sexta-feira , 15 dezembro 2017
Últimas Notícias
Você está aqui: Capa : Institucional : História

História

A Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns foi criada pelo Dec. nº 1357 de 28/12/1966, pelo então Governador do Estado, Exmo. Sr. Dr. Paulo Guerra. Desde aquela época, o Campus Garanhuns, que ficou vinculada à Fundação de Ensino Superior de Pernambuco ­- FESP/PE – hoje Universidade de Pernambuco, foi autorizada pelo Conselho Estadual de Educação pela Resolução nº 10 de 24/05/1967.
Esta Unidade de Ensino iniciou suas atividades com os Cursos de Licenciatura Curta em Letras, Estudos Sociais, Ciências, História e Geografia, que foram reconhecidos através do Dec. Federal nº 79.243 de 10/02/1977. O Conselho Federal de Educação autorizou o inicio de suas atividades com o Concurso Vestibular em 1979, para os cursos de Licenciatura Plena em Letras – Habilitação em Português/Inglês, em Ciências – Habilitação em Biologia e Matemática, em História e em Geografia. Posteriormente, estes cursos foram reconhecidos através da Portaria Ministerial nº 1.019, publicada no DOU em 25/10/1990. Em 1993, a Universidade de Pernambuco autorizou a ampliação de suas atividades com a criação da Licenciatura em Pedagogia, curso reconhecido pela Portaria SE Nº 6828/02 de 02 de setembro de 2002.
Buscando seu espaço no atendimento à Determinação Governamental que estipula a obrigatoriedade de Curso Superior a partir de 2007, para professores da rede oficial que não possuam o Ensino Superior, a FFPG implantou, em 2000, o Programa Especial de Graduação em Pedagogia – PROGRAPE. Este curso foi autorizado pela Resolução Nº 028/99 de 30 de agosto de 1999 do Conselho Universitário – CONSUN/UPE e reconhecido pela Portaria SEDUC Nº 5933, de 17 de setembro de 2003 do Conselho Estadual de Educação.
Em julho de 2007, foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE e Conselho Universitário – CONSUN, a retirada do nome da Instituição: Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns, passando a se chamar Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns, tendo em vista a criação dos Cursos de Psicologia em Garanhuns, de Administração em Salgueiro – PE e por vincular a Garanhuns os Cursos de Sistema de Informação e Administração com Ênfase em Marketing da Moda em Caruaru – PE.
A Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns, situada à Rua Capitão Pedro Rodrigues, 105, compreende uma área equivalente a 27.979,50m2. Possui uma área construída de 3.691,04 m2, que abrange os prédios da Administração, Biblioteca, Laboratórios e Salas de Aula.
Nos últimos anos, o Campus Garanhuns passou por grandes transformações, com investimentos na qualificação no corpo Docente. Atualmente, 22% dos professores possuem título de Doutor, 50% título de Mestre, 8% estão realizando Cursos de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) e 20% são Especialistas.
Ao nível de Pós-Graduação, esta IES oferece e ministra Cursos Lato Sensudesde 1995, em Ensino nas áreas de Geografia, Matemática, História, Biologia e Línguas Portuguesa, Inglesa e Espanhola além de Planejamento e Gestão Escolar, Educação Física e Esportes (em parceria com a ESEF/UPE), Psicopedagogia, Gestão de Recursos Humanos e Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica, Parasitologia Clinica, Saúde Publica, Educação Especial, dentre outros. Esses cursos são oferecidos em sua sede e alguns deles oferecidos através de convênios nos municípios de Caruaru, Lajedo, Jataúba e Águas Belas.
A Escola de Aplicação Profª. Ivonita Alves Guerra, agregada a esta IES, foi criada pelo Dec. Estadual nº 1.836, de 30/01/1995, oferecendo, atualmente, o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries e o Ensino Médio.
É marcante a atuação do Campus Garanhuns em programas sociais, tais como o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA.
Visando a beneficiar os jovens carentes da região, a Instituição criou há 08 anos o Cursinho Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco – PREVUPE, tendo oferecido vagas anuais que variam de 600 a 1.100.
Com essas ações, entre outras, a UPE – Campus Garanhuns firma seu compromisso no Estado de Pernambuco na oferta de Educação de qualidade a sua população.

Deixe uma resposta