Linha de Pesquisa

Ensino Aprendizagem em Educação, Meio Ambiente e Saúde

Essa linha de pesquisa tem por objetivo consolidar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas relacionadas às temáticas de Educação, Meio Ambiente e Saúde. Essas podem ser investigadas em cada temática ou relacionadas entre si, todavia as referências devem se voltar, parcialmente, no processo de ensino-aprendizagem e, portanto, da formação. Essa perspectiva fortalece o processo de formação na dimensão humana e nas questões socioambientais. E para a formação, o uso do método (auto)biográfico por meio das narrativas de formação.

 

Diversidade e Ecologia

Reúne as produções em Biologia nas seguintes áreas: Biodiversidade nos ecossistemas; Ecologia do organismo, de populações, de comunidades e de paisagens; Evolução e Antropologia Biológica; Botânica Sistemática e Plantas de interesse medicinal; Zoologia dos Invertebrados e dos Cordados; Biologia Marinha; Bioecologia; Conservação ambiental; Diversidade e Patrimônio Genético. Poluição ambiental; Impactos Ambientais; Bioindicadores ambientais. Esses estudos visam à preservação da biodiversidade.

 

Biotecnologia aplicada à Saúde Humana e Animal

Congrega trabalhos desenvolvidos nas áreas de: avaliação de produtos naturais no combate a microrganismos de interesse médico humano e animal ou com alguma atividade biológica de interesse industrial, alimentar e ambiental; Genética de microrganismos causadores de infecções animais; Desenvolvimento de abordagens vacinais contra doenças negligenciadas; Nanotecnologia de fármacos; avaliação de compostos sintéticos com atividade antitumoral; bioquímica de microrganismos e enzimologia aplicada.