma . A Lista de Contempla√ß√£o Os cursos de Biologia , Ci√™ncias, Estudos Sociais, Geografia , Hist√≥ria , Letras, Matem√°tica , Pedagogia e do Progrape .

CONCURSO - PROFESSOR ASSISTENTE - UPE / FACETEG ( Caruaru e Garanhuns ).

Inscri√ß√Ķes Abertas Est√£o os SO SO SO SO SO SO SO SO SO At√© 17 de Julho n NA UPE Faceteg assistente o professor Carga / de . Como S√£o Feitas Inscri√ß√Ķes nd Pr√≥pria UPE / Faceteg , em Garanhuns (exceto Uma vaga de Caruaru, Que Sera Feita N√£o campus de Caruaru , no p√≥lo comercial de Caruaru ). Segue Abaixo o Quadro de Vagas . manual do √ď, ASSIM COMO edital e de Como Est√£o os SO SO SO SO SO SO SO SO n. Informa√ß√Ķes completas site da UPENET softwares Dispon√≠veis Antigos (www.upenet.com.br).

Veja o Quadro de vagas EA titulação exigida link Concursos softwares menu Antigos Desta Página Não!


Realização de defesas de Monografias de Especialização da UPE / FACETEG

Nos dias 27 e 28 de Junho , no campus da UPE / relizadas Foram FACETEG Como defesas de monografias de especializa√ß√£o . V√°rios temas OS e Como √°reas de Abordagem , Durante Os Dois dias o P√ļblico dicente TeVe Uma Oportunidade de Acompanhar Uma Comunica√ß√£o de Trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos dos cursos de especializa√ß√£o da FACETEG . A Coordena√ß√£o de P√≥s- gradua√ß√£o da UPE / parabeniza FACETEG A TODOS OS SEUS Trabalhos alunos defenderam perante bancas Como Que do Corpo docente , assim conseguindo o T√≠tulo de Especialista .

Pesquisa revela imagem do curso de Administração de Empresas da UPE na Cidade de Salgueiro , no Sertão Central

N ¬ļ M√äS de julho de 2008, a Universidade de Pernambuco lan√ßou o Programa Especial de Bolsas de Pesquisa " Conhecendo UPE UM ". Professores , alunos e Pesquisadores universit√°rios prepararam Projetos Importantes Para a hist√≥ria da UPE.

√ď Diretor da Unidade de Garanhuns, o Professor Pedro Henrique Falc√£o EO Vice- Diretor professor Manoel Barros, Respons√°veis Pela Administra√ß√£o do Campus Avan√ßado de Salgueiro, JUNTAMENTE COM S coordenador de Pesquisa da Unidade de Garanhuns , professor Benedito Bezerra apoiaram em Pesquisas Sobre o Assunto e Uma Iniciativa Pioneira, financiaram Uma pesquisa "O Ethos Institucional da UPE - Salgueiro N√£o Sert√£o Central de Pernambuco ", idealizado Pela Professora Giovanna Leite das Disciplinas de Metodologia Cient√≠fica e Comunica√ß√£o Empresarial do Curso de Administra√ß√£o de Empresas, de Salgueiro, Pernambuco.

A professora Giovanna Leite e Sua orientanda , uma aluna Cristiana de Sá Nascimento , outros com JUNTAMENTE alunos do curso de Administração de Empresas Uma pesquisa com Realizaram Uma Finalidade de extrair Uma Opinião interna da Instituição docente (corpo discente e) Assim como Uma amostra da População Cidade da, Sobre a imagem do curso de Administração de Empresas da UPE, em Salgueiro, Pernambuco.

A an√°lise do Ethos Institucional da UPE - Campus Avan√ßado de Salgueiro detectou Que OS discursos circulantes em torno da Institui√ß√£o N√£o Sert√£o Central e Um de Ethos desenvolvimentista e empreendedor, Capaz de Construir todo hum campo s√≥lido Para a Forma√ß√£o de Profissionais da Regi√£o qualitativa Par√°grafo melhorar Aspectos s√≥cio- econ√īmicos e culturais . " Percebemos Que Este discurso esteve atuante nsa Tr√™s pesquisados Campos ( docente , discente e amostra da Popula√ß√£o ) " Afirmou , uma professora pesquisadora .

