n w

banner
Você está em:   Home Campus Recife
  
Campus Recife - Sobre a FCAP
Índice
Campus Recife
Sobre a Reitoria
Sobre a FCM
Sobre a CISAM
Sobre a POLI
Sobre a FCAP

O início da FCAP foi numa sala de aula do prédio da Universidade Católica de Pernambuco, em 1965. Dois anos depois, passou a ocupar um antigo prédio da Escola Técnica Federal na Conde da Boa Vista e, finalmente, em 1974, foi inaugurado a sede na Avenida Abdias de Carvalho, na Madalena, onde está até hoje.

O primeiro diretor da FCAP foi Cl√©lio Lemos e o primeiro vice, Jo√£o Coutinho Cabral de Mello. Ambos, junto a L√©ucio Lemos s√£o considerados os fundadores da FCAP. Desde 2002, a FCAP √© administrada pelo diretor Osvaldo Cabral de Mello Neto (filho de Jo√£o Coutinho) e pelo vice diretor Arandi Maciel. As elei√ß√Ķes diretas na FCAP acontecem a cada quatro anos, quando votam alunos, funcion√°rios e professores.

H√° 35 anos, a Faculdade de Ci√™ncias da Administra√ß√£o Pernambuco - FCAP comp√Ķe uma das 12 institui√ß√Ķes de ensino p√ļblico superior vinculadas √† Universidade de Pernambuco - UPE.

Ao longo de sua existência, a FCAP vem conquistando posição de destaque nacional entre os cursos de Administração de Empresa no País.

No primeiro semestre de 2001, foi a √ļnica institui√ß√£o p√ļblica estadual de ensino apontada na publica√ß√£o "O que podemos aprender com os cursos 6A ?", da editora Makron Books, sobre os 13 melhores cursos de Administra√ß√£o no Brasil, todos com Conceito 5A. Consolidou o interc√Ęmbio com universidades da Espanha e de Portugal, realizando o Semin√°rio "Gest√£o do Conhecimento: Novos Modelos Gerenciais e Tecnol√≥gicos do S√©culo 21", com a participa√ß√£o de dois mestres de Portugal. Tamb√©m promoveu um curso de p√≥s-gradua√ß√£o, em Gest√£o de Turismo, com o professor Manoel Salgado, do Instituto Polit√©cnico da Guarda.

Ex-alunos - A preocupação com o ensino é uma constante na FCAP. Além do alto nível dos docentes, a Faculdade investe periodicamente em infra-estrutura física e tecnológica. Hoje, em todas as salas de aulas da Graduação, existe uma TV, um vídeo e computador que trabalham em sinergia.

Todos esses investimentos resultam na qualifica√ß√£o dos alunos formados pela Faculdade e essa realidade est√° no mercado local e nacional. Pelas salas de aula da FCAP, j√° passaram profissionais que hoje atuam com destaque tanto na administra√ß√£o p√ļblica quanto privada. O vice governador de Pernambuco, Mendon√ßa Filho, √© o maior exemplo. Mendoncinha formou-se pela FCAP em 1984 e at√© hoje mant√©m estreitas rela√ß√Ķes com a Faculdade, onde eventualmente realiza palestras ou participa de eventos.

Al√©m dele, o presidente da Empetur, Fred Loyo, o presidente da Assembl√©ia Legislativa, Rom√°rio Dias, o vereador Carlos Alberto Gueiros e o administrador de Fernando de Noronha, S√©rgio Salles, s√£o outros nomes que atuam na administra√ß√£o p√ļblica do Estado. Na √°rea privada, destaca-se o presidente da AGANOR para a Am√©rica Latina, Fernando Tadeu de Castro Mota, e o diretor de Marketing da Bandeirantes M√≠dia Exterior, Marcelo Santos.

Ratificando ainda mais essa posi√ß√£o, est√° o concurso p√ļblico da Chesf, onde na rela√ß√£o de aprovados na categoria Administrador (o mais concorrido), os tr√™s primeiros lugares foram de ex-alunos da FCAP.

Entre os 10 primeiros, oito s√£o ex-alunos, enquanto os outros dois s√£o de institui√ß√Ķes de Salvador (4¬į) e Macei√≥ (10¬į). No total dos 32 aprovados, 13 s√£o da FCAP.