TCCs – Turma 2012

1 – O USO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autor: Alinne Priscila Rodrigues da Paz

Orientador: MÁRCIA FERNANDA LIMA

Resumo: Esta pesquisa aborda as principais contribuições da utilização de dispositivos móveis na modalidade de Educação a Distância, bem como o perfil dos tutores de duas instituições de ensino a distância do município de Garanhuns. A computação móvel surgiu da necessidade de se ter acesso à informação em qualquer lugar que estejamos sem a necessidade de ter um horário pré-estabelecido. O Mobile Learning ou aprendizagem móvel é uma forma de interagir utilizando os dispositivos móveis no processo de ensino-aprendizagem. Onde estes dispositivos podem se tornar grandes aliados no processo de aprendizagem dos alunos, pois possibilitam o acesso a inúmeras informações, além da comunicação dos alunos com a instituição de ensino, os tutores, trazendo mais interação para os mesmos. Os tutores desempenham um papel muito importante, pois esclarecem dúvidas que surgem dos alunos no decorrer do curso, além de supervisionar a aprendizagem dos alunos.

TCC – Versão Final 

2 – Pensamento Computacional na resolução de problemas aritméticos nos anos finais do ensino fundamental

Autor: CÉLIO ROBERTO DA SILVA

Orientação: Sônia R. Fortes da Silva

Resumo: Esse estudo visa analisar o ensino de problemas aritméticos de Matemática com uma sequência de ensino aplicada em ambiente computacional nos anos finais do ensino fundamental. Como campo teórico a investigação baseou-se na aprendizagem de conceitos aritméticos (Vergnaud, 1982) com artefatos computacionais (Forbellone&Eberspächer, 2005). Nessa caminhada optou-se por uma metodologia do tipo qualitativa (Melo, 2002), baseada numa sequência de ensino (Melo, 2002) para resolução de problemas dessa área em ambiente computacional. Neste processo, o computador foi utilizado para dar significação ao conceito da resolução dos problemas. As várias etapas da sequência de ensino foram elaboradas de uma forma que permita aos alunos construir seus próprios conceitos em relação ao assunto abordado. Considerou-se na aplicação das atividades, que o computador fosse utilizado pelos estudantes em momentos após a descrição da resolução do problema aritmético utilizando-se do conhecimento prévio do aluno. A sua utilização permitiu o surgimento do processo de ambientação, visualização, de aprofundamento do pensamento computacional, as hipóteses, as contestações e as validações. Constatou-se que a aplicação da sequência de ensino comprovou que num ambiente computacional de aprendizagem passa a ser mais expressiva, contextualizada e motivante para os discentes e também para os docentes.

TCC – Versão Final

3 – USO DE SOFTWARE PARA APOIAR O ENSINO DE MÚSICA NAS ESCOLAS: Um estudo preliminar

Autor: CLEVERTON ANDERSON DUARTE SILVA

ORIENTADOR(A): Prof. Ms. Rosângela Estevão Alves Falcão
CO-ORIENTADOR(A): Prof Dr. Sean Wolfgand Matsui Siqueira

Resumo: O uso das tecnologias de informação e comunicação está cada vez mais presente em nossa vida diária. O computador e todas as outras tecnologias a ele atrelados vêm desenvolver atividades que antes não seriam possíveis ou não haveria condições de realizar. Através da revisão literária sobre as áreas da computação educacional, música e computação musical, serão demonstradas as possibilidades de utilização de ferramentas computacionais para o ensino de música, agora obrigatório no ensino regular no Brasil. O presente trabalho busca, ainda que de forma preliminar, demonstrar a possibilidade de utilização de software como ferramenta educacional para o desenvolvimento do aprendizado do estudante como também o desenvolvimento de atividades dinâmicas e inovadoras para o professor.

