TCCs – Turma 2015.2

1- SISTEMA HIBRIDO INTELIGENTE NA PREVISÃO DE SERIES TEMPORAIS EDUCACIONAIS

Autor: ALISSON PEREIRA DA SILVA

ORIENTADOR: JOÃO FAUSTO LORENZATO

Resumo: O uso de series temporais tem sua importância dada possibilidade do monitoramento do comportamento de uma variável em determinado período de tempo. Essas series temporais vem prover as informações necessárias para que sejam feitas previsões de comportamento da variável observada. Uma previsão de serie temporal pode ser usada como um elemento de apoio num processo de tomada de decisões. Na educação, as previsões de series temporais podem mostrar aos órgãos gestores como e quando eles devem direcionar recursos para tentar obter um melhor desempenho de determinada instituição. Redes Neurais Artificias (RNA) são técnica uma que visa simular o comportamento de uma rede neural biológica, a fim de se resolver problemas de alta complexidade. Este trabalho faz uso de um sistema hibrido inteligente, composto por uma RNA, um algoritmo de otimização de parâmetros e modelos de combinação de previsores, aplicado à previsão de series temporais educacionais. As series educacionais usadas mostram a quantidade de pessoas, homens e mulheres, negras que concluíram o ensino superior em no mínimo quatro anos. Esses dados foram obtidos na base de dados do United States Census Bereau, atravé do seu website. Para efeito de comparação, foram usadas também series temporais de outras áreas, como por exemplo da área da aviação, serie temporal Airlines. Para a otimização dos pesos dos neurônios da RNA, é usado o algoritmo de otimização Particle Swarm Optimization (PSO). As diversas configurações de pesos geradas pelo PSO geram um conjunto de previsões. O desempenho de cada previsão é medido através do erro médio quadrático. Em seguida, para se obter a previsão final, faz-se uso de três modelos. No primeiro, é selecionada aquela previsão que obtém o melhor desempenho. No segundo, é usada a média de todas as previsões para cada elemento da série temporal final, a previsão. No terceiro, é selecionada a mediana de cada previsão para cada elemento de serie temporal final.

TCC – Versão Final

2-  PERFIL DOS CURSOS DE LICENCIATURAS EM COMPUTAÇÃO: ANÁLISE DE PROJETOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E TÉCNICO

Autor: ANDRÉ LUÍS SILVA GOUVEIA

Orientador: Prof. Dr. Andson Marreiros Balieiro.

Resumo: Os cursos de licenciaturas vêm, se mostrando em todos os momentos da própria evolução educacional, aspectos que podem condicionar a formulação das decisões que podem construir propostas que beneficiem os candidatos a ingressar em uma Instituição de Ensino Superior a tomar posicionamentos sobre qual curso candidatar-se. Os cursos de Licenciatura em Computação vêm se configurando como favoráveis, demonstrando que o perfil está relacionado a perspectivas até do mercado de trabalho, já que a área da informática demonstra constante evolução, proporcionando assim maiores viabilidades de proporcionar resultados positivos ao final do Curso. Através de uma análise em Projetos de Instituições de Ensino Superior, que mantém cursos de Licenciatura em Computação em diversas regiões do país, pode-se notar relevante participação pedagógica no desenvolvimento das estruturas dos cursos, perfazendo assim uma análise sobre o perfil dos egressos, como também dos educadores que ministram aulas nas instituições, verificando assim que o pensamento positivo sobre esta temática viabiliza uma evolução no processo de ensino e aprendizagem dos egressos, como também abre oportunidades de conflitar as propostas do mercado de trabalho com os conteúdos desenvolvidos no Curso.

TCC – Versão Final 

3- TRILHA DA ÁGUA: REDE SOCIAL EDUCACIONAL GAMIFICADA PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA

Autor: AUGUSTO CÉSAR FERREIRA DE MIRANDA OLIVEIRA

ORIENTADOR: EMANOEL FRANCISCO SPÓSITO BARREIROS

Resumo: Atualmente, não só o Brasil como o mundo vem passando por dificuldades em relação ao consumo da água, um dos bens naturais mais essenciais à vida. A população passa a consumir esse bem de forma descontrolada, gerando consequências ambientais, pois a natureza não consegue se regenerar a tempo de oferecer este recurso com maior abundância. Associado a este desafio de alertar e conscientizar a população sobre o consumo da água, escolas criam iniciativas para que estudantes desde as séries iniciais possuam pensamento crítico a respeito da sua preservação. Apoiar estas iniciativas através da associação de outros projetos se torna muito importante. Em meio a tal pensamento, esta pesquisa busca descrever o processo de desenvolvimento de uma rede social educacional atrelada a mecanismos de gamificação, que segundo os resultados presentes neste trabalho, foi capaz de engajar e motivar estudantes de Ensino Fundamental e Médio durante a conscientização do consumo consciente da água, através de uma perspectiva lúdica, onde os estudantes puderam interagir com seus amigos de escola compartilhando informações, fotos, vídeos e desafios completados com ênfase na economia de água.

