Evento de Extensão: “VIII Semana do administrador: As contribuições da gestão para o desenvolvimento sustentável”

A Sead é um evento realizado desde 2012 pela Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro, organizado por docentes e discentes dos cursos de Administração e Logística em parceria com profissionais e instituições locais. A edição de 2019, que ocorreu de 8 a 12 de setembro, foi aprovada no Edital PFA – 01/2019 e organizada pelos docentes Bartira Amorim, Tiago Machado, Wanderberg Brandão, Miguel Ifadireó, Jailson Carneiro e Marcelo Amaral, além de 12 estudantes extensionistas do curso de Administração.

Ao longo dos anos, a Sead vem construindo um histórico que tem possibilitado a discussão de casos de sucesso e alternativas para a transformação da gestão na região, no tocante ao papel da Administração e seus atores. Nesta edição, a ideia foi de que o evento ganhasse proporções ainda maiores, acompanhando o crescimento do mercado profissional, os desafios apresentados pelas mudanças tecnológicas, assim como pelas relações governamentais e demandas comerciais existentes. Com o tema “AS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”, a proposta do evento foi levar a discussão e troca de experiências questões relativas a como o profissional de Administração poderia contribuir nesse processo. Além disso, compreender como devem ser as relações empresariais com segmentos estatais, regulatórios, e empresas privadas, considerando as questões ambientais, sociais e econômicas.

A programação foi a seguinte:

08/09 – “Desafio do Lixo”, no qual os participantes realizaram a ação de coletar resíduos na Serra do Cruzeiro, em Salgueiro;

09/09 – Palestra “DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A ADMINISTRAÇÃO COMO NOVO PILAR NA GERAÇÃO DE UMA NOVA RIQUEZA”;

10/09 – Palestra “APRESENTAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: O CASO DO PROGRAMA UNIVASF SUSTENTÁVEL”;

11/09 – Manhã: Visita técnica ao Sítio Benverde, na qual os participantes puderam acompanhar o processo de cultivo de alimentos sem agrotóxicos;

Tarde: Mostra Científica, na qual ocorreu a apresentação dos trabalhos aprovados no evento;

Noite: Mesa redonda intitulada “O QUE PODEMOS FAZER PARA TER UMA CIDADE MAIS SUSTENTÁVEL?”;

12/09 – Manhã: Ação social no Lar São Vicente de Paula, na qual foram distribuídas as doações arrecadadas nos demais dias de evento;

Tarde: três oficinas de formação complementar: “OPERAÇÕES NO MERCADO FINANCEIRO: OS PRIMEIROS PASSOS NA RENDA FIXA E VARIÁVEL”, “DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS E A LOGÍSTICA REVERSA” e “EXCEL PARA GESTÃO DE EMPRESAS”;

Noite: Palestra de encerramento “INOVAÇÃO EM PROJETO DE IMPACTO SUSTENTÁVEL”.

O evento teve cerca de 180 participantes, dentre eles pessoas de diversas esferas da sociedade: representantes do poder público, empresários, sociedade civil e estudantes, além de professores do próprio campus e outros campi/universidades.

Através dele, pôde haver uma aproximação dos participantes acerca da reflexão sobre a necessidade de pensamentos e atitudes mais sustentáveis, considerando o papel dos gestores na proposição de alternativas que podem ser desenvolvidas.