TCC – Versão Final

4- VIRTUAL BOOK, UMA PROPOSTA DE SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE BIBLIOTECAS

Autor: CARLOS DIEGO PINHEIRO CAVALCANTI

ORIENTADOR(A): ADAUTO TRIGUEIRO DE ALMEIDA FILHO
CO-ORIENTADOR(A): ELTON RUBENS VIEIRA

Resumo: Este trabalho de conclusão de curso aborda sobre a especificação de um sistema de gerenciamento de bibliotecas para web. O Sistema foi denominado Virtual Book e foi projetado através de informações coletadas utilizando dois métodos, o primeiro utilizado foi o de questionário que foi aplicado com alunos de graduação da Universidade de Pernambuco campus Garanhuns e o outro método utilizado foi o da entrevista que foi realizada com a bibliotecária responsável pela biblioteca da referida instituição a fim de levantar requisitos para especificar o sistema. O Virtual Book tem o objetivo de especificar um modelo de sistema que facilite o gerenciamento da biblioteca e traga segurança nas informações facilitando o acesso dos usuários a informações das obras contidas no acervo da biblioteca. Neste trabalho foram desenvolvidos os requisitos necessários para a construção do sistema juntamente com a prototipação do Virtual Book. Foi construído um documento de requisitos, a modelagem foi desenvolvida utilizando a linguagem UML e a prototipação de alta fidelidade foi desenvolvida utilizando a linguagem HTML e CSS.

TCC – Versão Final 

5 – ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS DE REDES SOCIAIS E NOVAS POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autor: FÁBIO TAVARES ARRUDA

ORIENTADOR(A): HAROLDO JOSÉ COSTA DO AMARAL
CO-ORIENTADOR(A): PEDRO HENRIQUE DE BARROS FALCÃO

Resumo: Na sociedade do século XXI, o processo educativo tem necessitado de novas metodologias de ensino que venham a favorecer a interação entre alunos e professores. Assim, as redes sociais na web podem possibilitar meios que proporcionam a troca de conhecimento e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Nesta pesquisa foi realizada uma análise em duas redes sociais de uso geral mais populares, Facebook e Twitter, destacando ferramentas que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de alunos de nível fundamental e médio. Depois de realizada a análise nas duas redes sociais, foram construídos mapas conceituais dessas redes, esses instrumentos vão servir para que professores possam ter uma visão abrangente de como utilizar essas ferramentas na sua prática pedagógica. Após todos os procedimentos metodológicos utilizados, o pesquisador constatou que a rede social Facebook se adapta melhor ao uso no processo educativo. Com o intuito de incentivar os alunos na construção de conhecimento, além de poder usar uma ferramenta que o aluno já utiliza para entretenimento e utilizá-la para educação.

TCC – Versão Final  

6 – POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO DE COMPUTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Autor: FELLIPE ANCHIETA SILVA BARROS

Orientadora: Prof.ª Esp. Maria Fabiana da Silva Costa

Resumo:  A complexidade do mundo contemporâneo tem transformado as relações sociais, e por consequência, a dinâmica da educação no mundo todo. Pensar em educação atualmente envolve muitos critérios e ponderações, inúmeros aspectos devem ser levados em consideração na hora de formular, por exemplo, políticas públicas no âmbito da educação. Diante disso, este trabalho propõe analisar as políticas públicas educacionais vinculadas à área das tecnologias de informação e comunicação que é aqui justificado pela importância de se conhecer e aprofundar as atuais políticas vigentes para o ensino de computação; com isso tornando mais claro a diferença entre computação e informática, demonstrando suas importâncias e a real necessidade de serem implantadas no sistema em que se inserem. Para tanto, buscou-se também referências específicas sobre as atuais políticas públicas educacionais para o ensino de informática no Brasil, onde buscamos demonstrar a diferença entre o ensino de computação e o ensino de informática a fim de dar suporte à referida pesquisa teórica bibliográfica, com o intuito de contribuir para o entendimento da problemática que é a falta de políticas públicas para o ensino de computação no estado de Pernambuco.

