1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
PROCAPE/UPE realiza primeiro transplante de coração - Universidade de Pernambuco

PROCAPE/UPE realiza primeiro transplante de coração

 
 
Referência no tratamento a cardiopatias, o Pronto-Socorro Cardiológico da Universidade de Pernambuco (PROCAPE/UPE) realizou com sucesso, na noite desta segunda-feira (27/06), o primeiro transplante de coração. A notícia foi divulgada pelos médicos em uma entrevista coletiva realizada na tarde desta terça-feira (28). O processo de credenciamento da unidade junto à Central de Transplantes teve início em dezembro de 2017. Foram 5 anos de trabalho na estruturação do Programa de Transplante Cardíaco da unidade de saúde.
 
Fundado no dia 29 de junho de 2006 graças ao empenho do cardiologista Enio Lustosa Cantarelli, o PROCAPE foi incorporado em 2012 ao Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE).
 
O paciente beneficiado foi um homem de 54 anos, portador de miocardiopatia dilatada e morador da cidade do Recife. A captação do órgão foi realizada em um grande hospital da rede pública na região metropolitana. Seu estado de saúde evolui estável e, já foi iniciado o protocolo de imunossupressão, devendo fazer a primeira biópsia miocárdica para avaliar o resultado da operação e a aceitação do novo órgão.
 
Em Pernambuco, o procedimento é realizado por duas unidades de saúde privadas sem fins lucrativos (Real Hospital Português e IMIP - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira).
 
O cardiologista e diretor do PROCAPE, Prof. Ricardo Lima foi um dos profissionais responsáveis pelo procedimento e estruturação do programa. “Após 20 horas de trabalho em equipe, que incluíram estratégia, discussão clínica, captação do órgão, cirurgia de transplante cardíaco, finalizamos com sucesso o nosso primeiro transplante de coração. O ingresso do maior hospital de cardiologia das regiões Norte e Nordeste na realização de transplantes é um reconhecimento ao trabalho de excelência realizado no serviço público. Sem contar que somos 100% SUS”, destacou. A equipe de transplantes do PROCAPE é multidisciplinar e envolveu todos os setores do hospital. 
 
"Este é mais um momento importante para a Saúde de Pernambuco, principalmente por se tratar de um hospital 100% SUS, vinculado à rede estadual. Importante destacar que tudo isso só foi possível graças a uma família que, mesmo num momento de tanta dor, exerceu um ato de solidariedade e autorizou a doação dos órgãos do seu parente", ressalta a coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), Noemy Gomes.
 
O primeiro transplante de coração em Pernambuco foi realizado há 30 anos. Em 2021, de janeiro a maio, segundo o balanço de transplantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foram feitas 13 cirurgias deste tipo. No mesmo período de 2022, foram realizados 11 transplantes de coração no Estado. Em todo o ano de 2021, foram realizados 39 transplantes cardíacos. Já em 2020, início da pandemia da Covid-19, o Estado realizou 24 procedimentos do tipo.
 
Participaram da coletiva, a Reitora da UPE, Profa. Socorro Cavalcanti, o diretor e vice-diretora do Procape, Ricardo Lima e Irmã Lucimar, os cirurgiões Frederico Browne, Carlos Eduardo Montenegro, Pedro Salerno.