1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Dinâmica social e redes complexas é tema de artigo publicado por professor da UPE na Scientific Reports - Universidade de Pernambuco

Dinâmica social e redes complexas é tema de artigo publicado por professor da UPE na Scientific Reports

A Sociofísica é um campo de investigação da Física que estuda os fenômenos de propagação em grupos sociais. Nesta área, as partículas interagentes se tornam pessoas e sua interação é modelada por equações matemáticas e relações probabilísticas. Neste trabalho, o professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Andre Vilela, em conjunto com seus colaboradores, investigou a dinâmica de opinião em uma sociedade, onde as interações entre indivíduos ocorre sobre a malha de uma rede complexa livre de escalas.
A dinâmica investigada propõe que a opinião de um indivíduo em um dado instante de tempo depende da opinião de seus vizinhos mais próximos. No modelo estudado no trabalho, um indivíduo tende a seguir a opinião da maioria de seus vizinhos e amigos mais próximos com uma dada probabilidade. Apesar da simplicidade do modelo, ele apresenta uma representação adequada do comportamento de sociedades. Tendo fortes implicações na previsão e compreensão de movimentos políticos e econômicos.

No artigo, os autores investigaram o modelo de votação por maioria com três opções em redes de interação regulares e também sem escala. Nesse modelo, um indivíduo seleciona uma opinião igual à opinião da maioria de seus vizinhos com probabilidade 1 - q, e diferente dela com probabilidade q. o parâmetro q é chamado de parâmetro de ruído do modelo. A rede sem escala para as interações, presente em diversos sistemas do mundo real, é uma rede de contatos onde z vizinhos são selecionados e adicionados no sistema social seguindo uma conexão preferencial. Nesta forma de conexão, indivíduos com muitos contatos sociais tendem a conhecer mais gente ainda. Representando um simbolismo social da ideia em que "os ricos tendem a se tornar mais ricos", observada na forma com que os principais aeroportos são escolhidos, funcionamento sites de busca e na escolha de políticos para representação social.

Usando simulações de Monte Carlo, os autores obtiveram o parâmetro de ruído crítico q em função da conectividade para redes sem escala, obtendo o diagrama de fases do modelo. No trabalho, os autores ainda descobriram que os expoentes críticos se somam à unidade ao usar uma escala volumétrica especial, independentemente da dimensão da rede de interações. Essa equação foi chamada de Relação Unitária entre Expoentes Críticos e a descoberta tem implicações em toda a Física da Matéria Condensada.

O artigo de pesquisa, publicado na Scientific Reports, da Nature, teve a participação e colaboração dos pesquisadores Bernardo J. Zubillaga, Chao Wang, Minggang Wang, Ruijin Du, H. Eugene Stanley. O trabalho foi realizado no Centro e Laboratório de Simulação em Sistemas Complexos CLASSICO do curso de Física de Materiais da UPE, com o envolvimento da Boston University, Beijing University of Technology, Nanjing Normal University e Jiangsu University.
 
O artigo possui acesso livre pode ser visualizado através do link: Three-state Majority-Vote Model on Barabási-Albert and Cubic Networks and the Unitary Relation for Critical Exponents