TCC – Versão Final

 

7-  TECNOLOGIAS E SALA DE AULA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DOS ESTUDANTES DO PARFOR

Autor: GELMIRE PESSOA DE FARIAS FILHO

Orientadora: Márcia Fernanda de Lima

Resumo: No mundo globalizado no qual as crianças já nascem imersas nas tecnologias é imprescindível que os professores estejam capacitados para utilizar as mídias digitais na sala de aula, de modo a motivar os alunos a usar os apetrechos tecnológicos como um recurso facilitador do aprendizado. Este trabalho teve como objetivo investigar se o conhecimento sobre as tecnologias de informação e comunicação vivenciadas, no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, tem sido suficiente para suprir as necessidades pedagógicas. Para tanto, foi aplicado um questionário semidirigido à 38 professores em formação, matriculados em cinco turmas do PARFOR. Dezoito destes alunos estavam em fase inicial do curso e não haviam ainda participado das disciplinas que abordam o uso das tecnologias em sala de aula. No grupo que já havia cursado as disciplinas tecnológicas, verificamos que 25% dos alunos afirmaram não ter adquirido conhecimento suficiente para empregar essas ferramentas na prática pedagógica. Observamos ainda, um pequeno aumento no uso das tecnologias para fins pessoais e educacionais (72% – 75%). Porém, ficou evidente nas respostas dos questionários que ainda há indisponibilidade desses recursos em muitas instituições de ensino. Todos os discentes avaliados afirmaram perceber o quanto a tecnologia auxilia no aprendizado, apesar de 70% deles nunca terem feito nenhum curso anterior na área tecnológica. Percebe-se pelos dados coletados a necessidade de incentivar o uso das mídias digitais pelos professores em formação em seu cotidiano de trabalho.

TCC – versão Final 

8 – EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NA PERSPECTIVA DO DOCENTE: SAÍDAS E OBSTÁCULOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM COM ARTEFATOS COMPUTACIONAIS

Autor: GRACIELE SILVA DE OLIVEIRA

Orientadora: Profª. Drª Sônia Regina Fortes da Silva

Resumo:  O objetivo desse trabalho é investigar as experiências exitosas dos docentes com os artefatos computacionais no ensino-aprendizagem, tendo como campo de estudo uma escola estadual de referência no Ensino Fundamental e Médio, na cidade Garanhuns, agreste de Pernambuco. O estudo foi fundamentado em alguns teóricos da área de estudo, como: Moraes (1993), Valente (1993) e Kenski (1998). A metodologia baseou-se na pesquisa qualitativa exploratória, destacando o teórico Marconi e Lakatos (2008) na sua fundamentação. Utilizou-se como instrumento de pesquisa questionário, aplicado aos 6 participantes indicados da escola de estudo, dos quais 3 o responderam. Sua finalidade foi identificar e observar a utilização do artefato em sua prática pedagógica. Mediante a coleta de dados, realizou-se uma análise de conteúdo, como referência à Bardin (1988), visando envolver professores e os usos exitosos dos computadores no ensino em ambiente informatizado. Visou-se compreender a introdução das TIC na educação a partir da chegada dos computadores fixos e móveis na instituição de educação básica, na perspectiva dos docentes para o seu uso no ensino. Os resultados obtidos mostram que os docentes desejam utilizar os recursos tecnológicos em sala de aula. Entretanto, o uso das TIC ainda está distante do cotidiano da sala de aula, de ter cada aluno conectado a um computador ou ao seu netbook na realização de experiências em tempo real. Desta forma, foi possível concluir que o uso dos artefatos computacionais acontece muitas vezes ainda de forma experimental, decorrente dos saberes docentes para o uso e das condições de trabalho. As TIC ainda não estão incorporadas como suporte ao ensino-aprendizagem, precisando serem discutidas de forma a favorecer a construção do conhecimento na mediação mídias, educando e professor.

TCC – Versão Final 

9 – Demandas de Saberes Docentes com os Artefatos Computacionais no Ensino-Aprendizagem.

