1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
21 de março, Dia Internacional contra a Discriminação Racial - Universidade de Pernambuco

21 de março, Dia Internacional contra a Discriminação Racial

 

Publicado em 21/03/2023

 

O Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial é celebrado em 21 de março, para reconhecer a batalha e as conquistas de direitos sociais para a população negra. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao Massacre de Sharpeville, que ocorreu na África do Sul em 1966 e deixou 69 vítimas fatais. 


Diariamente, corpos negros são assassinados, crianças são impedidas de entrarem na sala de aula por serem do candomblé, meninos são obrigados a passar a máquina no cabelo porque não têm o direito de ver os seus cachos crescerem, entre tantos outros exemplos de violência e opressão historicamente registrados.


É preciso nos movimentarmos contra essas práticas de violência e aniquilamento dos corpos negros, contra a demonização das culturas afro-diaspórica e o silenciamento de epistemologias gestadas por mentes pretas. Por isso, se faz necessário um engajamento das escolas, das universidades, dos movimentos sociais, da imprensa, dos coletivos para uma reeducação étnico-racial. Precisamos nos deixar afetar-se pelos saberes dos outros e transformar cada experiência em novas possibilidades de abordagens e emergência de novas histórias.
Portanto, este data é cara e necessária ao campo da Educação, principalmente em nosso país, onde a lógica colonial ainda impõe uma série de dificuldades e resiste em reconhecer outras existências, sobretudo, quando esses corpos são pretos. 

Texto colaborativo: Prof. Dr. Mário Ribeiro dos Santos, docente da UPE – Campus Mata Norte.