1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE tem novo cientista-chefe do IIT - Universidade de Pernambuco

UPE tem novo cientista-chefe do IIT

 

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, participou, nesta terça-feira (27), da cerimônia de posse do novo cientista-chefe do Instituto de Inovação Tecnológica (IIT), da Universidade de Pernambuco (UPE), instituição ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti). Luís Arturo Gomes assumiu o cargo depois de ter se submetido a um processo interno de seleção, sucedendo Alexandre Maciel, que assumiu a Gerência de Ambientes de Inovação da Secti, desde agosto.

Além do secretário Lucas Ramos, também estiveram presentes o diretor de Ambientes de Inovação e Formação Superior da Secti, Carmelo Bastos Filho, e o reitor da UPE, professor Pedro Falcão, que destacou o trabalho do novo cientista-chefe. “O Luis Arturo foi um dos primeiros docentes a fazer parte do IIT. Possui larga experiência na iniciativa privada e vem contribuir com o seu conhecimento na condução do instituto”, disse Falcão.

“Parabenizamos a escolha do nome do professor Luís Arturo Gomes, desejando-o sorte e sabendo de sua competência para assumir este desafio, de tamanha importância estratégica do nosso estado. Seguiremos trabalhando juntos para promover a pesquisa e o fomento de tecnologias para o desenvolvimento de Pernambuco”, destacou o secretário Lucas Ramos.

“O desafio do IIT está em fortalecer a relação da Universidade com o setor público e privado, através da política de inovação, visando ofertar produtos e serviços tecnológicos desenvolvidos a partir da intersecção entre a expertise da UPE e os membros do Sistema Pernambucano de Inovação – SPIn, com as demandas de desenvolvimento social, econômico e ambiental do Estado”, disse o cientista-chefe, Luís Arturo, ao destacar que o IIT tem um papel importante na aproximação dos atores envolvidos no processo de inovação, através da divulgação das demandas e potencialidades científicas e econômicas dos participantes para, posteriormente, propor soluções que gerem benefícios às partes”, finalizou.

Luís Arturo possui graduação em Engenharia Mecânica, mestrado em Física pela Universidade Industrial de Santander, mestrado em Física e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Cientista Chefe do IIT-UPE, coordenador Setorial de Pós-graduação e Pesquisa da Escola Politécnica de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE), professor associado da POLI/UPE no curso de graduação de Engenharia de Controle e Automação e no curso de mestrado em Engenharia de Sistemas, e coordenador do Curso de Especialização em Energias Solar e Eólica. Tem experiência na área de energias renováveis e, também, no estudo das propriedades ópticas lineares e não lineares de materiais fotônicos.

Com informações do site da Secti