1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE realiza solenidade de entrega de títulos de Notório Saber em Cultura Popular - Universidade de Pernambuco

UPE realiza solenidade de entrega de títulos de Notório Saber em Cultura Popular

 

A Universidade de Pernambuco (UPE) concedeu, na manhã desta terça-feira (20), os títulos de Notório Saber em Cultura Popular a seis mestres e mestras: Maria Jacinta (Mestra de Reisado), Mãe Beth de Oxum (Mestra do Coco de Roda, Ialorixá e Comunicadora Popular), Marliete (Mestra na Arte Figurativa de Barro), Luiz Antônio (Mestre Artesão em Barro), Velho Xaveco (Mestre em Música Popular e Poesia – Pastoril Profano) e Mocinha de Passira (Mestra em Música Popular – Repente), que não conseguiu estar presente na cerimônia.

O evento ocorreu na Sala dos Conselhos da Reitoria/UPE, com transmissão ao vivo através do Instagram da instituição (@upenasredes). Além dos homenageados, o evento contou com a presença de familiares, da comunidade acadêmica e dos integrantes da mesa, composta por Profª Socorro Cavalcanti (Reitora), Profª Vera Gregório (Vice-reitora), Prof. Luiz Rodrigues (Pró-reitor de extensão e cultura), Prof. Anderson Vicente (Antropólogo e Coordenador da comissão de especialistas) e Marcelo Renan (Representante da Secretaria de Cultura e da Fundarpe).

A definição dos agraciados com a honraria da UPE ficou a cargo da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), que lançou em março de 2022 um edital para a inscrição de candidatos, recebendo as candidaturas representantes de diferentes áreas, linguagens e expressões da Cultura Popular de Pernambuco. Todas essas candidaturas foram representadas legalmente pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

A primeira agraciada que recebeu o diploma foi Mãe Beth de Oxum, que expressou toda alegria com o título e reforçou a importância de falar sobre o racismo estrutural e o preconceito com os terreiros. “A gente precisa entender outros lugares como conhecimento, como as aldeias, os quilombos e os terreiros, porque esse conhecimento a gente aprende na família, não é na universidade, nem na escola, porque a família é esse lugar de oralidade, de passar o conhecimento ancestral. Então, que a gente caminhe pra um lugar onde a gente aproxime os saberes científicos e populares”, destacou a mestra de coco de roda.

Em seguida, a Mestra do Reisado, Maria Jacinta, de 97 anos, agradeceu a força e apoio que sempre recebeu da sua família pra seguir na cultura. “A coisa melhor do mundo, mais linda do mundo, é quando a gente tem uma família que nos apoia. Agradeço a Deus, porque foi ele que me deu esse dom, essa vocação”, disse a Mestra.

Já a Mestra em na arte em barro, Marliete, enalteceu sua terra e contou um pouco da sua história. “Nasci já no barro, meus pais começaram esse trabalho e passou para todos nós. Descobri muito cedo e sempre acreditei em tudo o que fiz. Fui a primeira, nos anos 70, a fazer um trabalho diferente no Alto do Moura, em Caruaru, e fiz exposições e oficinas por vários lugares do Brasil e exterior, mas sempre levei minha cidade e meu estado por onde passei”, pontuou a artesã.

O Mestre Luiz Antônio, saudoso e grato, falou de momentos de sua carreira como artesão. “Nossa cultura é forte. Eu comecei a fazer meus bonecos e hoje tenho 70 anos de arte. Já ganhei título em Caruaru, no Japão, agora aqui, o que é que eu posso querer mais? Esse diploma vai ficar exposto no meu museu. Todos aqui estão convidados pra inauguração do meu museu”, falou o Mestre.

O último agraciado da cerimônia foi o Velho Xaveco, que se emocionou em seu discurso de agradecimento. “Depois de tantos janeiros dedicados a cultura popular do meu estado, e ao lado de outros mestres e mestras, compareço nessa reunião para ser agraciado com o título de Notório Saber. Emocionado e humildemente agradeço a Universidade de Pernambuco”, pontuou o artista.

E, para encerrar, a reitora da UPE, Socorro Cavalcanti, fez questão de demonstrar toda sua alegria em celebrar esse momento cultural. “É uma honra presidir essa sessão. Sem dúvidas, um dia especial na minha vida como reitora. Temos a honra de conceder os títulos de Notório Saber em Cultura Popular, que tem como objetivo reconhecer a importância de saberes construídos em outros espaços sociais, que produzem conhecimentos necessários e ratificados pela prática sociocultural”, finalizou a reitora.

Responsável por conduzir a cerimônia, o pró-reitor de Extensão e Cultura da UPE, Luiz Alberto Rodrigues, ressaltou a alegria dos que fazem a universidade em receber artistas que passarão a integrar a família acadêmica.

Os agraciados detêm um saber necessário não apenas para as suas comunidades de origem, mas a todas e todos que utilizam os métodos científicos para compreender as relações humanas, tornando esse saber um instrumento de sensibilização e conscientização do papel de cada um dos sujeitos na construção de uma sociedade justa e igualitária. Com o título de Notório Saber, além do reconhecimento dos seus saberes e fazeres, os contemplados poderão ser convidados por universidades e outras instituições de ensino para palestras e outras atividades como professores.

SOBRE O TÍTULO DE NOTÓRIO SABER EM CULTURA POPULAR

Criado pela resolução número 023/2019 do Conselho Universitário (CONSUN) da UPE, o título de Notório Saber em Cultura Popular poderá ser concedido a pessoas detentoras ou não de título acadêmico, de graduação e de pós-graduação, desde que tenham comprovada uma destacada experiência e produção em, pelo menos, uma das linguagens ou áreas da arte e da cultura popular.