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Notícias - Universidade de Pernambuco

No Dia do Pedagogo, UPE destaca importância deste profissional da educação

Instituído pela Lei nº 13.083/2015, o Dia do Pedagogo, celebrado no dia 20 de maio, destaca a importância dos profissionais que planejam, executam e coordenam tarefas distintas, e muitas vezes complexas, na área de educação, sempre em busca da excelência.

A Universidade de Pernambuco mantém cursos de licenciatura em Pedagogia nos campi Garanhuns, Mata Norte e Petrolina. A instituição também oferece a graduação na modalidade a distância (EAD).

A UPE congratula os profissionais capazes de compreender a realidade e que agem no sentido de modificá-la, respondendo eticamente às necessidades emergentes da sociedade na contemporaneidade.

Banco de Leite Humano do Cisam/UPE preparado para receber doações

Rico em água, vitamina, proteínas e nutrientes, o leite materno é muito importante para atender as necessidades dos recém-nascidos prematuros e de baixo-peso.

O Centro Universitário Integrado Amaury de Medeiros (Cisam/UPE) mantém um Banco de Leite Humano que sempre precisa de doações.

Você que está amamentando seu bebê e ainda tem leite no peito, mesmo depois da mamada, pode ser doadora e ajudar os bebês internados na UTI neonatal, nas Unidades de Cuidados Intermediários – UCI e no Alojamento Canguru a se recuperarem mais rápido.

Para ser doadora, basta entrar em contato pelo telefone 3182-7720. O Cisam, que integra o complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco, fica localizado na Rua Visconde de Mamanguape, s/nº, bairro da Encruzilhada, no Recife.

É preciso que a doadora esteja saudável e sem fazer uso de nenhum medicamento que interfira na qualidade do leite materno. A equipe do Cisam orienta como fazer a ordenha e armazenamento.

O dia 19 de maio foi a data da assinatura da 1ª Carta de Brasília, marco histórico da criação da Rede de Bancos de Leite Humano - rBLH - em 23 países, seguindo o modelo brasileiro que é a maior rBLH no mundo.

 

 

 

 

 

Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Neurociências da UPE promove debate sobre cefaleias

Nesta quarta-feira (19/05), às 19h, através da plataforma Google Meet, o Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Neurociências da Universidade de Pernambuco (GEPIN/UPE) realiza webinar sobre “Cefaleias, nem toda dor de cabeça é igual”. A palestra será ministrada pelo neurologista da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Apolônio Peixoto.

O evento é uma iniciativa dos integrantes do Projeto Cefaleia de Tensão, coordenado pela professora Rosana Ferraz. Para ter acesso ao webinar, o interessado deve realizar sua inscrição via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

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Editora da Universidade de Pernambuco lança e-book gratuito sobre formação continuada de professores e Paulo Freire

Em comemoração aos 100 anos de nascimento do patrono da educação brasileira, a Editora da Universidade de Pernambuco (Edupe) disponibilizou em formato e-book, de forma gratuita, o livro “Formação continuada de professores - Dialogando com Paulo Freire”.

A edição especial reúne, em 321 páginas, 14 artigos que se entrelaçam trabalhando a proposta pedagógica freireana. Os relatos abordam diferentes aspectos da Formação Continuada, instrumento estratégico que propõe a emancipação dos próprios professores, dos sujeitos educativos em relação dialógica com seus professores, dos educadores populares e de outras pessoas dos correspondentes entornos territoriais.

Organizada pela professora doutora Maria Marly de Oliveira, a publicação representa o quinto volume da Série Formação de Professores, com capítulos construídos por doutorandos, mestrandos e professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/PPGEC), em parceria com docentes de outras instituições de ensino superior do Nordeste.

A obra conta com duas peculiaridades: a primeira é um capítulo construído pelo professor e cientista César Picón de Peru-Lima, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA) na América Latina e Caribe.

A segunda é uma narrativa redigida por Marly Oliveira que foi aluna de Paulo Freire enquanto cursava o mestrado em Educação na UFPE, no final da década de 1980. O relato demostra como na prática do contexto da sala de aula, o educador Paulo Freire exercia de fato a sua prática docente.

A professora Marly Oliveira integra o Programa de Pós-Graduação da UPE, Mestrado Profissional em Educação do Campus da Mata Norte.

Para fazer o download, disponível no link http://edupe.com.br/produto.php?codigo=144, é preciso fazer um cadastro na Edupe. A editora da UPE também oferece mais de 50 títulos gratuitos no formato e-book em diferentes áreas do conhecimento.

Até o dia 19 de setembro (data de nascimento do autor da "Pedagogia do Oprimido”), a UPE vai difundir estudos em torno do pernambucano que faleceu no dia 2 de maio de 1997, em São Paulo.

Projeto Jurispensando da FCAP/UPE promove live sobre liberdade de expressão

O projeto Jurispensando da Universidade de Pernambuco (UPE) realiza na sexta-feira (21), às 10h, a live “Liberdade de expressão, censura e os desafios da regulação de fake news”. A transmissão será feita pela plataforma Google Meet. Inscrições pelo link https://bit.ly/3w18sSZ. Haverá certificado de participação. 

O Jurispensando é uma iniciativa conjunta da Coordenação de Extensão e Cultura da Faculdade de Administração e Direito de Pernambuco (FCAP/UPE) e do Diretório Acadêmico 6 de Março.

O objetivo do projeto é discutir temáticas sociais e jurídicas que estão em evidência, trazendo múltiplas perspectivas dialógicas.

Para a live, foram convidadas as advogadas Raquel Saraiva - especializada em propriedade  intelectual e fundadora do Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife (IP.rec) - e Heloísa Massaro - coordenadora de pesquisa na área de Informação e Política no InternetLab, centro independente de pesquisa em direito e tecnologia.

A mediação ficará a cargo da professora da FCAP/UPE Rebeca Lins e do representante do DA João Vitor Mamede.