1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Canal UPE nas Redes no YouTube lança vídeo sobre atividades físicas para diabéticos - Universidade de Pernambuco

Canal UPE nas Redes no YouTube lança vídeo sobre atividades físicas para diabéticos

Pessoas com diabetes podem realizar exercícios de flexibilidade em casa. Esta é a proposta do novo vídeo disponibilizado no canal UPE na Redes no YouTube. O objetivo é melhorar o controle glicêmico por meio da prescrição de atividades físicas baseadas em evidências científicas.

Em oito minutos, a acadêmica do curso de bacharelado em Educação Física Nathália Barbosa, sob a orientação da professora Denise Vancea, dá orientações para diabéticos se exercitarem em segurança no ambiente doméstico, sem o risco de exposição externa ao coronavírus.

A produção integra o programa Doce Vida da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade de Pernambuco. Criado em 2010, trata-se da única ação universitária no Norte/Nordeste que atende diabéticos com o objetivo de controlar as taxas glicéricas por meio do exercício físico supervisionado.

O programa de exercício físico supervisionado para diabéticos faz parte do Grupo de Pesquisa Exercício Físico e Doenças Crônicas não Transmissíveis/ESEF/UPE, que já atendeu mais de 200 diabéticos da Região Metropolitana do Recife.

Desde a sua criação, o Doce Vida já apresentou mais de 50 trabalhos nos Congressos da Sociedade Brasileira de Diabetes. O programa de extensão da ESEF é coordenado pela professora Denise Vancea.

O vídeo “Exercícios de flexibilidade em casa para diabéticos” foi aprovado no edital Movimente-se lançado em março pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UPE. O objetivo é incentivar a produção de vídeos e podcasts que tenham como tema a divulgação dos benefícios da atividade física na promoção da saúde e da qualidade de vida. 

As produções podem ser avulsas ou episódios de séries. O objetivo é ampliar e potencializar, em estudantes, conhecimentos sobre comportamentos saudáveis e atividades físicas orientadas por meio remoto.

Podem participar do programa Movimente-se docentes, discentes de graduação ou de pós-graduação, servidores técnico-administrativos e parceiros externos à UPE. As propostas deverão ser submetidas em formulário disponibilizado pela PROEC no link: https://forms.gle/gRsdJgYTtvEeNxtB9.