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Notícias - Universidade de Pernambuco

Projeto de professor do Campus Garanhuns tem aprovação e verba do CNPq

FOTO: Tiago Goes/Divulgação

Espécies de formigas da Mata Atlântica e da Caatinga terão a tolerância térmica máxima investigada em um estudo conduzido por um pesquisador da Universidade de Pernambuco com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) da UPE e do Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza (PPGETNO), recentemente associado à instituição, Xavier Arnan, do Campus Garanhuns, pretende identificar qual é a temperatura na qual os organismos morrem ou perdem a capacidade locomotora quando expostos a mudanças térmicas.

As formigas são componentes cruciais da maioria dos ecossistemas terrestres devido à sua grande abundância e diversidade de serviços ecossistêmicos que desempenham. O projeto visa caracterizar a tolerância térmica máxima das principais espécies deste inseto da Mata Atlântica e da Caatinga, assim como determinar a qualidade e vulnerabilidade dos principais serviços ecossistêmicos promovidos por formigas em relação a esses limites térmicos.

A pesquisa intitulada “Tolerância térmica fisiológica e sua relação com a qualidade e vulnerabilidade dos serviços ecossistêmicos promovidos por formigas na Mata Atlântica e Caatinga” pretende atuar nos principais ecossistemas terrestres mais ameaçados do Nordeste. Nesses locais, muitas espécies de plantas dependem das formigas, bem por protegê-las contra a herbivoria de outros insetos (serviço proteção) como por levar suas sementes para outras áreas (serviço dispersão).

A pesquisa também visa a formação de novos especialistas. A proposta é trabalhar com quatro estudantes de pós-graduação e seis de graduação do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UPE Garanhuns. “A formação destes recursos é de extrema importância, pois a região Nordeste ainda é carente de profissionais qualificados nas áreas de ecologia e biologia da conservação”, reforça o professor. Atualmente, a equipe de pesquisa do professor está formada por Geraldo Nascimento (estudante de mestrado), Allana Sabrina Freire e Carlos André Ferreira (estudantes de iniciação científica) e Talita Câmara (pesquisadora pós-doutoral), e espera-se a incorporação de outros estudantes de pós-graduação e graduação na equipe durante os próximos meses. 

O projeto será executado na Reserva Biológica de Pedra Talhada e no Parque Nacional do Catimbau. A REBIO Pedra Talhada ocupa uma área de 4,3 mil hectares, com uma temperatura média anual de 23-25º C e precipitação anual de 1250-1750 mm. Aproximadamente 103 espécies de formigas e mais de 800 espécies de plantas já foram identificadas neste trecho de Mata Atlântica. Já o PARNA Catimbau tem uma superfície de 62,3 mil ha com uma temperatura média anual de 25º C e precipitação anual entre 480 e 1.100 mm. Aproximadamente 100 espécies de formigas foram observadas no parque até agora.  

Nessas áreas serão amostradas as formigas e suas interações com as plantas. Para cada espécie de formiga, várias operárias serão recolhidas, e posteriormente no laboratório, colocadas em tubos de microcentrífuga dispostos em um aquecedor de banho seco, onde a temperatura será aumentada a cada três minutos e será registrada a temperatura em que se observou a perda de controle muscular ou morte. Cada espécie também será caraterizada com o tamanho do corpo e outros traços morfológicos, história evolutiva (analises moleculares) e uso de micro-habitat. Finalmente, experimentos serão realizados para determinar a eficiência dessas espécies de formigas nos serviços de proteção anti-herbivoria e dispersão de sementes.

O estudo será uma contribuição importante para a compreensão da relação entre a biologia térmica dos organismos e a qualidade e vulnerabilidade dos serviços ecossistêmicos oferecidos, assim como da capacidade de resposta da biodiversidade às ações humanas com importantes implicações no futuro da região e das florestas tropicais e fauna associada frente os novos cenários de mudanças climáticas.

O projeto também pretende utilizar recursos para confeccionar material informativo contendo os principais resultados do trabalho em linguagem acessível ao público (residentes e visitantes) e escolas do entorno das áreas de estudo. Também se pretende desenvolver projetos de extensão a partir dos tópicos da proposta a ser realizados na região. Catalão, o professor Xavier Arnan integra os quadros da Universidade de Pernambuco desde fevereiro deste ano. Ele obteve a aprovação do CNPq na chamada pública "Bolsas de Produtividade Tecnológica e Extensão Inovadora (DT)". 

 

UPE vai contratar 163 professores em seleção simplificada

A Universidade de Pernambuco (UPE) vai contratar 163 professores para reforçar seu quadro docente em 2021. O processo será por seleção simplificada, através da análise de currículos. Detalhes como período de inscrição e cursos disponíveis serão divulgados na próxima semana, com a publicação de edital.

