Especialização em Ensino de História EAD

INSCRIÇÕES ABERTAS

Sobre o curso

Com o objetivo de oferecer formação continuada para professores do ensino básico, o curso de Especialização em Ensino de História/ EAD volta-se para fornecer ferramentas não apenas para a atualização dos saberes necessários dentro da disciplina, mas também pela articulação entre teoria e prática no ensino de História na Educação Básica (Ensino Fundamental II e Ensino Médio), revisitando aspectos teóricos e metodológicos dentro campo de Ensino de História e em como é possível dialogar com outras áreas do saber por meio de projetos. Proposto pela Universidade de Pernambuco (UPE/ Campus Garanhuns), o curso é coordenado pela Professora Dra. Isabela Albuquerque, com carga horária total 380 horas e estruturado em 3 módulos: 1) Atualização em História; 2) Ensino de História e reflexões teórico-metodológicas; 3) Temas transversais. Somando-se às disciplinas teóricas, o curso ainda conta com a disciplina de Seminário de Produtos e elaboração de um artigo científico ou produto.

Disciplinas

Ensino de História da África e da Escravidão: identidades, memória e resistência (MÓDULO I)

Ementa: A África: geografia e paisagens. A África pré-colonial. Processo de colonização da África. O comércio de escravizados. Quilombos em África e nas Américas. Os africanos no Brasil. O Imperialismo e a descolonização. O ensino de História da África: para além dos debates sobre escravização. A História da África e da cultura Afro-Brasileira no ensino básico: livros didáticos e o desafio de implantação da lei 10639. Metodologias para o ensino de História da África: Pensando programas e abordagens em sala de aula.

Ensino de História Antiga e Medieval: perspectivas decoloniais (MÓDULO I)

Ementa: Introdução às abordagens decoloniais na escrita e no ensino de História, com ênfase nas áreas de História Antiga e Medieval. Antiguidade, Medievo e a Ocidentalidade. Usos dos passados Antigo e Medieval no mundo e no Brasil contemporâneos. Questões de etnia, raça e gênero nos estudos decoloniais da Antiguidade e da Idade Média. Espaços afro-eurasiáticos de conexão: Mediterrâneo, Saara, Oceano Índico e Rotas da Seda

Estudos transversais em Ensino de História: identidade, religião e práticas religiosas (MÓDULO III)

Ementa: Debates sobre as religiões, as suas práticas e devoções; as relações das religiões e os trabalhos no Ensino de História; construção história e representações culturais em diferentes espaços e organizações socioculturais; formações das identidades e alteridades no ambiente escolar e na sociedade.

Ensino de História Contemporânea e do Tempo Presente (MÓDULO I)

Ementa: Discussões teóricas: campo da História do Tempo Presente. O mundo contemporâneo: da virada do século XIX para XX ao pós-guerra. História do Tempo Presente e o Brasil. História do Tempo Presente e a América. Traumas Coletivos e Ensino de História.

Metodologia de Pesquisa em Ensino de História (MÓDULO II)

Ementa: A pesquisa e o trabalho científico. Diferenças entre pesquisa em História, ensinar em História e pesquisa em Ensino de História. A sala de aula, os currículos, os
manuais didáticos enquanto objeto de pesquisa. A importância do Ensino de História e do diálogo com os historiadores. O conceito de Educação Histórica. A elaboração do projeto de pesquisa em Ensino de História.

Tópicos especiais em Ensino de História: História, narrativa e construção do fato histórico (Módulo II)

Ementa: Narração, explicação e pesquisa histórica. A fronteira entre fato e ficção na teoria narrativa. A distinção entre fato e narrativa na teoria da história. Perspectivas fenomenológicas e narrativistas sobre o lugar da narratividade na experiência histórica. Metanarrativa, história universal e o problema da unidade do passado. O ensino de história no desenvolvimento da competência narrativa. A narratividade como componente interdisciplinar no ensino de história.

