TCCs – Turma 2013

1- SISTEMA PARA GERENCIAMENTO AUTOMATIZADO DE RECURSOS EDUCACIONAIS/PEDAGÓGICOS

Autor: GIVANILDO CORDEIRO SILVA

Orientador: ADAUTO TRIGUEIRO DE ALMEIDA FILHO

Resumo:  Neste trabalho é proposto o desenvolvimento de um sistema para automatizar o processo do controle de reservas de espaços físicos e equipamentos para a Universidade de Pernambuco Campus Garanhuns. Tendo como motivação proporcionar o acréscimo da produtividade e minimizar custos, essa ferramenta permite aperfeiçoar o gerenciamento de recursos educacionais/ pedagógicos, e
gerar relatórios detalhados de todas as reservas. Dessa forma, é possível proporcionar rapidez nos pedidos, e fornecer ao público alvo uma forma simples e fácil de acesso.

TCC – Versão Final

2 –  TECNOLOGIA ASSISTIVA: NOVOS HORIZONTES PARA INCLUSÃO DO ALUNO COM LIMITES MOTORES PARA A ESCRITA

Autor: ISLAEIDE DA SILVA SOBRAL

ORIENTADOR: SÔNIA REGINA FORTES DA SILVA
CO-ORIENTADOR: ANTÔNIO SPENCER H. JÚNIOR

Resumo: Em meio ao processo de inclusão, os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) motoras enfrentam dificuldades em desenvolver a aprendizagem da escrita, por falta de recursos que auxiliem nesse processo. Portanto, esta pesquisa teve por objetivo, realizar um levantamento das Tecnologias Assistivas (TA) disponíveis no mercado que possam ser aderidas pelas escolas de ensino regular, para auxiliar nesse processo. Recursos tecnológicos que promovem o desenvolvimento da escrita em alunos que, devido à necessidade motora, encontram-se limitados a desenvolver essa aprendizagem. Para tal estudo foi feito, além do levantamento das TA, uma relação destas com as variáveis da análise funcional do comportamento do aluno mediante a necessidade motora para a escrita. Desta forma, propondo assim, tecnologias que possam auxiliar o aluno de acordo com sua necessidade, além de promover a adaptação destes, em ambiente educacional regular, mediado pelo uso das tecnologias. Para a realização deste estudo adotou-se uma abordagem qualitativa exploratória, bibliográfica e documental, no intuito de chegar à natureza do problema, tentando abrir novos caminhos para que este seja resolvido por meio do uso das TA. Como apoio teórico, utilizouse os estudos de Galvão Filho (2009), Sartoretto (2010), Damasceno (2005), Manzini (2005), Bersch (2005), Schirmer (2005), Botelho et al (2010), Bonila (2005), Rose (2005), dentre outros. Os resultados demonstraram as Tecnologias Assistivas que se encontram disponíveis no mercado, podendo ser aderidas pelas escolas de ensino regular, relacionado-as com as variáveis da análise funcional do comportamento, promovendo assim, novos meios para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem da escrita do aluno com NEE motora.

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3 – O PAPEL DO GESTOR NA POTENCIALIZAÇÃO DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TDIC NA ESCOLA

Autor:  Wallyson Bezerra de Freitas

Orientadora: Sônia Regina Fortes da Silva

Resumo: O presente estudo objetivou analisar qual tem sido o papel do Gestor escolar na potencialização do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC no processo de ensino aprendizagem de suas respectivas escolas. Para tal percurso, buscou-se saber a trajetória das políticas nacionais de tecnologia educacional, perpassando pela sua origem até a sua contemporaneidade, especificamente nas escolas municipais de Garanhuns, observando as demandas da chegada dessas políticas nacionais e sua contextualização na chegada a essas escolas. Para isso buscou-se investigar a gestão escolar e os papeis dos gestores na implementação dessas políticas nas escolas, utilizando uma opção metodológica versada no método qualitativo (SANTOS 2005, RICHARDSON, 1999), através de uma entrevista semiestruturada (ROSA & ARNOLD, 2008), fundamentando uma pesquisa qualitativa exploratória (CERVO, BERVIAN & DA SILVA, 2007). Os dados tiveram como referência a análise de conteúdo de Bardin (1998), que permitiu compreender qual a visão que os gestores possuem em relação ao seu papel de implementar uma política de utilização das TDIC na escola, comparando com a visão do supervisor pedagógico da Secretaria de Educação de Garanhuns buscando encontrar possíveis soluções para as demandas necessárias para a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem das escolas. Por fim, propondo a construção de uma política de utilização das TDIC nas escolas, ofertando uma formação específica para os gestores na aplicação das TDIC na prática pedagógica de seus professores.

