n w

banner
Você está em:   Home Campus Petrolina
  
Campus Petrolina - Sobre a FFPP
Índice
Campus Petrolina
Sobre a FFPP

A Faculdade de Formação de Professores de Petrolina foi criada pela lei Municipal nº 31 de 29.10.1968, na gestão do Prefeito Municipal Sr. Jose de Souza Coelho, com o objetivo de formar professores a realizar ensino de qualidade. Sua criação se deu, sobretudo do idealismo de Dr. Luiz Augusto Fernandes, Prefeito na década de 60, idealizador. A fundação Educacional de Petrolina foi mantenedora desta Faculdade juntamente com a Prefeitura de Petrolina ate o ano letivo de 1971, quando esta foi incorporada a FESP - Fundação de Ensino Superior de Pernambuco, hoje UPE - Universidade de Pernambuco.

Autorizada a funcionar pelo Conselho Estadual de Pernambuco, a FFPP realizou seu primeiro vestibular em Fevereiro de 1969, oferecendo cursos de Licenciatura Curta ( três anos ) em Letras, Ciências e Estudos Sociais, os quais funcionam em regime seriado ate o ano de 1973. No ano letivo de 1974, foi criado o sistema de credito com os vestibulares realizados através da CESESP ate janeiro de 1982. Em julho de 1982, a FESP se desliga da CESESP e realiza o seu primeiro vestibular, quando, também, e implantado a 2 entrada dos cursos oferecidos. Os cursos de Licenciatura Curta foram reconhecidos em 1975 através do Decreto nº 75617 / 75 de 16 de abril de 1975, legalizado assim, aexpedicào de Diplomas dos licenciados.

Em 1978, objetivando criar especialistas de nível superior, realizar ensino de qualidade e promover pesquisa e extensão, os cursos foram convertidos em Licenciatura Plena com oito períodos, através da Resolução nº 05 de 12.04.1978 e parecer nº 7778 do Conselho Estadual de Educação, tendo sido realizado o seu primeiro vestibular em janeiro de 1979 nas seguintes Licenciaturas: Letras com Habilitação em Português/ Inglês, Ciências nas Habilitações Matemática e Biologia, Historia e Geografia, todos reconhecidos pela Portaria nº 615 de 07.08.1985 publicada no Diário Oficial de 12.08.1985. A Criação da Licenciatura Plena deu oportunidade aos alunos ativos e aos egressos o direito de lecionar no ensino médio.

Em 1988, foi implantado o Curso de Pedagogia com as habilitações Administração e Supervisão Escolar, reconhecido pela portaria nº 09064 de 12.06.1991, publicada no Diário Oficial de 13 / 06 /91. Hoje, a Faculdade oferece as habilitações Magistério das series iniciais e Educação Infantil ou Coordenação Pedagógica. O Curso de Licenciatura Plena em Educação Física foi nesta Unidade para três turmas como extensão da ESEF - Escola Superior de Educação Física.

Hoje em sua sede própria na Avenida Cardoso de As, KM 02, Vila Eduardo, Campos Universitário, conta com infra - estrutura composta de 44 salas de aula, 2 em construção, 1 auditório com capacidade para 816 pechas, 3 salas ambientes (Historia, Geografia e Pedagogia), 2 Oficinas (Letras e Matemática), 8 Laboratórios ( Química, Biologia, Zoologia e 2 de Línguas, 3 de Informática ), 1 biblioteca, um consultório medico, 1 consultório odontológico, salas de Administração, Coordenação, Departamento, sala de estudo, Apoio Técnico Pedagógico, sala de Professores e 2 mini - quadras poliesportivas.

A FFPP conta ainda com cursos de Pós - Graduação em sistema modulado, que vem especializando profissionais para melhor desempenharem suas atividades docentes em Metodologia da Pesquisa no Ensino Fundamental, Psicopedagogia e Metodologia do Ensino Superior e nas áreas de Programação de Ensino em Matemática, Biologia, História Geografia, Pedagogia, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Esses Cursos de Pós -Graduação são oferecidos também em extensão nas grandes cidades de Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro, Araripina, Afogados da Ingazeira e cidade do Cabo de Santo Agostinho.

A FFPP oferece ainda o PROGRAPE - Programa Especial de Graduação em Pedagogia para professores que já atuam na rede pública Estadual e Municipal, favorecendo os Municípios de Bodocó, Petrolina, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista, Ouricuri, Exu, Trindade, Orocó, Petrolândia, Lagoa Grande, Floresta, Jatobá, Dormentes, Tabira, e Afrânio que tem a finalidade de formar pedagogos para atuarem nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Em 1994 foi implantado a Escola de Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira - Ensino Fundamental e Médio, servindo de campo estágio para as Licenciaturas oferecidas na FFPP.

A FFPP, na busca pela interação com a sociedade, vem desenvolvendo atividades de extensão, parcerias, convênios em diversas áreas, entre as quais podemos citar:

PRODEC - Projeto de Extensão e Desenvolvimento Comunitário, em convênio com a Caixa Econômica Federal e UPE com o objetivo de profissionalizar e proporcionar lazer as crianças e adolescentes dos bairros carentes.