TCC – Versão Final 

4- USO DA ROBÓTICA ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO NA ESCOLA EREM FERNANDO PESSOA DE MELO NO MUNICÍPIO DE QUIPAPÁ

Autor: ERIVELTE SOUZA DA SILVA

ORIENTADORA: Cristina Leite de Brito

Resumo: Com o constante avanço tecnológico presente em todas as áreas e com um olhar em especial para a educação formal, pretendemos buscar metodologias pensadas hoje na introdução da robótica para despertar nos estudantes o empenho necessário para alcance de níveis de conhecimento mais completos através da inserção da computação básica no seu cotidiano educacional a fim de fomentar dessa forma, um material a ser sistematizado de modo a trabalhar com a formação de profissionais para o uso das tecnologias enquanto recurso didático na escola. Nosso estudo estar relacionado a teoria e prática, buscando dialogar dando viés para o conhecimento da prática do pensamento computacional, para estudo metodológico, para a ação-reflexão e para o compromisso com a transformação educacional como desejamos. O foco será investigar o uso das tecnologias enquanto recurso didático esta proposta terá, então terá um olhar para o construcionismo defendido por Seymour Parpet. Buscando uma análise sobre a conexão coerente entre o uso das tecnologias e as novas propostas metodológicas para sala de aula, trazemos como resultado de nossa pesquisa o quanto a robótica vem a ampliar, auxiliando a construção de conceitos tratados na escola. Onde esta metodologia vem a motivar os alunos a querer aprender sempre mais, criando assim, um elo entre tecnologia e educação, propondo mais dinamismo para a construção de uma didática mais abrangente que possa dar uma nova perspectiva aos métodos existentes e que venha a influenciar nos meios educacionais de forma robusta e concisa no cotidiano tanto do aluno como do professor.

TCC – Versão Final

5-  SISTEMA HÍBRIDO PARA PREVISÃO DE SÉRIES TEMPORAIS EDUCACIONAIS

Autor: GUSTAVO HENRIQUE FERREIRA DE MIRANDA OLIVEIRA

ORIENTADOR: João Fausto Lorenzato de Oliveira

Resumo: A combinação de modelos de previsão tem sido uma estratégia utilizada na construção de sistemas híbridos que realizam previsão em séries temporais nas mais diversas áreas do conhecimento. O presente trabalho teve como objetivo a implementação de um modelo que combina a técnica de previsão linear, Autorregressivo (AR), a técnica de previsão não-linear Multilayer Perceptron (MLP) e o Algoritmo de Enxame de Partículas (PSO), para realizar previsões em séries temporais educacionais. Várias estratégias de combinação de previsões foram testadas visando aumentar a precisão das previsões, como: soma das previsões lineares e não-lineares, multiplicação das previsões por constantes lineares e a utilização do algoritmo BackPropagation. Para medir a qualidade das previsões geradas, foi utilizado a medida de desempenho de Erro Médio Quadrático (MSE). O modelo proposto realizou as melhores previsões em 6 dos 7 conjuntos de dados trabalhados.

TCC – Versão Final

6 –  EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM POSSÍVEL USO DAS TICS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ANGELIM-PE

Autor: HELLEN CAROLINA DA SILVA SANTOS

ORIENTADORA: SIRLENE VIEIRA DE SOUZA

Resumo: O objetivo deste estudo é compreender a concepção dos professores a respeito da inclusão de alunos com deficiência na sala regular de ensino e a colaboração das TIC’s para a aprendizagem em uma escola da rede pública da cidade de Angelim, fazendo uma análise do uso das tecnologias da informação e comunicação no contexto de inclusão e verificar as possibilidades do seu uso para a inclusão dessas crianças. Foi realizado um estudo de caso qualitativo, utilizando um questionário semiaberto com os professores, entrevista com a psicóloga da instituição, e uma observação não participante na sala de um aluno surdo durante a aula de português. Concluímos que os professores acreditam positivamente na inclusão, e que acham importante o uso da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem e em outros aspectos, destacando também a importância da formação continuada.

TCC – Versão Final

6 – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: USO DOS TABLETES NO ENSINO MÉDIO

Autor: JOÃO PAULO DA SILVA

ORIENTADOR: MARIA VITORIA RIBAS OLIVEIRA LIMA

Resumo:  O presente trabalho teve como objetivo analisar a utilização dos tabletes da rede pública do Estado pelos alunos e professores de uma determinada escola pública do município de Angelim, PE. Os aspectos analisados foram forma de distribuição, como, e para que utilizam e a conservação dos tabletes no ambiente escolar e averiguar a existência de capacitação e de formação continuada para os professores ao uso do equipamento e software. A pesquisa foi feita através de uma revisão bibliográfica e aplicação de questionário com alunos e professores. Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo.

TCC – Versão Final

7 –  UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA DE ESTUDOS SOBRE INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM NO CIBERESPAÇO

Autor: PAULO ANTÔNIO DOS SANTOS SILVA

ORIENTADORA: Maria Vitória Ribas De Oliveira Lima

Resumo: Com as constantes transformações ocorrendo na sociedade atual, o fluxo de trocas de informação consiste através dos meios de comunicação, tais meios de comunicação visam atender a sociedade cada vez mais exigente e implicam em profunda transformações nos seus vários setores. O meio mais utilizado para a comunicação dentro do nosso paradigma de sociedade emergente é o ciberespaço, seu maior agente a internet é a base do fluxo de informações e estímulos, colaborando para a socialização de informações a fim de construir uma identidade do usuário em relação ao conhecimento. Assim este trabalho tem como objetivo fornecer uma visão significativa dos estudos realizados sobre a utilização da internet como meio educativo, fornecendo evidências que tornam clara como o processo de aprendizagem e construção do conhecimento é definido neste ambiente cheio de possibilidades, através de uma revisão sistemática da literatura que visa investigar, coletar e analisar quais e quantos são os estudos que estão relacionados com a área dessa pesquisa a fim de fazer um levantamento de suas evidências.

TCC – Versão Final