Houve , tamb√©m, hum Ethos Cr√≠tico e Atento Sobre a Import√Ęncia da Universidade de Pernambuco em Salgueiro. Tanto OS corpos docente e discente , hum Como Mostraram descontentamento Popula√ß√£o hum Sobre Certo desconhecimento da Presen√ßa da Cidade NA UPE, Mas Tamb√©m destacaram Como Pessoas Como Regi√£o Riquezas da EA Vontade dos moradores empreendedora do Sert√£o .

Segundo uma professora , o M√©todo Utilizado Para a An√°lise da imagem UO Ethos do curso de Administra√ß√£o de Empresas bis UPE - de Salgueiro , Pernambuco, Foi Uma an√°lise ret√≥rica discursiva e Escritos dos textos , elaborados Pelos entrevistados nsa question√°rios Distribu√≠dos Pela aluna Cristiana de S√° corpos Nascimento discente e docente EAo e popula√ß√£o . " Descobrimos muitas Riquezas culturais , econ√īmicas e sociais que A Regi√£o do Sert√£o Central de Pernambuco TEM UM oferecer ".

Atualmente, o curso de Administração de Empresas de Salgueiro com funciona Cinco Cinco ( ) e dez turmas de Administração Uma Coordenação do professor Othon Bastos, Que Atua conjuntamente com Uma Direção da UPE - Garanhuns. Estão os SO SO SO SO SO SO SO TODOS OS n. UPE se esforçando Para quê hum - Salgueiro de bons frutos Para o Desenvolvimento do Sertão Central de Pernambuco.

 

Direção da UPE / FACETEG , reeleita , tome posse em solenidade concorrida

No dia 29 de maio, sexta - feira , no sal√£o da AGA - Associa√ß√£o de Atletismo Garanhuense , a diretoria reeleita da UPE / Tomou posse FACETEG . O professor Pedro Henrique de Barros Falc√£o (diretor ) EO professor Manoel Pereira de Barros (diretor vice- presidente ) foram empossados Pela mesa presidida Pelo reitor prof Magn√≠fico . Carlos Fernando de Ara√ļjo Calado . Uma solenidade com Contou Uma Presen√ßa de Autoridades Locais e do Estado. O prefeito de Garanhuns , Luiz Carlos, fez discurso em Destacou Que O Papel da UPE / FACETEG Para o Desenvolvimento do munic√≠pio. O Magn√≠fico reitor da UPE , professor Carlos Calado, Em Seu discurso Falou da Import√Ęncia da reelei√ß√£o da Dire√ß√£o da UPE / FACETEG , em vista tend√£o O trabalho Que Ambos levaram hum bom termo Durante a Primeira Gest√£o , Entre em A√ß√Ķes , Podemos destacar Uma Cria√ß√£o Novos cursos de Amplia√ß√£o das Instala√ß√Ķes UM EA Reforma das Instala√ß√Ķes Antigas , o Incentivo √† pesquisa e √† extens√£o, Al√©m das A√ß√Ķes em Parceria com munic√≠pios da Regi√£o . Destacou Ainda o Magn√≠fico reitor da UM Import√Ęncia De que se Uma elei√ß√£o em DEU Democr√°tico e Ambiente Integrado .

Antigos Softwares discurso de posse, o vice- Diretor , Prof Manoel Pereira de Barros, comentou o MoDo Que participativo Como Decis√Ķes S√£o Tomadas NA UPE / FACETEG , Bem Como da Garantia de Continuidade das Propostas de Crescimento da Institui√ß√£o . O prof. Pedro Henrique de Barros Fac√£o, em Seu discurso de posse Falou Acerca da Dimens√£o UPE Que hum / nsa alcan√ßou FACETEG Ultimos anos e Fazer Quanto Ainda podera Crescer. Ao t√©rmino da solenidade de posse , OS Convidados - professores , Funcion√°rios, Autoridades municipais e estaduais Participaram - Coquetel Comemorativo de UM AO novo Mandato Que se Inicia .

Elei√ß√£o do CONSUN : Prof Dr. Benedito Gomes Bezerra √Č eleito o Representante dos adjuntos .

