1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Estudantes de Física de Materiais abrem Startup para Setor Hospitalar com Financiamento aprovada na FACEPE - Universidade de Pernambuco

Estudantes de Física de Materiais abrem Startup para Setor Hospitalar com Financiamento aprovada na FACEPE

 

 Publicado em 17/05/23

 

Os discentes do curso de Física de Materiais (Fismat) da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE), Elyson Ramos, Giovani Braz,Heitor Costa, Isabella Nascimento e Vinícius Leal tiveram financiamento aprovado em edital Pró-Startup da FACEPE para abertura de uma Startup do setor Health-Tech, a Particle Play.

A ideia de iniciar uma Startup atuante no setor hospitalar surgiu como resposta ao Primeiro Desafio de Inovação Aberta da UPE, o INOVA UPE, em parceria com o Hospital das Clínicas (HC) da UFPE, do qual o grupo foi o primeiro colocado.

Durante o desafio, que ocorreu em dezembro de 2022, o Núcleo de Inovação do Hospital das Clínicas apresentou o problema enfrentado por hospitais devido à contaminação e propagação de germes multidroga resistentes, e sua busca por soluções inovadoras. Após análise científica do problema, a equipe de estudantes Fismat propôs como solução o desenvolvimento de uma câmara de radiação ultravioleta do tipo C (UV-C). A finalidade é desinfectar ampolas de medicamentos, garantindo a integridade do rótulo e mantendo as propriedades dos fármacos, além de reduzir o tempo de trabalho dos profissionais de saúde em processos manuais de higienização.

Na atualidade, uma quantia considerável desses medicamentos é descartada por perda de informações sensíveis no frasco, que em sua maioria são fármacos empregados no tratamento de pacientes com câncer em estado avançado, ou que apresentam algum tipo de doença autoimune. As perdas econômicas e sociais são preocupantes. Para otimização do processo de desinfecção é fundamental identificar a dose ideal de radiação necessária para inativar os micro-organismos nas superfícies. O equipamento em desenvolvimento além de aumentar a eficácia da desinfecção, tornará o processo mais controlado e seguro tanto para pacientes como para a equipe hospitalar. 

O projeto tem sido desenvolvido no Robolab Fismat, Laboratório de Robótica e Biônica do curso de Física de Materiais. As atividades do laboratório concentram-se na construção de robôs, prototipação e impressão 3D, automação comercial e industrial, desenvolvimento de próteses e medição de performance humana.