1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Núcleo de Articulação e Atenção Integral à Saúde e Cidadania do Idoso (Naisci) do Huoc promove curso de férias sobre gerontologia - Universidade de Pernambuco

Núcleo de Articulação e Atenção Integral à Saúde e Cidadania do Idoso (Naisci) do Huoc promove curso de férias sobre gerontologia

A coordenação do Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento Humano na Perspectiva da Totalidade Social (GEEHPTS) do Núcleo de Articulação e Atenção Integral à Saúde e Cidadania do Idoso (Naisci), promoverá no mês de julho de 2020 um curso de férias sobre a proposta da Gerontologia Social Crítica, estudada e defendida pelo grupo desde a sua criação em 2010. As 30 vagas serão destinadas a estudantes matriculados no 8º período da graduação em Serviço Social (a matrícula deve ser comprovada) e assistentes sociais em programas de Residência em Saúde no estado de Pernambuco que primeiro se inscreverem pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., desde que cumpram e comprovem os critérios pré-estabelecidos. O período das inscrições será de 22 a 26 de Junho de 2020, prazo que pode ser reduzido quando houver o total preenchimento das vagas.

O curso tem como principal objetivo promover reflexão e discussão sobre: o envelhecimento humano na perspectiva da totalidade social, considerando questões emergentes a partir da transição demográfica brasileira e seu impacto na agenda da Política de Seguridade Social; a velhice enquanto produção social na sociedade moderna, a sociedade do fetiche; a tragédia do envelhecimento, vivenciada por grande parte da população que configura o segmento idoso, como expressão da questão social; e os mitos e pré-conceitos, bem como, eufemismos e a (pseudo) valorização da velhice, tão presentes no cotidiano profissional (tudo está carregado de ideologia).

O curso contará com 14 encontros, com 3 horas/aula (cada um), das 15 às 18 horas, agendados para os dias: 01 (aula inaugural), 03, 06, 08, 10, 13, 15, 17, 20, 22, 24, 27, 29, 31 (aula de encerramento), fazendo, portanto o total de 42 horas/aula. A declaração de conclusão do curso será emitida pela Educação Permanente do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e pelo Naisci, ao participante que compor, pelo menos, 75% da carga horária total, ou seja, 10 encontros, dando conta das atividades de cada aula. 

Com relação aos procedimentos metodológicos, todo projeto será desenvolvido na modalidade online, pelo jitsi meet. Diariamente, dez minutos antes do início da aula o link será enviado. As aulas, com duração de 3 horas, acontecerão nessa dinâmica: das 15 às 16 horas será feita a exposição do professor; das 16 às 17 horas, será o período destinado ao debate; das 17 às 18 horas, período destinado ao exercício que deverá ser enviado até às 18 horas, ao email do curso.

O conteúdo programático abrange o seguinte temário: Os caminhos do SUS e a proteção à velhice em tempos de pandemia/COVID-19; Clássicos sobre a Velhice: Simone de Beauvoir; Guita Debert e Eneida Haddad; O método científico em Marx; O Projeto Ético-Político do SSO e a transversalidade com a proposta da Gerontologia Social Crítica; Fundamentos e a instrumentalidade do Serviço Social e a Gerontologia Social; Conservadorismo, Neoliberalismo e Serviço Social; Lutas e Conquistas de Direitos dos Velhos trabalhadores e o desmonte na atualidade; A pesquisa no campo da Gerontologia e a pós-graduação stricto sensu; Atenção à Saúde da Pessoa Idosa em tempos de Pandemia/COVID19 I; Atenção à Saúde da Pessoa Idosa em tempos de Pandemia/COVID19 II; Atenção à Saúde da Pessoa Idosa em tempos de Pandemia/COVID19 III; Violência contra a Pessoa Idosa e mecanismos de Enfrentamento: A experiência do “Decifrar para Enfrentar”; GEEHPTS – 10 ANOS; A Importância expansão da Universidade Aberta à Pessoa Idosa no Brasil.

Estão confirmadas as presenças dos professores: Ma. Karla Maria Bandeira (UPE), Profª Dra. Maria Augusta Tavares (UFPB), Profa. Dra. Raquel Soares (UFPE), Profa. Dra. Solange Maria Teixeira (UFPI), Prof. Dr. Ivo Tonet (UFAL), Dra. Sálvea de Oliveira Campelo e Paiva (GEEHPTS/UPE), Dra. Erlenia Sobral (UECE), Dra. Suellen Bezerra Alves Keller (TJRS), Ma. Jonorete de Carvalho Benedito (GEEHPTS), Ma. Fernanda Tavares Arruda (UFPB), Ma. Jéssica Alline de Melo e Silva (GEEHPTS – Unibra), AS Ana Maria Gomes dos Santos (HUOC-UPE/HGV), Ma. Sémares Genuino Vieira (GEEHPTS), AS Priscylla de Freitas Cavalcante (GEEHPTS), AS Fabíola Laporte Alencar, Profa. Dra. Nanci Soares (UNESP-Franca).

A coordenação do curso é dos professores: Sálvea de Oliveira Campelo e Paiva, Jonorete de Carvalho Benedito, Jéssica Alline de Melo e Silva, Sémares Genuino Vieira, Fernanda Tavares Arruda, Ana Maria Gomes dos Santos, Priscylla de Freitas Cavalcante e Fabíola Laporte Alencar.

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.