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4 – AVALIAÇÃO DE SOFTWARES EDUCATIVOS DE MATEMÁTICA DO PROGRAMA ALUNO CONECTADO.

Autor:  MARIA DO SOCORRO FALCÃO BERTO

Orientador: Profa Dra. Sônia Regina Fortes da Silva
Co-Orientador: Prof Ms. Cleiton Soares Martins

Resumo: O estudo realizado objetivou contribuir para os debates regionais sobre a avaliação de softwares, do Programa Aluno Conectado, propondo um protocolo avaliativo para os professores de Matemática, no ensino médio. Envolveu um mapeamento dos softwares de Matemática, da Empresa Educandus, caracterizando-os e analisando seu potencial para o ensino-aprendizagem. Para tal, de acordo com a metodologia, realizou-se leituras periódicas na literatura sobre softwares e investiu-se na investigação da política de chegada dos computadores e destes aos educandos e professores nas escolas públicas de Garanhuns, para compreender esse processo. Em seguida, mapeou-se os softwares e seus conteúdos, caracterizando-os e relacionando-os à proposta de matrizes Curriculares de Matemática para o Ensino Médio. Constatou-se na pesquisa que o Tablet/PC aliado aos softwares educativos, na disciplina de Matemática, pode tornar as aulas mais dinâmicas e pode possibilitar a assimilação dos conteúdos mais significativas para os discentes. Considerou-se que as avaliações da qualidade desses softwares revelaram-se importantes para promover a reflexão do docente de Matemática sobre esse conjunto de softwares disponíveis nos Tablets, sobre suas concepções pedagógicas e sobre os diversos aspectos envolvidos na utilização destes em sala de aula.

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5 – REDES SOCIAIS: INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO-CONHECIMENTO-MÍDIAS POR MEIO DO FACEBOOK PARA O ENSINO DE GEOMETRIA

Autor: WANESSA FERREIRA DE LIMA

Orientadora:  SÔNIA REGINA FORTES SILVA
Co-Orientador: PAULO SALGADO GOMES DE MATTOS NETO

Resumo:  Este trabalho apresenta um ambiente colaborativo construído a partir do Facebook para o ensino da Geometria, visando facilitar a aprendizagem dessa disciplina. Neste sentido, buscou-se contribuir para o ensino da Matemática utilizando o Facebook com fins educativos, como auxílio na interação docente-discente-conhecimento-mídias, nos anos intermediários da última etapa da educação básica. O estudo apresenta depoimentos e o desempenho dos alunos diante de suas notas e interação no ambiente, além, de apresentar a visão do professor e dos alunos diante te tal experiência. Os resultados mostram que o uso do ambiente colaborativo, a partir de recursos como vídeos, arquivos em texto, software e a comunicação entre estudantes e professor, ajuda no aprendizado dos alunos e na interação entre professor, aluno e conhecimento. Neste sentido, percebe-se que a dinâmica do ambiente pode proporcionar o compartilhamento de documentos e de conhecimentos, podendo proporcionar também futuras experiências de aprendizagem de colaboração e interação na educação básica.

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6 –  PROGAMING: UM JOGO DIGITAL PARA O AUXÍLIO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS BÁSICOS DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autor: LARISSA CATÃO TENÓRIO FALCÃO

Orientadora: EMANOEL FRANCISCO SPÓSITO BARREIROS
Co-Orientador: ERNANI MARTINS DOS SANTOS

Resumo:  O uso de jogos como material didático propiciam a utilização de diversas habilidades, além de motivar e incentivar a criatividade dos aprendizes. Apesar dessa demanda, muitos jovens deixam de cogitar uma carreira na área devido à falta de conhecimento dos princípios fundamentados pela Ciência da Computação. Este trabalho apresenta o Progaming, um jogo educativo para o auxílio à aprendizagem significativa de conceitos básicos de Lógica de Programação para Windows 8, tendo como público alvo alunos do ensino médio da educação básica. O software proposto tem como base pedagógica a Teoria da Aprendizagem Significativa e sua interface gráfica foi projetada baseada no guia de Modern Design da Microsoft e no Índice de diretrizes para a experiência do usuário em aplicativos da Windows Store. Os conteúdos foram baseados no Model Curriculum for K–12 Computer Science. Além de ter sido especificados seus requisitos, foram feitos protótipos de baixa fidelidade e a identidade visual do jogo. Algumas ferramentas de desenvolvimento de jogos também foram analisados.