PROJETO "Orientação Psicopedagógico no Ensino Fundamental e Médio''. Orientação e Acompanhamento dos alunos da E.V.de.S.F.

PROJETO DE CAPACITACÃO DE PROFESSORES DE MUNICÍPIOS CIRCUNVIZINHOS - Promovido pela FFPP em convênio com o MEC, envolvendo atualmente a cidade de Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Afrânio e Petrolina atendendo a 500 professores durante o mês de julho.

FUNDAC - Projeto de parceria FFPP e FUNDAC - Alfabetização e acompanhamento psicopedagógicos aos menores infratores.

PREVUPE - Cursinho Pré - Vestibular com 3.000 cuja meta é atender 1.200 alunos ariundos de escolas públicas em parceria com a UPE / FFPP / FAT.

UNIVERSIDADE SOLIDÁRIA E ALFABETIZACÃO SOLIDÁRIA - Convênio UPE, FFPP e Governo Federal cuja meta é diminuir o índice de analfebetismo nas regiões Brasileiras.

PROJETO DE EXTENSÃO - Estágio alternativo na cadeira de Prática de Ensino do Curso de Biologia, envolvendo os assuntos: Ervas Medicinais, Saúde e Vida, Viveiro de Plantas, Horta comunitária.

PESQUISAS DESENVOLVIDAS: Práticas Pedagógicas de Egressos da FFPP, a Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Cinema em debate.

TELECURSO 2000 - Previsto seu início para o 2º semestre, com o objetivo de suprir as necessidades educacionais de jovens e adultos que não tiveram acesso a educação continuada no Ensino Fundamental e Médio.

APROVACÃO DE PROPOSTA DE CURSO PELO INTERCAMPOS:

Lingüística Aplicada ao Ensino da Leitura e Produção de Texto:

Uma abordagem Sócio - Internacionalista.
Ensino da Língua Portuguesa através da leitura e produção de Textos.
Parâmetros Curriculares e sua articulação com programas escolares.
Leitura como atividade vital.
Aplicação dos conhecimentos Humanos à prática educativa.
O Voleibol como aula de Educação Física.
O Ensino da História através de elementos Iconográficos.
A construção de Fundamentos de uma Prática Docente Interdisciplinar.

PETI - Programa de Erradicam do Trabalho Influente.

PATICIPACÃO DOS PROFESSORES NA SBPC TRABALHOS APROVADOS.

PROJETO ''BRIGADAS PAULO FREIRE'' - Parceria entre FFPP, SEM e BANCO do BRASIL, objetivando alfabetizar 3.500 jovens e adultos no município de Petrolina.

PRONERA - Programa Nacional de Ensino na Reforma Agrária, parceria com INCRA, UPE e FFPP com o objetivo de alfabetizar e escolarizar 2.000 jovens nos Assentamentos da Reforma Agrária.

PROJETO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL, Participação da FFPP no projeto seletivo de Especialista em Educação e Professores nas diversas áreas do conhecimento, através de parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação de Petrolina.

SEMINÁRIO REALIZADO NA FFPP NO ANO DE 2001 - Educação no Século XXI, Novos Paradigmas na Ação Pedagógica com o professor Hamilton Werneck em 6 e 07 / 12 / 2001.

Atendendo às exigências do mundo contemporâneo, FFPP firma convênio com a UES - Universidade do Espírito Santo, e com a UFPE - Universidade Federal de Pernambuco visando a formação de Mestres em Educação, que atuarão posteriormente, nos Cursos de graduação. Atualmente, temos 16 professores fazendo Mestrado na própria FFPP em convênio com a UES e UPE, e outros 3 realizando seu Mestrado na UPE.

O PROFA - Programa de Formação de Professores Alfabetizadores em Petrolina tem parceria entre o MINISTÉRIO DE EDUCACÃO, UPE / UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PETROLINA e Secretaria Municipal de Educação / Petrolina pelo termo de Cooperação Técnica 31/2001, conforme Lei no 8.666/93

O principal objetivo deste programa é a formação em serviço dos professores alfabetizadores da rede municipal. Esta unidade conta com 29 alunos sob a coordenação geral do profa. Giovanna J. Miranda Coelho e coordenação de grupo da profa. Maria do Socorro Tavares Cavalcante.

O programa tem carga horária de 180h / a , sendo divididas em aulas de 3 horas aos sábados e encontros complementares para o trabalho pessoal às quintas - feiras à noite na FFPP, na sala ambiente do curso de história que dispõe de TV e vídeo necessários a condução eficaz das tarefas. Divide-se em três módulos com características distintas : no primeiro destacam-se os conteúdos de fundamentação, relacionados aos processos de aprendizagem da leitura e escrita e à didática da alfabetização. No segundo serão discutidos situações didáticas de alfabetização. No terceiro o objetivo principal é apresentar e discutir conteúdos de língua portuguesa que fazem sentido no período de alfabetização.

O material didático e orientação metodológica são fornecidas pelo Ministério de Educação , através de reuniões mensais com as coordenadoras. O material dos alunos é produzido pela Secretaria Municipal de Educação.