1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE comemora 29 anos com avanços - Universidade de Pernambuco

UPE comemora 29 anos com avanços

Hoje, 12 de junho, a Universidade de Pernambuco completa 29 anos de dedicação ao ensino superior de qualidade como Universidade pública, estadual, multicampi e bi-modal. A data é especial e motivo de celebração, mesmo diante à pandemia do novo coronavírus. A história da Universidade se confunde com a história do Estado de Pernambuco, já que nasceu interiorizada. Presente no Recife e Região Metropolitana, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Petrolina com cursos presenciais, a UPE também oferece cursos a distância em outros 12 municípios pernambucanos. 

Atualmente, a UPE oferece 54 cursos de graduação presencial, 5 cursos de graduação a distância, 8 doutorados, 21 mestrados e 115 cursos de especialização (Lato Sensu), totalizando mais de 20 mil estudantes, incluindo a graduação presencial e a distância, pós-graduação (stricto e lato sensu) e residências. A Universidade ainda conta com o Complexo Hospitalar, formado pelo  Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) e Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), muito importantes nesta luta contra a Covid-19.

“Nós queremos deixar aqui a nossa gratidão a todos os professores, servidores, alunos(as) e ex-alunos(as) que contribuíram para o avanço da nossa UPE.Queremos agradecer a todos que de uma forma ou de outra tem ou teve sua vida associada com a nossa. Parabéns a todos que são e fazem a UPE”, destacou o reitor Pedro Henrique de Barros Falcão.

Durante o ano de 2019 e já em 2020, a UPE realizou diversas ações assumindo, assim, o seu compromisso com o Estado. A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) implementou as bolsas de monitoria como forma de garantia do recurso financeiro. Além de realizar também a implementação e a seleção para os Programas Residência Pedagógica e PIBID e a avaliação das solicitações da bolsa de permanência.

No que diz respeito ao fomento da atividade docente, a Prograd acompanhou o Pet Profissional Saúde, atualizou e readequou os Editais de Apoio à Vivência de Componentes Curriculares e a Inovação Pedagógica, quanto aos objetivos e destinação de recursos. Além de instituir um sistema on-line para submissão de propostas para os projetos de ensino (SISGRAD). 

Com relação a gestão dos cursos, a Prograd tem feito o mapeamento das demandas da graduação junto às unidades, acompanhado e orientado os coordenadores setoriais de graduação e diretores no que se refere às legislações e normatizações vigentes pertinentes ao funcionamento administrativo e pedagógico dos cursos. Assim como, no que diz respeito à organização da atividade dos docentes. A reestrututuração dos estágios supervisionados de licenciatura e unificação dos documento e o estudo de estratégias para a implementação da curricularização da extensão nos cursos de graduação, são também iniciativas do setor. 

A Pró-reitoria criou, ainda, um banco de dados dos processos relacionados à renovação e reconhecimento de curso e a implementação das malhas curriculares aprovadas em parceria com a CAE.

A Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (Propegi) criou duas novas comissões de assessoramento, o Comitê institucional de Iniciação Científica e a Comissão de Avaliação de APCN. Com a comissão de avaliação APCN, a UPE atingiu uma taxa de aprovação acima de 70% nas propostas dos novos cursos Stricto Sensu propostos para a CAPES.

O resultado foi a aprovação de mais doutorados na UPE, nas áreas de Fisioterapia e Hebiatria. Além de mais dois programas de mestrado nos campi da UPE em Garanhuns e na Mata Norte. O destaque é o doutorado em Fisioterapia, o primeiro doutorado em uma unidade do interior na UPE.

A Propegi também unificou todos os calendários de Iniciação Científica e dos editais de apoio, permitindo melhor planejamento dos docentes.

A Pró-reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep) sistematizou a publicação das portarias emitidas pelo reitor que, agora, são disponibilizadas mensalmente para consulta através de um Boletim Oficial publicado no site da UPE.

Através de adesão de ata de registro de preços da SAD, foi firmado contrato com o agente de integração para operacionalização do Programa Bolsa-Estágio – CIEE – para estudantes de nível médio, médio técnico e superior, para atuação em todas as áreas da Reitoria.

Só em 2019, a Prodep nomeou 356 novos servidores, entre professores, médicos, analistas e assistentes técnicos em gestão universitária. A Pró-reitoria foi responsável, junto com o NCTI, pelo projeto-piloto de implantação e início da tramitação no SEI – Sistema Eletrônico de Informações.

A realização do III Passeio Ciclístico PEDALA-UPE, que tem como objetivo estimular as pessoas a incorporarem a atividade física na perspectiva da melhoria da qualidade de vida e prevenção do câncer e outras doenças e também contribuir para a campanha de aquisição de mamógrafos, e do V Fórum de Gestão de Pessoas, com a presença dos representantes dos setores de Gestão de Pessoas das Unidades da UPE e de todos os servidores lotados no setor, com foco na Criatividade e Inovação na Gestão de Pessoas, foram promoções da Pró-reitoria.  

