Projeto de Extensão: “Intervenção tecnológica como meio de prevenção das DSTs para adolescentes”

O projeto de extensão foi aprovado no edital de fluxo contínuo 02/2019 e coordenado pelo docente Hígor Monteiro, tendo como objetivo conscientizar adolescentes acerca de Doenças Sexualmente Transmissíveis por meio da aplicação de um quiz baseado nas principais dúvidas do grupo participante. Ele foi desenvolvido por quatro estudantes de Engenharia de Software, com a colaboração de dois estudantes de Medicina.

A coleta dos dados e a análise dos resultados foram feitas pela aplicação de um questionário com 10 itens envolvendo o conteúdo, onde o intuito foi identificar as principais dificuldades dos participantes acerca do assunto. Nesta etapa, 86 pessoas responderam.

A partir dos dados obtidos, os discentes procuraram sites de revistas e periódicos reconhecidos que abordassem os principais assuntos observados. Com o conteúdo desses sites foram produzidas 15 questões relacionadas à temática DSTs.

Depois disso, o aplicativo foi formulado com perguntas objetivas, inspirado no jogo “Show do Milhão”, onde o usuário poderia pedir ajuda através de recursos enquanto respondesse às questões. Além disso, logo após a escolha de uma das alternativas, seria informado se a resposta foi correta ou não e existiria uma pequena explicação do conteúdo abordado.
O último passo foi a apresentação da atividade para alunos de Engenharia de Software, onde 20 pessoas assistiram, totalizando 106 pessoas atingidas com o projeto.

Entende-se que o desenvolvimento do projeto permitiu a aplicação prática dos conhecimentos obtidos pelos discentes nas matérias cursadas na universidade, contribuindo com a experiência acadêmica e profissional dos mesmos. Além disso, a ação desenvolvida conseguiu proporcionar a orientação e a conscientização de forma lúdica, como foi planejado inicialmente.

Para trabalhos futuros, o DSTs Game pode ser utilizado para aplicação em salas de aula como ferramenta de ensino sobre as DSTs.