Projeto de Extensão – Laboratório Universitário Multidisciplinar e Comunitário de Parasitologia

O projeto de extensão “Laboratório Universitário Multidisciplinar e Comunitário de Parasitologia” foi aprovado com recurso pelo edital do Programa de Fortalecimento Acadêmico 01/2019, é coordenado pela docente Dra. Elisângela Ramos Castanha e conta com a participação de 45 discentes do curso de Medicina. Ele tem como público-alvo usuários e funcionários da rede pública de saúde.

Dentro do projeto são desenvolvidas atividades de educação e saúde com a comunidade assistida por postos de saúde, além de atividades de capacitação e educação com profissionais de saúde e interação dos alunos com a comunidade, com a produção de material educativo, levantamento epidemiológico e diagnóstico de enteroparasitoses. Percebe-se dificuldade de participação da comunidade na entrega de amostras e como resultado obtido foi encontrado um grande número de pessoas com parasitas.

A avaliação das ações extensionistas é feita através de relatórios produzidos pelos participantes e comentários feitos pela população atendida.