Sobre a Ouvidoria Central da UPE

 

 

A Ouvidoria Central da Universidade de Pernambuco é um ambiente de acolhida e escuta da comunidade universitária e da sociedade pernambucana sobre sugestões, reclamações, denúncias, informações e elogios, visando à melhoria dos serviços prestados pela UPE e buscando soluções para os problemas apresentados.

A Ouvidoria registra as solicitações dos usuários e faz os encaminhamentos necessários à finalização das questões.

De acordo com o Manual de Procedimentos da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo de Pernambuco, compete a todas as ouvidorias implementadas pelo Poder Executivo Estadual - Rede de Ouvidorias: 

1 Zelar pela legalidade, legitimidade, impessoalidade, moralidade, economicidade, publicidade e eficiência dos atos praticados pela Administração Pública Estadual;

 

 

4 Garantir a todos os usuários caráter de sigilo, discrição e fidelidade quanto ao conteúdo e providências de suas manifestações;

 

 

7 Orientar, assistir e intermediar a solução de conflitos, no âmbito administrativo, das divergências entre agentes, órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual e os cidadãos usuários dos respectivos serviços;

2 Sistematizar informações sobre a atuação dos órgãos e entidades estaduais, no que se refere às respectivas ouvidorias, através do monitoramento e avaliação dos seus indicadores de desempenho;

 

5 Identificar e interpretar o grau de satisfação do cidadão quanto ao fornecimento de informações e apresentação dos serviços públicos;

 

 

8 Receber, dar tratamento e responder as manifestações referentes às reclamações, solicitações, incluindo os Pedidos de Informação, regidos pela Lei Nº 14.804-12, denúncias, sugestões e elogios que lhe forem dirigidas;

 

3 Garantir a todos os usuários caráter de sigilo, discrição e fidelidade quanto ao conteúdo e providências de suas manifestações;

 

 

 

6 Propor soluções para as questões apresentadas e oferecer informações gerenciais às autoridades competentes, objetivando o aprimoramento da prestação dos serviços públicos;

 

9 Receber as manifestações de outros poderes, direcionando-as à ouvidoria do órgão demandado ou a Ouvidoria-Geral do Estado, esclarecendo ao cidadão o âmbito de atuação da Rede de Ouvidorias.

Assegurar o canal de manifestação e representação dos interesses dos cidadãos frente à administração pública, para a resolução ágil das questões apresentadas, promovendo a cidadania e a melhoria da gestão pública.

Maria do Rosário Lapenda
Maria do Rosário Lapenda
Psicóloga-CRP 1632/02
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+55 81 3183-3674
Maria Eliana Marques Pereira Liang
Maria Eliana Marques Pereira Liang
Assistente de Ouvidoria
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