Malha Curricular – Cursos Pós Graduação

 

PROFESSOR TÍTULO (PhD, Dr, Msc, Esp.) IES VINCULADO  
Link para o Lattes
Bruno Augusto Dornelas Câmara Dr. UPE/Garanhuns http://lattes.cnpq.br/0549419589287865
Bruno Uchoa Borgongino Dr. UFPE http://lattes.cnpq.br/3760605243792543
Carlos André Silva de Moura Dr. UPE/Mata Norte http://lattes.cnpq.br/7326008990043247
Igor Lapsky da Costa Francisco Dr. UPE/Mata Norte  

http://lattes.cnpq.br/7110057916740242

Isabela de Albuquerque Rosado do Nascimento Dra. UPE/Garanhuns http://lattes.cnpq.br/2907098125824197

 

Israel Ozanam de Sousa Cunha Dr. Unicamp http://lattes.cnpq.br/8823398571172462

 

Janaina Guimarães da Fonseca e Silva Dra. UPE/Mata Norte http://lattes.cnpq.br/0745546503484382
Karina Moreira Ribeiro da Silva e Melo Dra. UPE/Garanhuns http://lattes.cnpq.br/1575639818209549

 

Mariana Bruce Ganem Baptista Dra. UFF http://lattes.cnpq.br/4237440589021612
Renan Marques Birro Dr. UPE/Mata Norte http://lattes.cnpq.br/7210350209508802
Ricardo José Lima Bezerra Dr. UPE/Garanhuns http://lattes.cnpq.br/1048863908643260
Thiago Alves Dias Dr. UPE/Petrolina http://lattes.cnpq.br/4789960762797571

 

 

 

EMENTAS

 

 

Nome da Disciplina Ensino de História da África e da Escravidão: identidades, memória e resistência (MÓDULO I) – Professor Dr. Bruno Câmara
Ementa: A África: geografia e paisagens. A África pré-colonial. Processo de colonização da África. O comércio de escravizados. Quilombos em África e nas Américas. Os africanos no Brasil. O Imperialismo e a descolonização. O ensino de História da África: para além dos debates sobre escravização. A História da África e da cultura Afro-Brasileira no ensino básico: livros didáticos e o desafio de implantação da lei 10639. Metodologias para o ensino de História da África: pensando programas e abordagens em sala de aula.

 

 

Nome da Disciplina Ensino de História Contemporânea e do Tempo Presente (MÓDULO I) – Professor Dr. Igor Lapsky
Ementa:

Discussões teóricas: campo da História do Tempo Presente. O mundo contemporâneo: da virada do século XIX para XX ao pós-guerra. História do Tempo Presente e o Brasil. História do Tempo Presente e a América. Traumas Coletivos e Ensino de História.

 

Nome da Disciplina Ensino de História Indígena: cidadania, ensino e direitos (MÓDULO I) – Professora Dra. Karina Melo
Ementa: História dos índios no Brasil sob perspectivas interdisciplinar; atuação das populações indígenas enquanto protagonistas nos contextos de colonização; construção do Estado nacional; indígenas e a história brasileira recente.

 

 

Nome da Disciplina Ensino de História Antiga e Medieval: perspectivas decoloniais (MÓDULO I) – Professor Dr. Bruno Uchoa
Ementa: Introdução às abordagens decoloniais na escrita e no ensino de História, com ênfase nas áreas de História Antiga e Medieval. Antiguidade, Medievo e a Ocidentalidade. Usos dos passados Antigo e Medieval no mundo e no Brasil contemporâneos. Questões de etnia, raça e gênero nos estudos decoloniais da Antiguidade e da Idade Média. Espaços afro-eurasiáticos de conexão: Mediterrâneo, Saara, Oceano Índico e Rotas da Seda.

 

 

 

 

Nome da Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Ensino de História (MÓDULO II) – Professora Dra. Isabela Albuquerque
Ementa: A pesquisa e o trabalho científico. Diferenças entre pesquisa em História, ensinar em História e pesquisa em Ensino de História. A sala de aula, os currículos, os

manuais didáticos enquanto objeto de pesquisa. A importância do Ensino de História e do diálogo com os historiadores. O conceito de Educação Histórica. A elaboração do projeto de pesquisa em Ensino de História.