O prof. dr. Benedito Gomes Bezerra Foi eleito o Representante dos professores adjuntos Não CONSUN - Conselho Universitário . O Que é professor o coordenador setorial de Pós- Graduação e Pesquisa da FACETEG - UPE / Garanhuns TeVe Uma Colaboração ª Campanha Vitoriosa do Vice- Diretor , Prof Manoel Pereira de Barros. O professor dr . Luiz Oscar Cardoso Ferreira, Doutor em medicina e professor da FCM e da FENSG . Benedito Bezerra Uma defensor Pretende

UPE Aut√īnoma, De Qualidade, com compromissos sociais, cr√≠tica, reflexiva, democr√°tica, transparente e Que POSSA contribuir n Uma Redu√ß√£o das desigualdades sociais N√£o estado.

UPE transfere Uma Próxima Reunião do conselho Garanhuns n Universitário

Dando Continuidade AO Compromisso assumido Pela Atual Gestão da Universidade de Pernambuco (UPE ), Uma Reunião do CONSELHO Próxima Universitário (CONSUN) Será Realizada no campus da Instituição em Garanhuns .

Um Transfer√™ncia do Encontro se soma AO projeto " Reitoria Itinerante ", apresentar de e discutir visto que, √† comunidade acad√™mica Junto, Grandes A√ß√Ķes da Universidade Sendo OS OS OS OS OS OS OS OS OS Que Est√£o os desenvolvidas .
A Reunião , em Garanhuns , nao acontecerá dia 29/05 , das 14hs Às 17hs . A Mudança Foi Aprovada , ontem ( 05/05 ) Por unanimidade , em Reunião Extraordinária do CONSUN Mesmo .


 

 Prof Adjair Alves obtém grau de doutor em Defesa de tese NA UFPE.

O prof. dr. Adjair Alves Desde o dia 7 de maio de 2009 Faz jus ao t√≠tulo de professor doutor , Ap√≥s brilhante Defesa de sua tese de doutoramento intitulada : "O Rap √Č Uma Guerra e Eu sou o Gladiador : Um estudo etnogr√°fico Sobre as Pr√°ticas sociais dos funis Jovens Em suas representa√ß√Ķes e Sobre a viol√™nciae Uma criminalidade ". A tese Foi orientada Pela prof . dr ¬™. ¬™ Roberta Bivar Carneiro Campos do Programa de P√≥s -gradua√ß√£o em Antropologia da UFPE e co Como - UM TeVe orientadora Prof.dr. Barbosa Alvim Maria Rosilense ¬™. Ainda Compos Uma banca OS professores Doutores Ant√īnio Carlos Motta de Lima (UFPE ), Maria Aparecida Lopes Nogueira ( UFPE ) e Jairo Nogueira Luna ( UPE / Faceteg ).

A tese Art√≠sticas √Č fruto de aprofundada pesquisa antropol√≥gico e etnogr√°fico N√£o √āmbito Acerca das Manifesta√ß√Ķes musicais e Fazer hoppers Jovens de Caruaru, notadamente do Morro do Bom Jesus e do bairro do Centen√°rio . Estiveram Presentes nd hoppers plat√©ia OS Black Out e Suspeito , da banda Consci√™ncia Nordestina .

 


 

Semana de Matem√°tica NA UPE

Na semana de 11 a 15 de maio o curso de Matem√°tica , Numa Iniciativa do CA e com Apoio da Coordena√ß√£o de Matem√°tica , Prof Willames de Albuquerque Soares UM Ocorreu da III Semana de Matem√°tica da UPE / Faceteg . Com palestras e minicursos do √āmbito dos estudos das ci√™ncias exatas . O Evento Contou com o Apoio da Editora FTD , Na Pessoa do prof. Paulo C√Ęmara .. Desenvolveram Atividades Como se no campus da UPE / em Faceteg Locais e Outros , Como o Audit√≥rio do Col√©gio XV de Novembro, hum dos Mais Importantes da Cidade. Participaram professores Convidados Como o prof . dr. Carlos Alberto Brayner de Oliveira Lira, professor doutorado em Engenharia Nuclear Pela Universitat Hannover e Associado da UFPE, COM OS Pesquisadores do DEN ( Depto de Energia Nuclear da UFPE), Irami Buarque do Amazonas e Carlos Alexandre Barros de Almeida, com o pesquisador Helmut Muniz Da Silva .