1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE cria cátedra para destacar legado de Ricardo Brennand - Universidade de Pernambuco

UPE cria cátedra para destacar legado de Ricardo Brennand

Foto: Instituto Ricardo Brennand/Reprodução

O empresário, engenheiro e colecionador de arte Ricardo Brennand, que faleceu aos 92 anos no dia 25 de abril, será homenageado pela Universidade de Pernambuco (UPE) com a criação de uma cátedra que leva o seu nome. A resolução foi aprovada em reunião do Conselho universitário (CONSUN). A proposta foi da Faculdade de Ciências da Administração e Direito de Pernambuco (FCAP).

Pelo seu regulamento, a Cátedra Ricardo Coimbra de Almeida Brennand deve realizar estudos, pesquisas, cursos de extensão ou de pós-graduação, seminários e conferências sobre empreendedorismo. Suas atividades podem ser creditadas nos históricos acadêmicos de estudantes da graduação e pós-graduação.

Para divulgar a obra e o legado do homenageado, a cátedra também deve realizar intercâmbio com docentes e pesquisadores nacionais e internacionais. As publicações devem focar diferentes aspectos da transdiciplinariedade.

Nascido no dia 27 de maio de 1927, Ricardo Brennand concluiu cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica na Universidade Federal em 1949. Assumiu a administração de indústrias da família nas áreas de cimento, aço, porcelana e açúcar. Em 1999, com a venda das fábricas de cimento, ele destina recursos para a criação do Instituto Ricardo Brennand - o nome é homenagem a um tio - que se torna um castelo medieval gótico com todo o acervo acumulado por décadas. Entre armaduras, espadas e outras peças europeias, destaque para as pinturas de Frans Post que retratam o Brasil Holandês (Pernambuco na época de Maurício de Nassau).