ProJovem Urbano - Recife iniciou formação de professores ontem (11/07)

Começou ontem (11/07), o curso de formação para os candidatos aprovados na primeira etapa do processo seletivo do Programa Nacional de Inclusão de Jovens do Recife (ProJovem Urbano). O evento aconteceu no auditório Clélio Lemos da Faculdade de Ciências da Administração e Direito da Universidade de Pernambuco (Fcap/UPE).

Os profissionais, selecionados para os cargos de professor, educador de participação cidadã, educador de qualificação profissional, educador para acompanhamento do acolhimento às crianças e tradutor e intérprete de libras, que atuarão no programa lotaram o auditório.

Representando o Reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão, o diretor do Instituto de Apoio a Universidade de Pernambuco (Iaupe), Prof. RobertoSantos, enfatizou o desafio e a relevância do ProJovem, bem como a inestimável participação dos professores presentes ao evento, visando resgatar a estima e a confiança dos jovens participantes do projeto.

Já o coordenador geral do ProJovem Urbano – Recife, Bruno Oliveira, focou as dificuldades superadas para chegar àquele momento inicial da formação dos professores, convocando o empenho de todos os presentes a fim de combater a evasão e resgatar a esperança dos jovens, contribuindo para que os mesmos reúnam as condições necessárias para ingressar no mercado de trabalho.

Estiveram, ainda, presentes no encontro o Gerente Técnico do Iaupe, Prof. Ricardo Lima, o Coordenador-Geral do Programa de Línguas e Informática da UPE (Prolinfo), Prof. Carlos Silva, e o Coordenador do curso Pré-vestibular da UPE (Prevupe), Prof. Carlos Ubirajara,.

O PROJETO – fruto de convênio firmado entre a Prefeitura do Recife e a UPE, interveniado pelo Iaupe, é voltado a quem deseja concluir o Ensino Fundamental e obter um certificado profissionalizante para se inserir no mercado de trabalho, o projeto oferece 3.200 vagas para jovens de 18 a 29 anos, distribuídas em 46 escolas da rede municipal de ensino do Recife.

A formação dura um ano e meio, com aulas de segunda a sexta, das 18h às 22h. Além de cursar as disciplinas do Ensino Fundamental o programa oferece qualificação profissional, certificada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O programa é federal, operacionalizado pelo MEC com contrapartida da Prefeitura do Recife, o que proporciona ao mesmo um largo alcance social. O ProJovem Urbano - Recife caracteriza-se, atualmente, como o maior do país em operação.

Com informações do Iaupe.