TCCs – Turma 2019.1

1 – ESTUDO COMPARATIVO ENTRE TÉCNICAS DE PREVISÃO DE SÉRIES TEMPORAIS APLICADAS EM COTAÇÃO DE AÇÕES.

Autor: IRANDIR ONOFRE DE AMORIM

ORIENTADOR: Prof. Dr. Emanoel Francisco Spósito Barreiros
CO-ORIENTADOR: Prof. Dr. João Fausto Lorenzato de Oliveira

Resumo: O trabalho em questão faz um comparativo entre técnicas de previsão de séries temporais baseada na rede neural MultiLayer Perceptron (MLP). Cada técnica é usada como meio de aprendizado da rede neural, cada um desses métodos se diferencia na capacidade de busca e otimização no espaço de busca dos possíveis pesos do MLP, estas buscas são: busca local, busca global e busca global-local. Os algoritmos integrados com a rede neural criam 3 modelos. Estes são: o modelo 1 é o comum MLP + Gradiente de busca local; o modelo 2 é um híbrido Algoritmo genético + MLP de busca global; e o modelo 3 é um híbrido Algoritmo Genético + MLP + Gradiente de busca global-local. Os dados aplicados na comparação das técnicas foram dados de ações de empresas. Os resultados demonstram que os métodos híbridos possuem um melhor desempenho do que o modelo comum, em especial o modelo híbrido 3 possui a busca global-local obteve um melhor desempenho em relação aos outros modelos.

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2 – CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA FORMAÇÃO INICIAL DOS DISCENTES DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

Autor: MARCOS URYEL FELIX DE FARIAS

ORIENTADOR: Higor R. Monteiro Santos

Resumo:  A pesquisa apresentada neste trabalho busca investigar quais foram as contribuições profissionais e acadêmicas que o Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) proporcionou para a formação inicial dos discentes do curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Pernambuco (UPE) campus Garanhuns. A pesquisa adotou uma natureza exploratória e descritiva que usou como meios para alcançar seus objetivos a análise documental de relatórios e um instrumento de coleta de informações na forma de questionário semiestruturado. Teve como principais sujeitos envolvidos os bolsistas e os coordenadores do PIBID de Computação, que atuaram ao longo dos quatro anos de vigência do programa na UPE. Os resultados obtidos ressaltam como o PIBID pode influenciar e causar impactos positivos na formação inicial dos seus bolsistas, como também tem a capacidade de agregar visibilidade ao curso de Licenciatura em Computação e ao seu graduando. Nesse aspecto, esta pesquisa evidencia diversas contribuições do PIBID sob a ótica dos próprios bolsistas e coordenadores que participaram do programa, assim como os desafios que surgiram e possíveis soluções que foram propostas para o programa.

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3 – APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE JOGOS ELETRÔNICOS EDUCACIONAIS NO ENSINO MÉDIO

Autor: JOSÉ CARLOS FELIX BARBOSA

ORIENTADOR: Higor R. Monteiro Santos

Resumo:  É notório o crescimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) que vêm se adentrando cada vez mais nos espaços escolares, fomentando uma discussão em relação as novas práticas e métodos no processo de ensino e aprendizagem. E dentre essas novas práticas, se destaca os jogos eletrônicos educacionais para auxiliar na aprendizagem levando o contexto de jogos para sala de aula de forma lúdica dinâmica e inovadora. Utilizar e desenvolver jogos educacionais faz o aluno pensar computacionalmente de forma a desenvolver habilidades exigidas no mundo atual, tais como resolver problemas com criatividade, raciocínio lógico, formal e trabalho em equipe. Diante disso, este trabalho analisa a utilização e desenvolvimento de jogos eletrônicos educacionais e da gamificação numa disciplina de Matemática da Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra – UPE – Campus Garanhuns. Como principais resultados, destaca-se o desenvolvimento de quatro jogos educacionais para ensino de função e melhor engajamento da turma com relação a disciplina de matemática.

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4 – IMUNO-ONTO: Uma Ontologia Pautada nos Padrões da Web Semântica para o Domínio Imunobiológico

Autor:  MARIA RENAY BARBOSA

ORIENTADOR: Cleyton Mário de Oliveira Rodrigues
CO-ORIENTADOR: Jackson Raniel Florêncio da Silva

