Professor do campus Petrolina lança livro “História, Literatura e Sociedade: Políticas, Reflexões e Memórias em Pesquisa”

O professor do campus Petrolina da Universidade de Pernambuco Joachin Melo Azevedo Neto lançou o livro “História, Literatura e Sociedade: Políticas, Reflexões e Memórias em Pesquisa”, publicado pela Editora Científica Digital (Guarujá-SP).

O volume conta com 13 artigos que abordam toda uma série de campos de reflexões instigantes e atuais cujos textos que compõem esse volume buscaram contribuir, tais quais a problemática filosófica acerca dos diálogos entre linguagem e literatura, usos da ficção enquanto testemunho histórico, as implicações e representações sociais encontradas na cultura impressa, bem como as fronteiras e encontros entre memória, identidade, escrita e o fazer literário.

“É preciso destacar que essas questões só fazem sentido se a dimensão estética da literatura, enquanto artefato artístico, for considerada desde o início de cada percurso de pesquisa. Exigência também que cada autor(a) buscou atender ao longo das páginas que integram essa obra. Desse modo, a literatura clássica e contemporânea, em seus mais variados estilos, agrega representações ou expressões da psicologia social de classes, nações ou comunidades inseridas em uma lógica temporal. Romances, diários, cartas, crônicas, reportagens, poemas e manifestos podem ser contextualizados por meio de férteis análises interdisciplinares que levem em consideração os estreitos laços entre o social e o cultural”, disse o professor. 

O livro também é resultado das atividades do Grupo de Estudos e Pesquisas de Política e  História Literária (GEPPHIL) mantidas pelo campus Petrolina e que agrega para o fortalecimento das pesquisas sobre História Literária na região.

Para saber mais sobre o livro, acesse o link: https://www.editoracientifica.org/books/isbn/978-65-5360-185-7