O Núcleo de Comunicação e Tecnologia da Informação (NCTI) vem trabalhando no desenvolvimento do Repositório Institucional, finalizando a versão piloto, e no desenvolvimento da estratégia da Gestão de Processos de Comunicação.

A implantação da Gestão e do Escritório de Processos Desenvolvimento da Política de Segurança da Informação e a criação das contas institucionais Google para alunos da Graduação, possibilitando o acesso a todos os serviços, de forma integrada, do pacote G-Suite for Education, incluindo o Gmail, também são ações do setor.

PANDEMIA - Ao longo do período de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Pró-reitoria de Administração e Finanças (Proadmi) continuou atuando de forma presencial e remota, garantindo e assegurando todos os serviços e/ou atividades da UPE reafirmando, e ao mesmo tempo demonstrando, o compromisso da Universidade frente ao plano de contingenciamento do Estado, sem comprometer a qualidade dos serviços prestados a sociedade.

Essa atuação proporcionou a manutenção e execução em todas as suas ações dos setores administrativos, Financeiros, Orçamento, Engenharia, Processos Licitatórios e Convênios. 

A Proadmi também vem atuando e orientando as Unidades Gestoras de Ensino e as Unidades Hospitalares, de forma a minimizar e orientar, o impacto imediato e significativo, estabelecido no plano de contingenciamento de gastos para o exercício de 2020 em função do Covid-19.

A Prograd elaborou um planejamento, junto com as Unidades de Educação, para o processo de retomada das atividades, quando autorizado pelo Governo do Estado, resguardadas as condições sanitárias, a partir da perspectiva do Ensino Híbrido (atividades presenciais e atividades realizadas fora dos espaços da Universidade) na perspectiva de metodologias assíncronas (preferencial) ou síncronas, a depender da realidade de cada unidade. 

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) desenvolveu algumas ações que geraram um grande volume de informações, orientações e conhecimentos para o enfrentamento da pandemia e da pós-pandemia.

Três editais foram disponibilizados e mobilizaram docentes e estudantes na produção de Conhecimentos Solidário, em formato de vídeo, de áudio em PodCast e de Fotografias. 

A Proec também desenvolveu duas ações para atualizar professores para o uso de plataformas digitais em atividades de extensão e na produção de audiovisuais, em parceria com a TV Pernambuco. Além de criar uma rede colaborativa entre professores(as), técnicos e grupos de estudantes voluntários na difusão planejada de conteúdos, que chegam a população por meio de redes sociais, emissoras de rádio e de plataformas virtuais.

Já a Prodep, durante esse mesmo período, foi responsável por diversas ações estratégicas no enfrentamento e combate à doença. A Pró-reitoria realizou a Seleção Simplificada para contratação temporária de 670 profissionais de nível superior e médio para atuação no Complexo Hospitalar da UPE.

A nomeação e posse de 120 servidores, da área da saúde, para compor o quadro permanente de pessoal da Universidade, com lotação no Huoc, também foi de responsabilidade da Prodep. Assim como, a elaboração do edital de credenciamento médico para contração temporária de 42 médicos intensivistas para atuação no Complexo Hospitalar da UPE, considerando a emergência em saúde pública decorrente do novo coronavírus - COVID 19. 

A Prodep também providenciou a reposição do quadro de 38 servidores estatutários em decorrência de vacâncias, através da nomeação e posse dos mesmos.

Durante suspensão das atividades no período de distanciamento social, a Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos (CPCA) continuou fazendo o  atendimento, de forma remota (e-mail ou redes sociais), a todos os candidatos do Processo de Ingresso 2020, inclusive os convocados e não matriculados.

O assessoramento ao processo de desligamento de estudantes ingressantes em 2020 (via e-mail), para gerenciamento de vagas junto à Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) também continuou normalmente. Assim como, o acompanhamento e resposta de recursos.

A CPCA realizou, ainda, reuniões da equipe para elaboração de propostas de ações futuras para o Processo de Ingresso 2021 da Universidade, reunião com gestores das Escolas de Aplicação da UPE para alinhamento da organização do Processo Seletivo para ingresso 2021 e desenvolveu ações pedagógicas com professores, elaboradores de questões e revisores, que atuam nos certames da UPE através da Comissão.

Enquanto o NCTI foi responsável pela criação e manutenção de um hot site sobre o novo Coronavírus, onde são disponibilizadas informações oficiais sobre o assunto, comunicados oficiais, notícias e ações acadêmicas.

O NCTI também deu continuidade ao Suporte Técnico aos usuários da Universidade, de maneira presencial e remota, e garantiu o acesso remoto externo (fora da UPE) aos serviços do Estado (e-Fisco e SAD-RH, principalmente) e aos dados armazenados no data center do Núcleo.

Parabéns UPE, pelos seus 29 anos!