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7 – JOGOS EDUCACIONAIS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS, COMO E QUANDO UTILIZA-LOS.

Autor: GUSTAVO BARRETO RESENDE

Orientadora: EMANOEL BARREIROS
Co-Orientador: LEONARDO SOARES

Resumo: No mundo atual os jogos têm utilizados não apenas como forma de entretenimento, mas sim como ferramentas educacionais, transmitindo conhecimentos e estimulando habilidades de seus usuários. Esses jogos tem se destacado nas ferramentas para dispositivos móveis por sua interatividade e mobilidade. Essas ferramentas vêm sendo utilizadas com intuito educacional com frequência ultimamente, abrindo assim novas oportunidades para o mercado de jogos educacional voltados a ferramentas móveis. Este trabalho pretende apresentar o resultado de uma pesquisa cujo método de pesquisa foi o mapeamento sistemático que se trata de uma pesquisa qualitativa, nesse trabalho a pesquisa realizada foi realizada manualmente pelo autor. Pretende-se que o trabalho identifique o uso dos jogos educacionais para dispositivos móveis como e quando serão ou foram utilizados com base em artigos extraídos de todas as versões do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBgames).

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8 –  PROPOSTA DE AMBIENTAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE COM BASE NA INTERFACE DO FACEBOOK PARA INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO-MIDIA-CONHECIMENTO

Autor: CHARLES JOHNY GOMES LEITE

Orientadora: Sônia Regina Fortes da Silva

Resumo: Este estudo visa contribuir para as discussões locais sobre o desenvolvimento de interfaces para cursos de EAD, elaborando proposições a partir da visão dos estudantes de EAD, dos cursos de Licenciatura em Letras e Ciências Biológicas da UPE, sobre a interatividade, a acessibilidade e conectividade. Para tal objetivo buscou-se investigar as interfaces da rede social Facebook e da plataforma Moodle com uma investigação pelo método qualitativo exploratório. Através de referenciais teóricos e entrevistas com os participantes constatou-se que estes reconhecem a interação nos ambientes estudados, mas sentem falta do uso da comunicação instantânea e dos compartilhamento de informações na ambientação atual de seus cursos, ou por não reconhecer o comando ou pela sua ausência.

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9 –  AVALIANDO PERSPECTIVAS DE INTERAÇÃO EM FUNCIONALIDADES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autor:  ADEILDO FELLIPE FERREIRA SANTOS

Orientador: Prof. Anselmo Lacerda Gomes.

Resumo:  Trata-se de um estudo sobre a avaliação de plataformas virtuais de aprendizagem que vem sendo utilizadas no ensino superior em diversas Universidades. Entre as que foram desenvolvidas pelas próprias Universidades e as que simplesmente apoiam os alunos em  cursos extras, voltados à promoção de conhecimento e cultura em diferentes áreas. Categorizadas como softwares livres, algumas ferramentas dessas plataformas estão como objeto da avaliação em foco, seguindo conceitos relevantes do ramo de Interação Humano-Computador (IHC) juntamente com propostas de aprendizagem apoiada por tecnologias. Promove-se também a criação de uma tabela, comparando as funcionalidades de cada AVA, para estabelecer a base do trabalho. Tendo como lócus desta pesquisa, profissionais do polo EaD da UPE – Garanhuns, o levantamento de dados por meio de um questionário passa a ser elementar, no sentido de diagnosticar quais necessidades funcionais ocorrem no ambiente que eles utilizam. Através das respostas obtidas e da análise de características dos AVA’s estudados, observou-se tais necessidades, assim como a sugestão de melhora e adaptação da plataforma do polo. Por fim, sobrevém a reflexão a respeito de quais ambientes se enquadrariam melhor se ajustados ao modelo de ensino à distância da UPE.