Estudos transversais em Ensino de História: gênero e sexualidades (MÓDULO III)

Ementa: Aspectos teórico-metodológicos de gênero enquanto categoria de análise; Da história das mulheres aos estudos de gênero; A categoria gênero nos estudos históricos, as relações na educação formal e suas aplicações no ensino de História; Interseccionalidades: gênero, classe, etnia, geração; Relações de gênero na escola; Ensino de História e formação de professoras/es.

Ensino de História Indígena: cidadania, ensino e direitos (MÓDULO I)

Ementa: História dos índios no Brasil sob perspectivas interdisciplinar; atuação das populações indígenas enquanto protagonistas nos contextos de colonização; construção do Estado nacional; indígenas e a história brasileira recente.

Estudos Transversais em Ensino de História: Trabalhadores e Movimentos Sociais (MÓDULO III)

Ementa: Perspectiva teórica de abordagem sobre movimentos sociais com foco nos movimentos territoriais de base. Trabalho precarizado, trabalho reprodutivo, transformação do cotidiano e luta pelo comum. Pensamento decolonial latino-americano (giro decolonial) a partir do campo modernidade/colonialidade. Pesquisa nos territórios
e o trabalho científico. Ensino de história (dos movimentos sociais): metodologias ativas, participativas e trabalho com projetos.

Ensino de História e Novas Tecnologias da Informação (MÓDULO II)

Ementa: O estudo teórico e prático de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) aplicadas ao ensino de História; desenvolvimento e utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, aplicativos (apps), produção de animações, editores de texto colaborativo, aplicativos, games, mapas interativos, ferramentas virtuais de interação e aprendizagem etc.; desenvolvimento de produto didático digital para a Educação Básica.

Estudos Transversais em Ensino de História: história e antropologia, encontros e desencontros (MÓDULO III)

Ementa: As possibilidades e a relação entre a Antropologia e a História: Temas, debates e conceitos. Estrutura e acontecimento. A perspectiva sincrônica e diacrônica no estudo cultural das sociedades. Etnohistória; Etnografia, relação história e memória; Estruturalismo e história; Cultura, estrutura e evento; História na longa duração; História Cultural.

Tópicos especiais em Ensino de História: As fontes documentais e o trabalho do professor-pesquisador (MÓDULO II)

Ementa: A prática docente aliada a prática de pesquisa. Professores/as pesquisadores/as, ensino de História e a comunidade escolar. O uso das fontes documentais em sala de aula. A diversidade tipológica das fontes documentais e a pesquisa histórica aliada ao ensino. Fontes históricas e princípios metodológicos. Projetos de pesquisa como
recurso didático no ensino de História.

Seminário de produtos

Ementa: A presente disciplina visa oferecer aos participantes do curso orientações de caráter geral na elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Para isso, serão abordadas temáticas referentes à escrita e a produção da história enquanto disciplina escolar, a elaboração de produtos de caráter educacional, materiais didáticos e pedagógicos que envolvam conhecimentos de história numa perspectiva interdisciplinar. As discussões travadas permitirão a elaboração e o aprimoramento de produtos educacionais voltados para o ensino de história e outras variantes.

Coordenação

Isabela de Albuquerque Rosado do Nascimento 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2907098125824197

Corpo docente

Bruno Augusto Dornelas Câmara: http://lattes.cnpq.br/0549419589287865

Bruno Uchoa Borgongino: http://lattes.cnpq.br/3760605243792543

Carlos André Silva de Moura: http://lattes.cnpq.br/7326008990043247

Igor Lapsky da Costa Francisco: http://lattes.cnpq.br/7110057916740242

Isabela de Albuquerque Rosado do Nascimento: http://lattes.cnpq.br/2907098125824197

Janaina Guimarães da Fonseca e Silva: http://lattes.cnpq.br/0745546503484382

Karina Moreira Ribeiro da Silva e Melo: http://lattes.cnpq.br/1575639818209549

Mariana Bruce Ganem Baptista: http://lattes.cnpq.br/4237440589021612

Ricardo José Lima Bezerra: http://lattes.cnpq.br/1048863908643260

Israel Ozanam de Sousa Cunha: http://lattes.cnpq.br/8823398571172462