PROJETO DE EXTENSÃO: UPE NO COMBATE ÀS ARBOVIROSES

O projeto de extensão foi aprovado pelo Edital de Fluxo Contínuo 02/2019 e foi coordenado pelo docente Petrúcio Moraes, contando com a participação de 06 discentes do curso de Ciências Biológicas em sua organização. O objetivo da iniciativa foi desenvolver ações de prevenção, conscientização e proteção à saúde, bem como orientações coletivas de higiene e cuidados profiláticos a algumas enfermidades presentes no município de Garanhuns, como a dengue por exemplo. Os atuantes do projeto participaram do Núcleo Acadêmico de Educação e Saúde, criado pela Secretaria de Saúde de Garanhuns, visando integrar e inserir a diversos setores da sociedade a corresponsabilidade com as ações contínuas de prevenção e promoção à saúde. Portanto, trata-se de uma iniciativa conjunta de controle de enfermidades com a participação da sociedade.

A ação foi organizada em duas etapas, onde a primeira consistiu na criação de um grupo de trabalho com alunos da UPE campus Garanhuns, que foram capacitados para realizarem palestras nas escolas sobre orientações básicas de higiene, saneamento e os cuidados que a população deve ter no combate às arboviroses, que são são as doenças causadas pelos chamados arbovírus (dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela). Essa parte primária foi realizada no próprio auditório da universidade. Na segunda etapa, os alunos realizaram palestras nas escolas municipais, totalizando 04 palestras por escola e por grupo.

Ao final, aproximadamente 1000 estudantes da rede pública de ensino fundamental e médio foram contemplados pelo projeto. Ademais, os próprios acadêmicos palestrantes avaliaram o projeto como importante por tratar de assuntos pertinentes à saúde pública e para a contribuição das suas vivências como futuros professores.

Coautora da publicação: Letícia Sales, monitora da Coordenação de Extensão e Cultura da UPE Multicampi.