Estudantes de Direito da UPE assistem a apresentação sobre a PGE-PE

O procurador-geral-adjunto do Estado de Pernambuco, Ernani Medicis, e cinco procuradores representando as Procuradorias especializadas e o Centro de Estudos Jurídicos dedicaram a tarde desta quinta-feira (13/9) à apresentação da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) para estudantes de Direito. O evento foi realizado no Auditório Elias Lapenda Sobrinho, reunindo 60 alunos da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Foi a quarta vez desde 2015 que a PGE-PE realizou a apresentação, que tem o objetivo de propiciar aos estudantes o conhecimento acerca das funções e atribuições da instituição, aproximando a Procuradoria do mundo acadêmico. Ernani Medicis iniciou a exposição fazendo um panorama geral sobre a instituição, suas subdivisões e a atuação dos procuradores no trabalho de representação judicial do Estado, consultoria jurídica e cobrança da dívida ativa, entre outros, além da atuação dos setores de Corregedoria e Ouvidoria.

Em seguida, o procurador-chefe da Procuradoria do Contencioso, Antiógenes Viana, detalhou o trabalho da especializada responsável pela defesa judicial do Estado. Depois foi a vez do procurador-chefe da Procuradoria da Fazenda Estadual, Leonardo Freire, falar sobre a atuação dos procuradores no campo do direito tributário. Posteriormente, a procuradora-chefe-adjunta da Procuradoria Consultiva Mariana Varejão expôs o trabalho da especializada na consultoria jurídica à administração pública.

O procurador Marcelo Casseb, que trouxe as turmas em que leciona na UPE para assistir à apresentação, mostrou o funcionamento da Procuradoria de Apoio Jurídico-Legislativo ao Governador. Por fim, o procurador Paulo Rosenblatt falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Centro de Estudos Jurídicos, unidade a qual coordena e que é responsável pela programação de seminários e cursos, publicação da revista jurídica e gestão do estágio em Direito.

Para a estudante Carolina da Fonte, do 3º período na UPE, “eventos como esse são muito importantes principalmente no início do curso para ter uma noção sobre possíveis carreiras, possíveis oportunidades”. “Achei a exposição bem didática e o fato de ter profissionais de várias áreas da Procuradoria deu uma visão global da instituição”, acrescentou.

Já Daniel Lapa, também do 3º período na UPE, salientou que nesse momento do curso ainda estão numa fase muito teórica, mas logo vão começar a lidar com a prática  do direito. “Então é importante a gente vir conhecer uma instituição como a PGE, para ter idéia de como funciona, as opões que podemos ter de estágio e futuro profissional”, afirmou.

Na opinião do professor Alexandre Bartilotti, da UPE, a “PGE-PE premia os estudantes de direito de todo o Estado de Pernambuco, proporcionando uma experiência única de conhecerem toda a estrutura da procuradoria, bem como a troca de experiência sobre o trabalho dos procuradores no exercício da advocacia púbica”. “Foi uma experiência ímpar que precisa ser vivenciada por todos os acadêmicos de Direito”, avaliou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PGE-PE.