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10 – A REDE SOCIAL PINTEREST COMO PLATAFORMA DE SUPORTE À APRENDIZAGEM EM ZOOLOGIA

Autor:  JANE CRISTINA LOPES PIMENTEL

Orientação: Profª. Dra. SÔNIA REGINA FORTES DA SILVA
Co- Orientação: Profª. Dra. MARINA DE SÁ LEITÃO CÂMARA DE ARAÙJO

Resumo:O presente trabalho buscou analisar o potencial da Rede Social Pinterest para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de Ciências Biológicas, especificamente de Zoologia, no ensino superior. Trabalhou-se com a turma do 6º período de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, que abordou como passo inicial a pesquisa bibliográfica para conhecimento do potencial pedagógico das redes sociais da internet, bem como do Pinterest. Em seguida foi realizada uma pesquisa em campo, descritiva, utilizando nesse sentido, para a coleta de dados, um questionário a fim de analisar a percepção dos alunos e da professora, após utilizarem do ambiente colaborativo construído no Pinterest para o ensino de Zoologia. Os resultados revelaram a importância de combinar imagens, palavras, vídeos e outros meios a fim aprimorar o processo de ensino-aprendizagem em Zoologia. Apontou nesse sentido, a viabilidade de adoção da rede social Pinterest como espaço complementar para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de Zoologia. Dessa forma, o Pinterest pode ser considerado como ambiente colaborativo e interativo o qual pode favorecer as conexões entre aluno-aluno e aluno-professor para além da sala de aula, além de facilitar o compartilhamento, busca e organização de imagens/fotos em painéis, oferecendo assim, suporte à forte necessidade de imagens no ensino de Zoologia.

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11 – O USO DO FACEBOOK PELOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UPE.

Autor: VINÍCIUS CAVALCANTE BEZERRA

ORIENTADORA: Profa Dra. SONIA REGINA FORTES

CO-ORIENTADORA: Profa Ms. MARIA VITORIA RIBAS DE OLIVEIRA LIMA

Resumo: O presente trabalho tem como finalidade contribuir para o debate sobre o uso do Facebook, com pessoas que dos cursos de Licenciatura em Letras e Ciências Biológicas de EAD, para a construção do conhecimento. Esta rede social possui ferramentas que são capazes de manter a interação entre os estudantes, como também com os professores, na medida em que se usa a favor da aprendizagem. Tais ferramentas são capazes de integrar o estudante em um universo de informações colaborativas on-line, complementando EAD. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo exploratório, no qual buscou atender as expectativas do pesquisador através da observação, de conversas informais e de entrevistas com seu público alvo, sendo este formado por 32 participantes no chat e 25 entrevistados por Webconferência. Portanto, como várias pessoas na atualidade possuem conta ativa no Facebook, trazê-lo para o meio educacional à distância foi algo considerado fundamental pelos estudantes para a interação entre seus pares. Constatou-se que, mesmo sem o uso do Facebook integrar o projeto de Curso em EAD, seu uso é intenso e sistemático pelos estudantes.

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12 – AVALIAÇÃO DE INTERFACE: A APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO HEURÍSTICA DE NIELSEN NO LMS AMADEUS

Autor:  MICHEL DE SOUSA MIRANDA

ORIENTADORA: ARIANE NUNES RODRIGUES

Resumo: A pesquisa tem como objetivo avaliar a usabilidade das páginas do LMS Amadeus para ajudar na interação da prática docente sob a perspectiva da avaliação heurística de Nielsen. Para conduzir o método de avaliação heurística no Amadeus consideraram-se cinco atividades como (preparação, coleta de dados, interpretação, consolidação e relato dos resultados). Para aplicação da avaliação foram utilizadas as dez heurísticas definidas por Nielsen, obedecendo-se aos critérios de usabilidade apresentada por cada heurística. Para cada heurística violada no Amadeus, para as telas solicitadas, sugeriram-se recomendações de soluções de melhorias. A partir das recomendações foram desenvolvidos protótipos de interface considerando-se o grau de severidade atribuído a cada problema, principalmente o graus 3 e 4 por possuírem prioridade alta para reparação. Na fase de validação dos protótipos foi utilizado um questionário como instrumento de apoio a entrevista, com o objetivo de coletar opiniões dos docentes a respeito das melhorias de usabilidade propostas. Com base nos dados coletados, observou-se que a escala de concordância prevaleceu entre as opiniões dos docentes, principalmente quanto ao recurso de acessibilidade para fonte, a representação dos links, a apresentação da mensagem, a disponibilização do recurso ajuda, a inclusão do botão cancelar, o uso de ícones nos botões, posicionamento e, por fim, a mensagem alertando da ação realizada no sistema.

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