Parceria entre a UPE Campus Garanhuns e a empresa OnGold

A Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Garanhuns e a Empresa ONGOLD  Tecnologias Empresarias do Agreste setentrional de Pernambuco (https://ongoldtech.com/) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica com os Cursos de Computação para a execução de atividades de desenvolvimento e qualidade de software, área do conhecimento considerada fundamental para o planejamento, execução e entrega do produto de software aos seus clientes.

A ONGOLD com 20 anos de mercado tem seu foco direcionado para a inovação e desenvolvimento de ferramentas sólidas para construir com uma estrutura confiável onde a qualidade e a satisfação dos nossos clientes sejam alcançadas.

A ONGOLD busca manter a ética com todos os clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores, seguindo condutas e práticas que expressem comprometimento e responsabilidade com todos de forma transparente e com credibilidade.

Esta parceria foi iniciada através do professor Dr. Ivaldir de Farias Junior que conduziu uma experiência na disciplina de Verificação e Validação (Foco em Teste de Software/Sistemas) em 30 dias. Neste projeto, turma da disciplina foi dividida em 3 times e cada um ficou responsável por um conjunto de atividades. A empresa Ongold, montou um ambiente tecnológico para que o projeto acontecesse de forma remota, ou seja, todos os alunos estavam Home Office. Em seguida, todos os Alunos participaram de um workshop para entender a expectativa da empresa, quais ferramentas seriam utilizadas, bem como entender o produto de software a ser testado pelas equipes. Além disso, a empresa disponibilizou o coordenador de qualidade de software para gerir as equipes buscando atingir os objetivos estratégicos da empresa. Para este projeto, tínhamos uma comunicação diária utilizando grupo de WhatsApp, pasta compartilhada no drive, reuniões de report semanal e uma análise de progresso, bem como todas as ferramentas de apoio para a excução técnica (Trello, TestLink, Mantis, ERP Organizacional). O Professor Ivaldir executou o papel de gerente geral do projeto, acompanhando tudo o que ocorria no mesmo do início ao fim.  Vale salientar que este projeto não foi uma simulação e sim, um projeto real da empresa Ongold. Este projeto tinha cronograma a cumprir, atividades que impactavam diretamente o cliente caso ocorresse algo errado. Por este motivo, a cobrança, o grau de exigência, a expectativa do resultado com qualidade era como qualquer outro projeto real.

Ao final do projeto, conseguimos cumprir todo o escopo (executar todas as atividades que faziam parte do projeto) e geramos um relatório com todo acompanhamento apresentando os indicadores, as metas alcançadas, as lições aprendidas e sugestões de melhoria contínua.

Por fim, a empresa ONGOLD ficou satisfeita e já confirmou que iremos repetir a experiência no próximo semestre. Diante do resultado positivo, a ONGOLD premiou cada equipe com um certificado e um brinde para cada membro das equipes.

Segue alguns comentários dos alunos:

“A experiência foi ótima e muito válida, tanto como aprendizagem na vida acadêmica, como para formação profissional da área. Esse projeto me ajudou muito!”

“Aprendi um pouco mais sobre trabalho em equipe.”

 

“Aprendi a trabalhar mais em equipe e ter mais paciência com os outros no que tange a parte técnica.”

 

“Bom, foi uma experiência incrível, eu aprendi como funciona uma empresa de tecnologia. Aprendi como é uma reunião de equipe, a dividir as responsabilidades. No projeto também aprendi a utilizar algumas ferramentas interessantes. Além disso, tive a experiência de ser a líder da minha equipe.”

“Foi uma experiência muito boa, me fez gostar da área de teste de software, me fez ser mais comunicativo. Eu pretendo me engajar mais esta área.”

“Aprendi um pouco sobre o ritmo de trabalho. Essa experiência foi algo novo para mim. Eu ainda não tinha muita familiaridade com projetos reais e aprendi mais sobre as ferramentas que se usam no mercado para descrever e aplicar testes de software. Foi uma experiência que veio para melhorar as nossas próprias habilidades profissionais, além de conhecer um pouco sobre como funciona uma empresa de Tecnologia, desde o planejamento, execução e entrega das tarefas”.

“Eu aprendi a trabalhar com equipes distribuídas, trabalhar em projeto real, gestão de pessoas, distribuição de atividades, especificamente em projeto de testes, modelos de testes, ferramentas para auxílio de teste dês software.”