Autor: ORLEANE AMORIM DA SILVA

Orientadora: Profª Dra. Sônia Regina Fortes da Silva

Resumo: Este estudo objetivou analisar as demandas de saberes e conhecimentos docentes diante dos usos do artefato computacional com os alunos na docência, através do levantamento da literatura científica sobre os usos das tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem. O estudo fundamentou-se na literatura sobre saberes docentes (Tardif, 2008; Gauthier, 1998), sobre os programas nacionais de tecnologias educativas (Moraes, 2007) para discutir a chegada dos artefatos na escola. A metodologia foi baseada na pesquisa qualitativa bibliográfica, destacando os teóricos Marconi e Lakatos (2008) e Gil (1999). Mediante a construção dos dados, realizou-se uma análise para a compreensão das argumentações dos autores, buscando suas conexões de sentido e seus paradoxos para discutir os saberes e conhecimentos docentes aprendidos e demandados diante dos usos do artefato computacional com os alunos na docência. A pesquisa visou contribuir para o aprofundamento de estudos da pesquisadora na formação inicial da sua graduação, bem como, a socialização com escolas campo de estágio sobre a explicação da problemática, muitas vezes sentida e vivida, mas sem a compreensão do fato, trazida pela literatura científica.

TCC – Versão Final

10 – PLUG! REDE SOCIAL VOLTADA A EDUCAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

Autor: PAULO RICARDO BEZERRA DA SILVA

Orientador: Elton Rubens da Silva

Resumo: Com o avanço da tecnologia móvel, foi visto que as informações podem ser acessadas de qualquer lugar, sem a preocupação de limites geográficos. Diante disso foi feito um estudo abordando o uso de dispositivos móveis como ferramenta para educação, para auxiliar os professores em projetos pedagógicos nas suas atividades em sala de aula, e também sobre a utilização das redes sociais educacionais no processo de ensino-aprendizagem e ainda as melhorias que as mesmas oferecem aos alunos. Mas para a utilização desses tipos de ferramentas é necessário que às escolas que não concordam com uso dessas tecnologias em sala de aula, comecem a deixar a resistência em fazer uso delas, pois a cada dia que passa é crescente o uso das Tecnologias da Informação em sala de aula. Desta forma está sendo apresentado o projeto para a criação de uma rede social voltada a educação sendo a mesma, para dispositivos móveis: o Plug que é uma rede social educacional voltado para instituições de ensino, que promove o processo de aprendizagem colaborativa. Sendo assim, o sistema visa à colaboração entre alunos e professores, impulsionando a participação, que acontece através da troca de informações de forma objetiva e dinâmica. O objetivo do aplicativo é fazer com que o aluno salve tempo enquanto utilize o ambiente, fazendo o uso do Timer Saver. Com tudo haverá um incentivo para que ultrapassem as fronteiras da educação presencial, tornando uma educação aberta e colaborativa.

TCC – Versão Final

11-  UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DE COMPUTAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES E PROPOSTAS

Autor: RAPHAEL MATIAS DO NASCIMENTO

Orientador: HAROLDO JOSÉ DA COSTA AMARAL

Resumo:  Este trabalho tem como tema central a análise dos currículos de Computação, visando à proposição de um currículo de Computação para o ensino básico brasileiro, que pode ser visto como uma alternativa para os cidadãos se tornarem mais eficazes na resolução de problemas, além de desenvolverem raciocínio lógico e que não sejam apenas usuários da tecnologia, sejam desenvolvedores da mesma. Quanto à metodologia, trata-se de um mapeamento sistemático, a partir de uma pesquisa bibliográfica, que tem o foco em questões-guia que dão cobertura ao interesse da pesquisa. Partindo de questionamentos básicos, apoiados em teorias e hipóteses que interessam à pesquisa, e que, em seguida, oferecem amplo campo interrogativo. Este trabalho tentará mostrar a necessidade da criação de um currículo de Computação voltado à educação básica. Buscará apoio básico em pesquisas na Internet, artigos e livros na área, serão analisadas informações de dois currículos de Computação, o Model Curriculum for K-12 e o do Computing at School e a importância do ensino da Computação como ciência. Será abordada a velocidade com que a tecnologia avança e está cada vez mais integrada à vida dos cidadãos em todas as áreas sociais e principalmente no âmbito educacional. Almejando contribuir para a proposição de um currículo de Computação, visando um currículo pautado em competências, e a necessidade de sua implementação na educação básica.

