1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Próximas eleições para reitor na UPE serão totalmente online - Universidade de Pernambuco

Próximas eleições para reitor na UPE serão totalmente online

As próximas eleições para reitor, vice-reitor e diretores e vices das unidades de educação da Universidade de Pernambuco (UPE) ocorrerão de forma online, através de celulares, tablets e computadores. A nova regulamentação, aprovada pelo Conselho Universitário (CONSUN), deve garantir o sigilo, a rastreabilidade (sem identificação do votante) e a auditabilidade do sistema. As medidas temporárias para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 também contribuíram para a definição do novo processo, já que todos os estudantes passaram a ter e-mail institucional (@upe.br) para o acesso às aulas de forma remota.

Ao todo, cerca de 20 mil eleitores, entre professores, servidores e alunos, participam do processo de escolha dos dirigentes máximos da UPE. Nas próximas eleições, programadas para o segundo semestre de 2022, cada um deles receberá, através de seu e-mail institucional, as informações e orientações necessárias para o acesso ao painel de votação.

O sistema eleitoral será acessado - via link próprio de votação, usuário e senha - através apenas do e-mail institucional de cada segmento da universidade: magistério superior, técnico-administrativos e discentes. No painel de votação constarão as chapas com os nomes dos concorrentes, seguindo ordem obtida em sorteio.

O Núcleo de Comunicação e Tecnologia (NCTI) vai administrar o sistema de votação online, garantindo a segurança dos dados. A UPE deverá disponibilizar computadores em seus ambientes físicos para quem desejar votar desta forma.