Projeto de Extensão – Coleta seletiva no campus Garanhuns: Um ato de sustentabilidade e solidariedade

O projeto de extensão “Coleta seletiva no campus Garanhuns: Um ato de sustentabilidade e solidariedade” foi aprovado com recurso pelo edital do PFA 01/2019, é coordenado pela docente Dra. Alissandra Trajano Nunes, com auxílio dos professores Petrúcio Amorim, Hiram  Falcão e Vera Lúcia Chalegre. Este projeto tem como objetivo transformar a UPE em uma referência de coleta seletiva do bairro e conta com a participação de 20 discentes dos cursos de Computação, Biologia, Geografia e Psicologia.

As principais dificuldades em conduzir o projeto são referentes à falta de investimento financeiro e disponibilidade dos alunos. Até o momento os recursos financeiros não foram disponibilizados pelo PFA, o que prejudica o avanço do projeto. Foi estabelecido um convênio com a prefeitura de Recife e é preciso uma parceria com coletores e empresas para que a coleta do lixo no campus aconteça. Quanto aos alunos, estes conseguem participar das reuniões do projeto e das visitas feitas em escolas, porém com dificuldade em relação ao transporte. Apesar disso, cada grupo está desempenhando suas funções de maneira satisfatória.

Os graduandos do curso de computação estão desenvolvendo um software e um aplicativo; Os de geografia estão fazendo um georreferenciamento e já realizaram um trabalho com os responsáveis por coletar os resíduos da UPE campus Garanhuns; Os alunos de Psicologia realizaram entrevistas com os mesmos; Os estudantes de Ciências Biológicas estão indo a escolas falar sobre conscientização ambiental.

Já foram colocadas em prática as ações educativas nas escolas e em breve haverão ações práticas no campus. São realizadas reuniões para discutir o tema do projeto. Foi conseguida aprovação na produção de cartilhas.

As ações extensionistas são avaliadas pelos professores coordenadores, não envolvendo o público-alvo no processo.