1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Projeto do Instituto de Ciências Biológicas da UPE tem como missão melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com HIV - Universidade de Pernambuco

Projeto do Instituto de Ciências Biológicas da UPE tem como missão melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com HIV

O mês de dezembro é referência internacional no combate do HIV-AIDS, e a UPE dentro de um dos seus pilares de existência, a pesquisa, trabalha na busca da cura dessa condição através do projeto Vacsyn que se encontra englobado pelo convênio entre a Of Joseph PB&T Brasil e a instituição.

À frente do seu desenvolvimento estão as professoras Ana Célia, atual diretora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), a professora Patrícia Moura do ICB, coordenadora científica do projeto; e da pesquisadora funcionária do LACEN PE, Terezinha Tabosa, também coordenadora do projeto. A soma de suas expertises cobre aspectos fundamentais para a estratégia científica do projeto, que vão desde a gestão da qualidade ao conhecimento biológico dos vírus e do comportamento do sistema imunológico frente a estes.

Como é de conhecimento geral, a infecção pelo HIV não tem cura, o indivíduo infectado precisa passar a vida em tratamento para que não apresente os sintomas da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, portanto o paciente tratado passa a conviver com o HIV, sem necessariamente apresentar doença, porém o uso prolongado destes medicamentos e a estigma social colocada sobre a pessoa que convive com o vírus afeta sua qualidade de vida, inclusive prejudicando a adesão das pessoas ao tratamento. Além disso, as ações de descaso político e desmontes ao SUS que afetam diretamente as pessoas com HIV/AIDS, fazem que uma vacina, uma cura ao até mesmo um tratamento mais leve seja muito esperado por essas pessoas.

O projeto Vacsyn, tem como missão melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com HIV, buscando mecanismos que permitam uma cura da doença. Esses mecanismos são propostos dentro das interações entre HIV e um vírus chamado CAEV (Vírus da Artrite Encefalite Caprina).

“O CAEV é um lentivírus, da família Retroviridae, assim como o HIV. Estes vírus guardam entre si grandes similaridades em suas estruturas, contudo o CAEV não causa doenças em seres humanos. Vacsyn busca explorar essas similaridades para criar estratégias de combate à progressão da infecção pelo HIV”, explica uma das coordenadoras do projeto, Patrícia Moura.

Sob a perspectiva técnica, o projeto busca o desenvolvimento de uma estratégia terapêutica e preventiva para o combate à AIDS, através do controle da carga viral do HIV e da sua infectividade, respectivamente. Os mecanismos de ação propostos neste projeto estão alinhados com as abordagens mais modernas do mundo em medicina personalizada.

A proposta de tratamento funciona através da retirada de células imunológicas dos próprios pacientes, para serem estimuladas com o CAEV e reintroduzidas no doador, o que é uma transferência celular autóloga, onde busca-se combater a replicação viral, ativando a resposta imunológica eficaz pois recupera a função antiviral.

O projeto busca também criar uma vacina profilática contra o HIV a partir do CAEV. Busca-se com isso consolidar no mercado uma terapia imunobiológica inovadora produzida no Brasil a partir da cooperação entre a UPE e Of Joseph PB&T Brasil.

 

Com informações da professora Patrícia Moura do ICB