1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Série de podcasts "Ouvindo Biologia" aborda no terceiro episódio avanços da genética - Universidade de Pernambuco

Série de podcasts "Ouvindo Biologia" aborda no terceiro episódio avanços da genética

Orientados pela professora e geneticista Elaini Oliveira dos Santos Alves, alunos do curso de Ciências Biológicas do Campus Petrolina da Universidade de Pernambuco (UPE) encontraram no podcast um forma de discutir aspectos da ciência em uma linguagem acessível para todos. No terceiro episódio da série “Ouvindo Biologia”, Dulya Naíra dos Santos Vieira, Handara Luizze Feitosa Leal da Silva, Maria Luiza Reis de Souza e Maria Eduarda de Lima Braz abordam os pensamentos e ideias de Thomas Hunt Morgan, um cientista que revolucionou a área da genética estudando moscas.

A “Sala das Moscas” de Thomas Hunt Morgan teve grande importância para a história da biologia por conseguir esclarecer vários fatos da ciência como herança ligada ao sexo, mapeamento gênico, epistasia e os alelos múltiplosO episódio, que tem duração de 20 minutos, está disponível no Spotify (https://open.spotify.com/episode/5UX8GGIP9U9NJviRqEaVre) e em outros canais listados no http://www.upe.br/podcasts.html.

O primeiro episódio da série aborda a vida e a obra de Gregor Mendel, o biólogo, botânico e monge que descobriu as leis da genética, que mudaram o rumo da biologia. O “Minuto Mendeliano” tem 14m39s e trata dos experimentos de Mendel que até hoje têm impacto na área de genética, biotecnologia e educação. O segundo episódio dura 29 minutos e tem o título “Melhoramentos Genéticos”.

A série integra o programa de extensão universitária Conhecimento Solidário, coordenado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec).