1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Facepe celebra 30 anos olhando para o futuro - Universidade de Pernambuco

Facepe celebra 30 anos olhando para o futuro

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) comemorou os seus 30 anos de atividades, nesta terça-feira (03.12), em evento na sede da entidade. A comemoração reuniu antigos e atuais membros da instituição,  importantes nomes da comunidade científica, a vice-governadora Luciana Santos e os secretários estaduais de Ciência Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, e de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, além dos ex-secretários estaduais de Ciência e Tecnologia, Lúcia Melo e Anderson Stevens. A celebração marcou também o anúncio de novas iniciativas, a revista digital Inovação & Desenvolvimento e o edital Tecnova II.

O reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão, representando os reitores das universidades pernambucanas, parabenizou a instituição e os avanços conquistados através da ciência.Pernambuco está de parabéns por conseguir manter os investimentos na ciência ao contrário do desmonte que vem acontecendo no nosso país. Parabéns à Facepe e aos cientistas do nosso Estado, que lutam incansavelmente pelo desenvolvimento científico, destacou.

Ciente da responsabilidade de manter vivo o legado da Facepe, o presidente Fernando Jucá destacou que a missão da instituição segue sendo a de gerar benefício para o povo por meio da pesquisa e desenvolvimento científico: “É uma alegria muito grande dar continuidade ao trabalho tão bem feito pelos meus antecessores. A Facepe está de portas abertas para a sociedade, visando gerar desenvolvimento econômico e social de todo o investimento aplicado em ciência e tecnologia”, afirmou.

Um dos responsáveis pelo processo atual de valorização da instituição, o secretário Aluísio Lessa destacou o impacto positivo que possuem as iniciativas da Facepe. “Aqui, foram desenvolvidas soluções pioneiras para o Brasil, como o combate às arboviroses. Recentemente, diante do desastre ambiental do óleo que assola as praias do Nordeste, a instituição entrou em ação para minimizar os danos ao meio ambiente e à população. São 30 anos de muitas vitórias e avanços científicos”, comentou.

Em tempos onde o Governo Federal tem atacado a ciência, a tecnologia e a inovação, a vice-governadora Luciana Santos ressaltou o quanto a democracia é importante para a área. “A democracia é necessária para a ciência. Ela se afirma mais como uma necessidade histórica quando se tem os bens da democracia. E a Facepe é a demonstração cabal disso. Ela só existiu a partir do momento de redemocratização do país, quando Miguel Arraes decidiu fundá-la”, concluiu.

Revista digital e edital Tecnova II - As comemorações também reservaram espaço para o lançamento da revista digital Inovação & Desenvolvimento, que será publicada com trabalhos e pesquisas da Facepe a cada quatro meses. E o edital Tecnova II, em parceria com Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), para o desenvolvimento de novos produtos por parte de empresas de inovação.

Fonte e fotos: Ascom Secti.