1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE Mata Norte apresenta mestre de maracatu como candidato a "Notório Saber" - Universidade de Pernambuco

UPE Mata Norte apresenta mestre de maracatu como candidato a "Notório Saber"

Foto: Paulo Goethe/UPE

O primeiro título de “Notório Saber” da Universidade de Pernambuco (UPE) já tem um candidato oficial. Três professores do curso de História da UPE Mata Norte apresentaram nesta quarta-feira (02/12) ao reitor Pedro Falcão um dossiê sobre o trabalho realizado pelo mestre Manoelzinho Salustiano tanto na formação de brincantes de maracatus, cavalos marinhos e mamulengos quanto na contribuição econômica a estas manifestações populares.

Carlos Moura, Mário Ribeiro e Sandra Simone, todos doutores, informaram que o atual presidente da Associação de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco terá seu nome submetido à análise da comissão constituída pela UPE para concessão do título. O processo de licitação será aberto depois que o Conselho Universitário (CONSUN), em reunião realizada em 27 de novembro e referendada na terça-feira (01/12), aprovou o “Notório Saber” na instituição. A visita ao reitor contou com a presença da diretora do Campus Mata Norte, professora Maria Auxiliadora. 

Filho mais velho do mestre Salustiano - um dos principais nomes da cultura popular brasileira, falecido em 2008 – Manoelzinho iniciou a sua imersão na cultura popular ainda criança. Além de dirigente de maracatu, ele é conhecido também pelo seu trabalho de bordadeiro de estandartes e pela habilidade em unir as agremiações em torno da valorização de suas manifestações artísticas. Antes inimigos, os brincantes trocaram a violência, às vezes até com ocorrência de mortes, pela solidariedade. 

No dossiê que será incorporado à licitação, os professores da UPE narram a trajetória de Manoelzinho, destacam a relação dele com a própria Universidade de Pernambuco como uma "biblioteca viva" e apresentam mais de 30 cartas de instituições, sindicatos, empresas e órgãos governamentais referendando a importância do reconhecimento. Os professores também dispõem de material gravado com depoimentos do mestre. O primeiro título de “Notório Saber” da UPE terá seu nome divulgado em 2021.