Resumo:  A área dos imunobiológicos (vacinas), contém um grande volume de informações na web, isto acaba dificultando o retorno de buscas com informações relevantes, como em outras áreas da saúde os sistemas e recursos tecnológicos que são desenvolvidos possui heterogeneidade dos dados, ou são seja, sistemas que não interagem entre si. Sendo assim foi desenvolvida a ontologia da Imuno-onto para o domínio imunobiológico. O objetivo da Imuno-Onto é servi como base de conhecimento, estruturada para consultar informamos sobre o esquema vacinal. A Imuno-Onto foi desenvolvida usando a metodologia Methontology e para complementar a metodologia foi usado o método Ontology 101. A ontologia foi construída seguindo o padrão da web semântica, desta forma se utilizou a ferramenta Protégé que faz uso da linguagem OWL. Para validação da ontologia foi utilizado o raciocinador HermiT que vem pré-instalado no protégé. Para uma melhor eficiência das buscas de informações sobre os imunobiológicos o uso de um modelo conceitual como as ontologias se fez necessária para organizar essas informações, desta forma a Imuno-Onto servira como suporte para formação de futuros profissionais ou profissionais já formados e para qualquer pessoa que busque pelas informações ou que tenham alguma dúvida sobre algum esquema de vacinal.

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5 –  UMA ABORDAGEM PRÁTICA COM ARDUINO E LÓGICA FUZZY NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MEDIDAS DE DISTÂNCIA

Autor: DOUGLAS ANDERSON DANTAS

Orientador: CLEYTON MÁRIO DE O. RODRIGUES

Resumo:  A inserção da plataforma Arduino para o ensino de disciplinas extracurriculares, demonstrando conceitos básicos de hardware e software, no aprendizado de ondas e medidas de distâncias, utilizando menor quantidades de recursos possíveis. Essa experiência de aprendizado de natureza básica, mostra a aplicação do Arduino como uma ferramenta didática, com resultados positivos em relação as aulas tradicionais, a metodologia utilizada foi acompanhada de uma breve história do início da robótica e apresentação de conceitos básicos, utilizando uma placa Arduino UNU, um sensor ultrassónico e um notebook, esse protótipo com o auxílio de outros periféricos proporcionou de forma clara e objetiva a relação teoria e prática, na construção do conhecimento, aos alunos do ensino fundamental, em especial oitavo e nono ano. O levantamento dos dados foi realizado de forma semi estruturado, onde o professor respondeu uma pesquisa relacionada ao experimento os alunos apresentaram os seus conhecimentos em um evento anual, demonstrando para um público local, na feira de ciência da escola Miguel Calado Borba, onde os mesmos apresentaram as experiências vivenciadas em sala de aula, e posteriormente no grupo escolar Pedro Alves da rocha. Arduino como uma ferramenta para auxiliar o ensino e aprendizagem, mostra uma forma realista ilustrando os conteúdos ministrados nas disciplinas de ciências e tecnologias em nosso cotidiano, tornando o aprendizado prático e rápido na construção do conhecimento.

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6 – LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS GARANHUNS: DESAFIOS E MELHORIAS NO CAMPO DE TRABALHO NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS

Autor: CÉLIA CRISTINA VILELA DA SILVA

ORIENTADOR: Prof. Dr. Ivaldir Honorio de Farias Junior

Resumo: Nos últimos anos, percebemos uma busca exaustiva pela formalização dos licenciados em computação nas instituições de ensino, uma vez que esse profissional possui um papel estratégico imprescindível no compartilhamento dos saberes computacionais na sociedade, bem como no fator da interdisciplinaridade e integração das tecnologias da informação e comunicação (TIC) sobre o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, apesar de importância social, o egresso de Licenciatura em Computação (LC) ainda possuí pouco espaço legalmente constituído para o profissional no contexto da Educação Básica no Brasil. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é identificar e buscar compreender os desafios e melhorias no campo de trabalho na perspectiva dos egressos de Licenciatura em Computação da Universidade de Pernambuco, campus Garanhuns. Nossa pesquisa é caráter exploratório, contendo uma análise qualitativa, com demonstrações de dados quantitativos das informações coletadas por meio da aplicação de um survey online, enviado para 91 egressos do campus Garanhuns, visando identificar a compreensão dos mesmos, para corroborar com a valorização e o reconhecimento do licenciado em computação na sociedade atual e salientar a relevância dos estudos com os egressos nas instituições de ensino superior (IES). Como resultados, verificamos que a predominância dos ex-alunos é do sexo masculino, nenhum dos participantes encontram-se desempregados e de modo geral satisfeitos com a área de atuação que exercem. Além disso, concluímos que há uma relação direta entre a satisfação a profissional do egresso com o seu interesse na formação de licenciado. Portanto, identificou-se que o curso de LC da Universidade de Pernambuco é visto de forma positiva pelos seus ex-alunos. As limitações enfrentadas para a realização desta foi com relação a comunicação e a localização dos licenciados. Como trabalhos futuros sugerimos a inserção e a implementação de um programa cujo objetivo seja acompanhar os egressos da Universidade de Pernambuco.

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