1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Professor e aluno do ICB/UPE têm nota científica publicada em revista internacional - Universidade de Pernambuco

Professor e aluno do ICB/UPE têm nota científica publicada em revista internacional

A revista Herpetological Review, editada pela Society for the Study of Amphibians and Reptiles, traz em sua edição mais recente uma nota científica registrada por um professor e um aluno de graduação da Universidade de Pernambuco (UPE). 

Filipe Aléssio, docente do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e Artur Torquato, discente do curso de Ciências Biológicas, fizeram uma observação rara enquanto caminhavam em um trecho de Mata Atlântica na região de Aldeia, município de Camaragibe: uma jiboia de aproximadamente dois metros tinha capturado um teju quase tão grande quanto o seu predador. 

Surpreendida e incomodada com os observadores humanos, a jiboia soltou a sua presa e se afastou. O teju permaneceu imóvel, de barriga para cima. Quando manipulado pelos pesquisadores, que pensavam que o animal estava morto por causa do abraço mortal da jiboia, o teju se mexeu bruscamente e saiu em disparada pelo chão da mata.

O registro ocorrido no dia 17 de fevereiro de 2019 foi publicado pela primeira vez no Portal de Zoologia de Pernambuco, projeto de extensão coordenado pelo professor Filipe Aléssio, que também é orientador de Artur Torquato.

O relato está agora publicado na Herpetological Review, na seção de notas de história natural (edição 52, volume 1, 2021). Para ler a nota em inglês, é preciso acessar a edição online da revista (https://ssarherps.org/herpetological-review-pdfs/) e baixar o PDF disponível na linha Herpetological Review 52 (1). Natural History Notes.

Criado em 2017 para registrar a diversidade da fauna local em fotos e descrições científicas de fácil compreensão, o Portal de Zoologia de Pernambuco ganhou o apoio institucional da Universidade de Pernambuco (UPE), à qual o ICB é vinculado. O acervo pode ser acessado em http://www.portal.zoo.bio.br.