TCC – Versão Final 

12 – MOODLE: Avaliação de Usabilidade da Criação de Cursos na Web

Autor: Roseane de Oliveira Martins
Orientador: Elton Rubens Vieira da Silva

Resumo: Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória a cerca da avaliação de usabilidade das ferramentas básicas do processo de criar, organizar e configurar cursos no MOODLE na Web. O objetivo geral da pesquisa é investigar as funcionalidades referentes à tarefa de criar, organizar e configurar cursos no MOODLE na Web através de um estudo de usabilidade. Para coleta de dados foi utilizado à aplicação de um questionário para avaliar a satisfação do usuário com relação ao sistema e as técnicas de avaliação de usabilidade Ensaio de Interação e Verbalização Simultânea para avaliar o desempenho das ferramentas tomadas para análise. Como forma de avaliar os problemas de interação encontrados foi usado o método de Avaliação Heurística. De acordo com os problemas de usabilidade identificados e classificados quanto ao seu grau de severidade na Avaliação Heurística foram sugeridas melhorias para sua interface através de wireframes com o objetivo de auxiliar o entendimento das sugestões propostas. As avaliações realizadas têm a intenção de provocar uma reflexão a respeito da usabilidade das tarefas tomadas para análise e fornecer subsídios para o seu aprimoramento.

TCC – Versão Final

13 – REUTILIZAÇÃO CRIATIVA COMPUTACIONAL

Autor: THYAGO VICTOR DE ANDRADE NOVAES

Orientador: Anselmo Lacerda Gomes

Resumo: Este trabalho tem como objetivo descrever a proposta de um projeto a ser aplicado em instituições de ensino, ONGs, empresas e centros comunitários interessados, onde qualquer pessoa poderá participar em uma prática de reutilização para peças de computadores. Este projeto surge como uma proposta para estas instituições de como conscientizar e sensibilizar os participantes, mostrando a eles como é possível reutilizar as peças do computador que serão descartadas e desta forma disseminar a ideia fazendo com que além do impacto do lixo eletrônico seja gradativamente menor no meio ambiente, possam também gerar uma renda extra com a venda de suas criações.

TCC – Versão Final 

14 – POSSIBILIDADES DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL DA APRENDIZAGEM EM INTERFACES FÓRUM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE

Autor: WALDIR COSMO DA SILVA

Orientadora: Profª. Ms. MARIA VITÓRIA RIBAS DE OLIVEIRA

Resumo: Este trabalho oferece contribuições acerca da avaliação processual/formativa da aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem – AVAs. Baseando-se nas possibilidades de interatividade que esses ambientes podem oferecer aos processos de comunicação em educação, entendendo-se que a avaliação processual/formativa pode se concretizar como uma prática coerente à realidade da EAD online. Objetivou-se investigar as possibilidades presentes nas interações decorridas em dois fóruns vivenciados em cursos de graduação em licenciatura oferecidos por uma universidade pública integrada ao Sistema UAB. Estabeleceram-se critérios para a investigação, os quais foram extraídos da literatura consultada e subsidiaram a pesquisa classificada como estudo de caso. Os resultados revelam que a prática da avaliação formativa pautada nos fundamentos da interação/interatividade ocorre de forma ainda minimizada em relação ao que é expresso pela teoria da área. Tal fato decorre ao constatar-se o baixo nível de interação entre os sujeitos participantes do fórum, o que acaba levando o docente/avaliador a apoiar-se apenas em características individuais para avaliar a aprendizagem de cada estudante, não podendo considerar o processo de construção coletiva do conhecimento suportado pela interface fórum. Há uma subutilização das ferramentas fomentadoras da interatividade nos AVAs. Diante da emergência das tecnologias digitais nas práticas educativas a distância e na sociedade de modo geral, cabe aos educadores de nosso tempo refletir sobre a adoção destas tecnologias em sua práxis como condição necessária para a concretização de uma educação, seja ela online ou não, que explore as potencialidades desses novos recursos, sendo coerente e crítica, e integrando-se às transformações em curso neste início de século.

TCC – Versão Final