Professora e egresso do Curso de Administração da UPE Campus Salgueiro publicam artigo: “Problem-Based Learning (PBL) na Graduação em Administração da Universidade de Pernambuco”

O artigo conta com a autoria do egresso da UPE Campus Salgueiro, Esdras Hermeson Figueredo Neto, da Professora Josiete da Silva Mendes e da pesquisadora da Universidade Potiguar (UnP), Thaís Teles Firmino.
O artigo foi fruto do Projeto de Monitoria “A METODOLOGIA DE ENSINO PROBLEM-BASED LEARNING (PBL) NA ANÁLISE DO CENÁRIO SOCIOECONÔMICO PÓS MEDIDAS DE ISOLAMENTO DA PANDEMIA COVID-19”, que foi conduzido pelo monitor bolsista Esdras Hermeson Figueredo Neto, bem como originou o TCC do referido estudante, sob orientação da Profa. Ms. Josiete Mendes.

Resumo:

Em face da pandemia de COVID-19 e seus múltiplos impactos, cabe reflexão sobre o papel da Administração para a resolução de situações críticas gerenciais e o ensino-aprendizagem nesta área. Assim, este artigo teve como objetivo avaliar a aplicação da metodologia ativa de ensino Problem-Based Learning (PBL) no curso de bacharelado em Administração de uma universidade da zona rural de Pernambuco sob regime de ensino remoto. Para tanto, foram realizadas entrevistas, coletiva e individuais, com os discentes para coletar suas percepções, sendo os relatos submetidos à análise de conteúdo. Como resultados, destaca-se que o uso da ferramenta foi efetivo e teve relevância por fomentar espaços de aprendizagem em contextos reais, em particular no que se refere ao impacto socioeconômico às organizações em decorrência das medidas de distanciamento social para enfrentamento da disseminação do novo coronavírus, além de ter sua aplicação viável em modalidades presenciais, remotas ou híbridas. Complementarmente, os entrevistados destacaram a facilitação na compreensão das teorias, o desenvolvimento de habilidades de comunicação, pesquisa, autonomia e análise crítica, assim como a agregação dos conhecimentos à prática profissional e o aumento da atratividade e interesse em aprender os conteúdos quando conduzidos por meio da metodologia.

O artigo pode ser acessado através do link : http://seer.senacrs.com.br/index.php/RC/article/view/834