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Estudantes de Física de Materiais Publicam Artigo na Revista Científica Campus Party sobre o Desenvolvimento de Experimentos Portáteis com Impressão 3D - Universidade de Pernambuco

Estudantes de Física de Materiais Publicam Artigo na Revista Científica Campus Party sobre o Desenvolvimento de Experimentos Portáteis com Impressão 3D

Publicado em 01/06/2023

 

Em abril de 2023 foi publicado o artigo científico intitulado "XNELL 3D – Impressão 3D em Experimento Portátil da Lei de Snell" na Revista Científica Campus Party. O trabalho foi desenvolvido por Diogo Lacerda, estudante de Bacharelado em Física de Materiais, Igor Oliveira, graduado em Física de Materiais (FisMat) da UPE, e os professores pesquisadores do curso André L. M. Vilela e Gilvânia L. S. Vilela.

O trabalho consistiu em aplicar a tecnologia de impressão 3D na elaboração de um experimento da Lei Snell portátil, de usabilidade intuitiva e de baixo custo, com o objetivo de ampliar o acesso à experimentos científicos no ensino de Física e Engenharia, e promover uma cultura científica entre jovens aprendizes. O Xnell 3D proporciona, ainda, importantes ganhos psicopedagógicos, como melhor compreensão do conteúdo abordado, uma vez que os estudantes compreendem os conceitos por conta própria, exercitando a reflexão científica por meio de reforços visuais, auditivos, táteis, cinestésicos e sociais.

A ideia de produzir kits de experimentos portáteis de Física teve início com o HomeLab Fismat (http://fis.mat.br/noticias/03-marco-2021.html), surgiu durante a crise sanitária mundial da COVID-19 que impossibilitou o acesso e o uso de laboratórios de ensino durante um período expressivo de tempo. Em uma ação liderada pela professora Gilvânia Vilela, com apoio do Laboratório de Robótica e Biônica do Centro de Desenvolvimento de Inovações do curso de Física de Materiais (Robolab Fismat), nasceu o projeto HomeLab Fismat. A fabricação do dispositivo de experimentação – Xnell 3D – dispensou a necessidade de infraestrutura laboratorial especializada, e a robustez das peças impressas proporcionou um alinhamento adequado dos componentes ópticos, bem como o uso imediato em experimentação física.

Muito além das respostas à pandemia da COVID-19, os experimentos portáteis 3D produzidos no curso de Física de Materiais se mostraram uma forma simples e eficiente de enfrentar a complexidade do aprendizado de ciências, ampliando o acesso a experimentos científicos e promovendo processos ativos de aprendizagem. A impressão 3D se mostrou um elemento facilitador para a criação em escala de produtos especializados para uso científico e pedagógico, catalisando a execução de atividades experimentais alternativas. 

O projeto continua avançando e está aberto para parcerias com o objetivo de ampliar seus impactos no ensino de ciências no Brasil e no exterior. 

Leia o artigo em: Revista Campus Party, 2a. Ed., 2023.