 

 

Nome da Disciplina: Tópicos especiais em Ensino de História: As fontes documentais e o trabalho do professor-pesquisador (MÓDULO II) – Professor Dr. Thiago Dias
Ementa: A prática docente aliada a prática de pesquisa. Professores/as pesquisadores/as, ensino de História e a comunidade escolar. O uso das fontes documentais em sala de aula. A diversidade tipológica das fontes documentais e a pesquisa histórica aliada ao ensino. Fontes históricas e princípios metodológicos. Projetos de pesquisa como

recurso didático no ensino de História.

 

Nome da Disciplina: Tópicos especiais em Ensino de História: História, narrativa e construção do fato histórico (Módulo II) – Professor Dr. Israel Ozanam
Ementa: Narração, explicação e pesquisa histórica. A fronteira entre fato e ficção na teoria narrativa. A distinção entre fato e narrativa na teoria da história. Perspectivas

fenomenológicas e narrativistas sobre o lugar da narratividade na experiência histórica. Metanarrativa, história universal e o problema da unidade do passado. O ensino de história no desenvolvimento da competência narrativa. A narratividade como componente interdisciplinar no ensino de história.

 

Nome da Disciplina Ensino de História e Novas Tecnologias da Informação (MÓDULO II) – Professor Dr. Renan M Birro
Ementa: O estudo teórico e prático de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) aplicadas ao ensino de História; desenvolvimento e utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, aplicativos (apps), produção de animações, editores de texto colaborativo, aplicativos, games, mapas interativos, ferramentas virtuais de interação e aprendizagem etc.; desenvolvimento de produto didático digital para a Educação Básica.

 

 

Nome da Disciplina Estudos transversais em Ensino de História: gênero e sexualidades (MÓDULO III) – Professora Dra. Janaína Guimarães
Ementa: Aspectos teórico-metodológicos de gênero enquanto categoria de análise; Da história das mulheres aos estudos de gênero; A categoria gênero nos estudos históricos, as relações na educação formal e suas aplicações no ensino de História; Interseccionalidades: gênero, classe, etnia, geração; Relações de gênero na escola; Ensino de História e formação de professoras/es.

 

Nome da Disciplina Estudos Transversais em Ensino de História: história e antropologia, encontros e desencontros (MÓDULO III)  – Professor Dr. Ricardo J L Bezerra
Ementa: As possibilidades e a relação entre a Antropologia e a História: Temas, debates e conceitos. Estrutura e acontecimento. A perspectiva sincrônica e diacrônica no estudo cultural das sociedades. Etnohistória; Etnografia, relação história e memória; Estruturalismo e história; Cultura, estrutura e evento; História na longa duração; História Cultural.

 

Nome da Disciplina Estudos transversais em Ensino de História: identidade, religião e práticas religiosas (MÓDULO III) – Professor Dr. Carlos André Moura
Ementa: Debates sobre as religiões, as suas práticas e devoções; as relações das religiões e os trabalhos no Ensino de História; construção história e representações culturais em diferentes espaços e organizações socioculturais; formações das identidades e alteridades no ambiente escolar e na sociedade.

 

Nome da Disciplina Estudos Transversais em Ensino de História: Trabalhadores e Movimentos Sociais (MÓDULO III) – Professora Dra. Mariana Bruce
Ementa: Perspectiva teórica de abordagem sobre movimentos sociais com foco nos movimentos territoriais de base. Trabalho precarizado, trabalho reprodutivo, transformação do cotidiano e luta pelo comum. Pensamento decolonial latino-americano (giro decolonial) a partir do campo modernidade/colonialidade. Pesquisa nos territórios

e o trabalho científico. Ensino de história (dos movimentos sociais): metodologias ativas, participativas e trabalho com projetos.

 

Nome da Disciplina Seminário de produtos – Professor Dr. Bruno Câmara
Ementa: A presente disciplina visa oferecer aos participantes do curso orientações de caráter geral na elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Para isso, serão abordadas temáticas referentes à escrita e a produção da história enquanto disciplina escolar, a elaboração de produtos de caráter educacional, materiais didáticos e pedagógicos que envolvam conhecimentos de história numa perspectiva interdisciplinar. As discussões travadas permitirão a elaboração e o aprimoramento de produtos educacionais voltados para o ensino de história e outras variantes.

 

 

 

Deixe uma resposta