1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Professora da FENSG/UPE receberá Prêmio Anna Nery do Conselho Federal de Enfermagem - Universidade de Pernambuco

Professora da FENSG/UPE receberá Prêmio Anna Nery do Conselho Federal de Enfermagem

A professora da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco (FENSG/UPE) Deuzany Bezerra de Melo Leão será homenageada pelo Conselho Federal de Enfermagem com o prêmio Anna Nery.

Criada em 2012, a honraria é um reconhecimento público da entidade aos profissionais que prestam serviços proeminentes à enfermagem.

A entrega ocorrerá durante a realização do 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que acontecerá no município de São José (SC), entre os dias 27 e 30 de setembro. A solenidade do prêmio será dia 29.

A indicação de Deuzany Bezerra de Melo Leão partiu do plenário do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco. Ao todo, serão 32 homenageados, sendo 27 pelos estados e Distrito Federal (um de cada local) e mais cinco indicados pelo Conselho Federal de Enfermagem.

O congresso era para ter acontecido em novembro de 2020, mas foi adiado em função da pandemia de Covid-19.

Especialista em enfermagem médica-cirúrgica, Deuzany Bezerra de Melo Leão atua no ambulatório de geriatria do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC/UPE) e já exerceu o cargo de vice-diretora da FENSG.

QUEM FOI ANNA NERY

A baiana Anna Justina Ferreira Nery (1814-1880) é considerada a patrona da enfermagem no Brasil. Durante a campanha do Paraguai (1864-1870) prestou serviços à pátria acompanhando os seus três filhos atendendo os feridos em hospitais de campanha. O filho mais velho morreu em combate.

Terminada a guerra, Dom Pedro II conferiu à precursora da Cruz Vermelha no país a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de primeira classe.