1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Técnica de enfermagem de UTI do HUOC/UPE é primeira pessoa a receber vacina contra Covid-19 em Pernambuco - Universidade de Pernambuco

Técnica de enfermagem de UTI do HUOC/UPE é primeira pessoa a receber vacina contra Covid-19 em Pernambuco

Na linha de frente no combate à Covid-19 atuando no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), a técnica em enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, de 52 anos, tornou-se na noite desta segunda-feira (18) a primeira pessoa a ser imunizada contra o coronavírus em Pernambuco.

Com 30 anos de profissão, sendo 25 deles na estressante rotina de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ela recebeu às 22h05 uma das 270 mil doses da CoronaVac que desembarcaram no aeroporto dos Guararapes apenas duas horas e meia antes.

A preparação e aplicação da injeção durou apenas dez segundos, mas representou um fato histórico para todo o estado e, principalmente, para a unidade de saúde que faz parte do complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE).

A escolha de uma integrante do HUOC/UPE foi um reconhecimento público do governo do estado para quem enfrentou a pandemia desde o surgimento dos primeiros casos.

"O Hospital Universitário Oswaldo Cruz foi a referência que sempre tivemos na ciência para combater a Covid-19 desde o início. Trazer a vacinação primeiro para os profissionais do HUOC é um agradecimento aos que tiveram a coragem de enfrentar esta nova doença", disse o secretário estadual de Saúde André Longo, em cerimônia que teve transmissão ao vivo pela internet. O local do evento foi o auditório Jaime Scherb da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade de Pernambuco (UPE).

Moradora do bairro do Ibura, Perpétua afirmou que estava emocionada por ter sido escolhida para representar toda a equipe de profissionais do HUOC/UPE neste início de imunização.

"Estou emocionada porque é um momento histórico para mim e para todos. Estamos vitoriosos diante desta situação", ressaltou no seu curto discurso.

Antes da técnica de enfermagem e mais dez pessoas receberem a vacina, o governador Paulo Câmara e o secretário de Saúde André Longo destacaram que as primeiras doses representam apenas uma nova etapa de um processo que ainda será longo.

"Esse é um momento que todos estávamos esperando, mas muito há o que se fazer. Quero agradecer aos profissionais de saúde, que serão os primeiros a ser vacinados, mas todos os cuidados devem ser mantidos com uso da máscara, higienização das mãos e distanciamento social", destacou Paulo Câmara.

"Chegaram poucas doses, mas é um início do trabalho rumo à imunização que mudará o curso da doença em Pernambuco. É um marco histórico termos uma vacina em menos de um ano da pandemia, isso reforça o papel da ciência e da tecnologia contra aqueles que apostam no negacionismo e no terraplanismo. Nós estamos aqui construindo um caminho para resolução da maior pandemia em um século", reforçou André Longo.

Com o apoio de cinco mil pessoas mobilizadas, o governo de Pernambuco espera fazer a distribuição, nesta terça-feira (19), das 270 mil doses da CoronaVac aos 184 municípios do estado. A cerimônia no HUOC/UPE contou com a presença de autoridades. Pela Universidade de Pernambuco participaram o reitor Pedro Falcão, o superintendente do complexo hospitalar da UPE, Gustavo Trindade e a diretora do HUOC, Izabel Christina de Avelar Silva.

Logo após Perpétua, outros integrantes do Oswaldo Cruz foram imunizados. Também foram vacinados a auxiliar de farmácia Wanessa Correia, o técnico de laboratório Marcos Alexandre Correia, a enfermeira de UTI Joyce Mendes, o nutricionista Rodrigo Silveira, a fisioterapeuta Thatiana Vasconcelos, a enfermeira de saúde indígena Penha Atikum – da etnia Atikum – e o médico da UTI pediátrica José Carneiro Leão Filho. A CoronaVac é produzida pelo Instituto Butantan de São Paulo em parceria com a fabricante chinesa de medicamentos Sinovac Biotech.

.be">VÍDEO