1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Reitora e Vice-reitor da UPE participam de evento em celebração ao ano novo chinês - Universidade de Pernambuco

Reitora e Vice-reitor da UPE participam de evento em celebração ao ano novo chinês

 

Nesta quinta-feira (19/01), foi comemorado o ano novo chinês, na Praça do Marco Zero, no Recife. Essa festividade é uma data móvel, baseada no calendário lunar. Cada ano chinês é regido por um animal e um elemento da natureza (água, terra, madeira, fogo e metal), sendo 2023 o ano do Coelho, símbolo de longevidade, paz e prosperidade na cultura chinesa, que corresponde ao ano 4721 do calendário Chinês.

O Consulado-Geral da China celebrou juntamente com a Prefeitura do Recife esta festividade, que contou com diversas programações culturais, unindo o Recife e a China através de um show de iluminações e mappings, sendo o primeiro ano do reconhecimento municipal deste importante evento para a cultura chinesa. O ano novo chinês foi incluído no calendário oficial de eventos do Recife em 19 de outubro de 2022, na Lei Municipal N° 18.992.

A comemoração contou com projeções de luzes, que mostravam símbolos do festival e as tradições culturais da China. Durante o evento, o público montou lanternas de papel em figura de coelho e ganharam lembrancinhas típicas chinesas pela divulgação da festa na rede social. 

Além do show de luzes, a programação do evento foi composta por apresentações tradicionais chinesas, danças e maracatu. Estiveram presentes a Reitora e Vice-reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Profa. Socorro Cavalcanti e Prof. José Roberto; o Cônsul Geral da China em Recife, Yan Yuqing; o presidente da Associação da Comunidade Chinesa Recife Brasil (ACCRB), Lu Gonrong; e o Secretário de Turismo de Pernambuco, Daniel Coelho.

Na UPE, temos o Instituto Confúcio (IC), uma instituição educacional sem fins lucrativos, que tem como objetivo apoiar e promover o ensino da língua e cultura chinesa, assim como melhorar a compreensão bilateral e a amizade entre os povos, intensificar a cooperação e intercâmbio na área educacional e cultural, desenvolver as relações amigáveis entre a China e os países estrangeiros e estimular a multipolarização e a multiculturalidade a fim de construir um mundo mais harmonioso.

O IC chegou ao Recife como resultado de um convênio entre a UPE e a Sede Central do Instituto Confúcio (Hanban), em parceria com a Universidade Central de Finanças e Economia, em Beijing. O Instituto ensina a língua chinesa, forma professores de língua chinesa, oferece livros e material de ensino, realiza o exame HSK, bem como os exames para certificação de professores dessa língua, oferece serviço de consulta sobre a educação e cultura chinesas, organiza atividades festivas e culturais chinesas e realizar o intercâmbio linguístico e cultural entre a China e o Brasil.

O Instituto Confúcio da UPE é o primeiro no Nordeste do Brasil, sendo uma plataforma fundamental para o ensino da língua e cultura chinesas na região. Os professores e alunos do IC participaram das apresentações de dança moderna chinesa, dança de leão, canto de coral e arte marcial.

 

PROGRAMAÇÃO 

17h30-18h55  Interação com o público-Montagem de Lanternas 

18h55-19h05  Mensagens pelas Autoridades

19h05-19h20  Espetáculos Culturais

19h20-19h35  1ª Sessão do Show de Luzes

19h35-19h45  Pausa

19h45-20h00  2ª Sessão do Show de Luzes