O número de professores que ingressarão na UPE vai eliminar o déficit existente na universidade, segundo levantamento da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Os novos profissionais serão direcionados para 490 disciplinas que atualmente estavam sem titular.

O reforço vai começar a atuar no sistema híbrido (aulas remotas e presenciais) no dia 8 de fevereiro de 2021, quando o primeiro semestre letivo de 2020 será retomado, depois da interrupção provocada pela pandemia de Covid-19.

Conhecimento Solidário encerra primeira temporada com 116 vídeos produzidos

 

A suspensão das atividades acadêmicas presenciais por conta da pandemia de Covid-19 obrigou as instituições de ensino superior a buscar novas formas de integração da sua produção científica com a sociedade. A Universidade de Pernambuco (UPE) encontrou na produção de vídeos uma estratégia de “compartilhar saberes” durante a quarentena. O Projeto Conhecimento Solidário, iniciado em março, encerra o seu primeiro ano com biblioteca audiovisual disponível no canal da UPE no YouTube.

Ao todo, são 116 vídeos de curta duração (no máximo cinco minutos), trazendo dicas para enfrentar o impacto do coronavírus no cotidiano, com dicas de limpeza, exercícios, leituras, reflexões, como usar o tempo livre, entreter as crianças e saúde animal. A produção foi feita por professores e estudantes da UPE, tendo como equipamento básico de gravação seus próprios aparelhos celulares. Os vídeos que se enquadraram na proposta foram certificados pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).

Em nove meses, a comunidade acadêmica da UPE produziu 156 vídeos. Além dos 116 publicados, outros 27 encontram-se em processo de edição e 13 estão com pendências. Em relação ao modo de produção, 49 foram individuais, 8 em dupla e 59 em grupos maiores.

O playlist com todos os vídeos da primeira fase pode ser conferido clicando aqui. De acordo com o pró-reitor Luiz Alberto Rodrigues, “é uma seleção bastante eclética, indicando diferentes interesses da população”. Segundo ele, essas produções foram veiculadas em diversas redes sociais, além das oficiais da UPE, e os estudantes que participaram com voluntários para a divulgação. Ao todo, os vídeos tiveram até esta sexta-feira (11) mais de 2,5 mil visualizações. A segunda fase já foi iniciada.

Nota oficial sobre suspensão de atendimentos no Cisam

O Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), integrante do complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE), informa que a partir desta sexta-feira (11.12) suspende temporariamente o atendimento de casos não emergenciais e as cirurgias eletivas programadas. A decisão se deve à carência de profissionais de saúde que se afastaram do serviço na unidade por causa do Covid-19. O número de afastamento de profissionais nesta semana foi maior do que a capacidade de remanejamento. A reserva técnica atual é insuficiente para suprir a necessidade de 38 enfermeiros e 39 técnicos para recompor as escalas. A UPE recebeu autorização para contratação imediata da quantidade necessária de profissionais e o atendimento será restabelecido na próxima semana. Foi solicitado à Central de Regulação Leitos do Estado que não realize encaminhamentos de novos pacientes para o serviço. Vale ressaltar que o atendimento dos casos considerados de urgência está mantido.

Escola Politécnica teve pioneirismo no ensino da engenharia em Pernambuco

O Dia do Engenheiro é comemorado anualmente em 11 de dezembro. A data homenageia os profissionais responsáveis por desenhar, projetar e concretizar construções. Eles são responsáveis por realizar projetos de forma lógica, prática e observando as regras e normas técnicas e de segurança.

A profissão foi regulamentada no Brasil através do decreto 23.569, de 1933, que também criou o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e os Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura, responsáveis pela fiscalização da profissão.

Vinte anos antes da regulamentação da profissão no país, o sonho de um grupo de professores do Ginásio Pernambucano resultou na criação da Escola Politécnica de Pernambuco. Ela surgiu em 1912 para desenvolver, no estado, o ensino das ciências matemáticas, físicas, químicas e naturais e os conhecimentos técnicos indispensáveis à pro­fissão de engenheiro. 

A Poli, como é conhecida, incorporou-se em 1966 à Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (Fesp). Passou a integrar a Universidade de Pernambuco (UPE) a partir de 1990, com a criação oficial desta instituição de ensino superior.

O curso de Bacharelado em Engenharia Civil da UPE é oferecido no Campus Benfica. Tem duração de cinco anos, ou seja, 10 semestres, com carga horária total de 3.915 horas.

Ao longo de mais de um século de existência, a Poli criou outros cursos de engenharia. São oferecidas graduações em Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia  Elétrica Eletrônica, Engenharia Elétrica Eletrotécnica, Engenharia Elétrica telecomunicações, Engenharia Mecânica e Física de Materiais. Na pós-graduação, há especializações em Engenharia da Computação, Engenharia de Sistemas, Engenharia Civil e Tecnologia da Energia.