Resgatando Sorrisos da UPE gera bons resultados

Nos dias 05, 06 e 07 de julho foi realizada, no município de Garanhuns, a 8° edição do Programa de Extensão Universitária Resgatando Sorrisos. O programa é coordenado pela professora Sandra Moraes da Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco (Fop/UPE) e tem por objetivo ações de promoção, prevenção e reabilitação da saúde bucal no estado de Pernambuco. O Reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão, prestigiou a ação, acompanhou os trabalhos e foi o motivador para que a ação acontecesse na cidade.

A equipe do projeto contou com cerca de 80 pessoas, entre professores, pós-graduandos, acadêmicos, técnicos em prótese dentária e voluntários. Este ano, o programa beneficiou as áreas da prótese dentária, prevenção ao câncer bucal e tratamento da cárie, além de atendimentos a pacientes com necessidades especiais e seus cuidadores. Uma novidade nesta edição foi a parceria com o curso de medicina da UPE em Garanhuns, onde a população pôde ser examinada e orientada quanto aos cuidados preventivos ao câncer de pele.

“A nossa ideia é que o projeto faça parte do calendário da UPE e que rode todo o estado beneficiando a população carente de cada cidade atendida. É muito gratificante para a universidade oferecer um serviço com caráter social, seja na saúde ou qualquer área de atuação acadêmica”, destaca o reitor da Universidade.

A ação foi distribuída em polos, onde a equipe da prótese dentária, atendeu os pacientes na Gerência Regional de Educação (GRE-Garanhuns), a equipe da dentística (restaurações) beneficiou os alunos na faixa etária entre 10 e 17 anos da Escola Estadual São Cristóvão, onde o atendimento foi realizado em unidades móveis. As equipes de combate ao câncer bucal e câncer de pele montaram seus toldos de campanha, no centro da cidade e na CEAGA. Já os pacientes com necessidades especiais foram atendidos no Centro de Atendimento Educacional Especializado - Lions Clube. 

Estiveram presentes na atividade, a diretora da Faculdade de Odontologia da UPE (Fop), professora Mônica Pontes, a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Cátia Guerra, a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Maria Alves, a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Adriana da Fonte, e a Dra. Anna Emília Guerra do Hospital Lessa de Andrade (PE).  

Outros professores da UPE estão envolvidos no projeto: Belmiro Vasconcelos, Marianne Carvalho, Márcia Silveira, Sandra Vieira, Mônica Heimer e Ana Cristina Monteiro.