1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE amplia sistema de cotas para ingresso nos cursos de graduação - Universidade de Pernambuco

UPE amplia sistema de cotas para ingresso nos cursos de graduação

 

Publicado em 26/05/23

Nesta sexta-feira (26), a Universidade de Pernambuco (UPE), através do Conselho Universitário – CONSUN, aprovou por unanimidade, a ampliação do sistema de cotas para ingressos de estudantes oriundos das escolas públicas. Para o processo seletivo de 2024, a instituição reservará 40% (quarenta por cento) das vagas para ser ocupadas por estudantes egressos de escolas públicas estaduais, municipais ou federais que tenham cursado integral, exclusiva e regularmente os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e todos os anos do Ensino Médio, comprovado no ato da matrícula. O quantitativo até o último processo seletivo para ingresso em 2023 foi de 30% (trinta por cento).

Com o novo percentual, as vagas serão ocupadas em duas condições:

A1- 20% (vinte por cento) para estudantes com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário, devendo essa condição ser comprovada no ato da matrícula;

A2 - 20% (vinte por cento) para estudantes com qualquer renda per capita, devendo essa condição ser comprovada no ato da matrícula.

A Universidade de Pernambuco foi pioneira no sistema de cotas e apresenta mais um avanço na política pública. “A questão foi amplamente debatida com representantes da comunidade acadêmica, docentes, estudantes e técnicos, com análise dos impactos para a instituição. A demanda atende parte das reivindicações de diferentes movimentos sociais e da universidade, como uma ação que amplia o acesso ao ensino superior. No entanto, ainda precisamos avançar em questões sobre acessibilidade e inclusão”, destacou a Reitora da instituição, Profª. Maria do Socorro Cavalcanti. 

O novo percentual do sistema de cotas será aplicado no próximo processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Universidade de Pernambuco, que será coordenado pela Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos (CPCA). A UPE possui cursos em diferentes áreas do conhecimento, em todas as regiões do Estado de Pernambuco, os quais serão impactados pela nova política da instituição.

“A UPE apresentou diferentes avanços nos últimos anos. Constata-se crescimento nos indicadores de qualidade, no número de oferta de cursos e vagas na graduação e pós-graduação, do mesmo modo, destaque nos projetos de pesquisa e inovação. Sendo assim, também buscamos avançar no diálogo sobre a ampliação das políticas pública de ingresso na instituição, para que assim possamos ter uma universidade socialmente inclusiva”, destacou o Pró-reitor de graduação, Prof. Ernani Martins.