Aniversário da UPE com muitos motivos para comemorar

Os 27 anos da Universidade de Pernambuco (UPE) foram comemorados, na manhã de ontem (12/06), em solenidade no auditório Prof. Clélio Lemos da Faculdade de Ciências da Administração (Fcap) da instituição e contou com a presença da comunidade acadêmica e de convidados.

Para marcar a data, a Universidade promoveu uma programação especial. A abertura do evento foi feita pelo Reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão, que fez, em seu discurso, uma retrospectiva da instituição com seus avanços e conquistas, ressaltando a participação das pessoas que a compõem. “É com grande satisfação que comemoramos mais um aniversário da nossa UPE. E tudo que temos conquistado é fruto de compromisso e trabalho em equipe. O meu agradecimento a todos da comunidade acadêmica pelo empenho e dedicação diária e ao Governo do Estado que tem atendido as nossas demandas com muita disponibilidade e atenção”, destacou.

Em seguida a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, representando o Governador Paulo Câmara na ocasião, falou sobre a importância da UPE para o Estado. “Esta Universidade é um patrimônio público importante e temos todo o cuidado em preservá-la. Quero parabenizar ao Prof. Pedro pelo esforço com que vem trabalhando para  tornar a UPE mais fortalecida na pesquisa, extensão e inovação”, frisou. 

Após os discursos, foi outorgado o título de professor emérito ao professor da UPE: José Roberto de Almeida, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para o desenvolvimento da Universidade. A Dra. Leila Beltrão falou algumas palavras sobre o homenageado.

Em agradecimento a outorga, o professor, agora emérito, fez uma fala onde relatou sobre a sua trajetória de vida até chegar à medicina e agradeceu a homenagem. “Agradeço a todos por esse momento especial. Devemos ter humildade e amor pela profissão que escolhemos. Estou muito feliz”, disse.

Na sequência, a Vice-Reitora e a Pró-Reitora de Desenvolvimento de Pessoas, as professoras Socorro Cavalcanti e Vera Gregório, respectivamente, entregaram o termo de posse aos novos servidores da UPE.

Logo após este momento, o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Luiz Alberto Rodrigues, apresentou as publicações referentes ao edital Edupe 01/2017 que contemplou 21 propostas de livros (impressos e e-books) nas variadas áreas do conhecimento.

O evento foi encerrado com o tradicional corte do bolo.

DEDICAÇÃO EXCLUSIVA – Durante o evento, a UPE anunciou a normatização da dedicação exclusiva de professores. O decreto do governador Paulo Câmara, publicado no Diário Oficial, transforma a dedicação exclusiva do cargo de professor do grupo ocupacional magistério superior em regime de trabalho, regulamentando a Lei Complementar no 349, que trata do assunto.

NOVOS CURSOS - Ainda para marcar o aniversário, foi anunciada a criação de dois novos cursos de graduação, mantendo a política de estado de interiorizar a educação superior. O campus de Palmares, na Zona da Mata, oferecerá o curso de administração, com 50 vagas, e o de Garanhuns, no Agreste, o de engenharia de software, com 30 vagas.

Outra novidade é a ampliação de 20 vagas na Universidade para o próximo ano, totalizando 3.480. Metade das vagas é preenchida pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA), que terá as inscrições abertas na próxima semana, e outra metade pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

CONCURSO PARA ADVOGADO – Foi assinado durante o evento o edital do concurso para advogado da UPE pela secretária de Administração do Estado, Marília Simas.